Pesquisar este blog

sábado, 24 de dezembro de 2016

Jesus: "O Príncipe da Paz"

Desejo à todos  vocês um Feliz e abençoado Natal.  O Natal é comemorado todos os anos para nos lembrarmos do infinito e misericordioso  amor de Deus  por nós. Jesus veio ao mundo para nos resgatar do pecado e nos reconciliar com Deus. Ele é o conselheiro maravilhoso, o Príncipe da Paz! 
Imagem relacionada


"Pois já nasceu uma criança,
Deus nos mandou um menino
que será o nosso rei.
Ele será chamado de “Conselheiro Maravilhoso”,
“Deus Poderoso”, “Pai Eterno”, “Príncipe da Paz”.
Ele será descendente do rei Davi;
o seu poder como rei crescerá,
e haverá paz em todo o seu reino.
As bases do seu governo serão a justiça e o direito,
desde o começo e para sempre.
No seu grande amor, o Senhor Todo-Poderoso
fará com que tudo isso aconteça."
 
Isaias 9: 6-7

 
youtu.be

Noite Feliz


Letras de canções natalinas
 
 

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Um Conto de Natal de Charles Dickens




Nesta época do ano, as pessoas se sentem mais animadas a doar e a doar-se de alguma forma. O espirito natalino nos faz pensar no próximo com mais compaixão. A verdade, para mim, é que este espirito fraternal deveria estar presente por todos os dias do ano, ninguém de fato sabe a data do nascimento de Jesus, que é a razão e a verdadeira inspiração do Natal, então Natal deveria ser todo dia. Muitos escritores dissertaram sobre este tema, diversos livros foram adaptados para a telona, alguns encantam pela formosura da historia, outros nos atraem pela mensagem que deixa após a leitura. E uma dessas historias, Um Conto de Natal, escrito por Charles Dickens em 1843, é o tipo que deixa uma mensagem de recomeço e de abraçar as oportunidades, o  que o torna sempre atual.
Resultado de imagem para scrooge filme bill

Poucos personagens, em contos ou em vida, são capazes de suportar a teimosia sem tamanho do velho Scrooge.
Ebenezer Scrooge era um homem amargo, ranzinza e mesquinho, que odiava o Natal. Não tinha compaixão, nem piedade,  Marley, seu sócio, igualmente famoso como ele pelo seu temperamento, morre, sozinho, em uma véspera de Natal. Sete anos depois, o velho rabugento, recebe a visita do fantasma de Marley. Ele vem para introduzir a visita de outros três fantasmas que virão no decorrer da noite para, através das imagens do passado, do presente e do futuro, dar mais uma chance de mudança a Scrooge. O fantasma do passado vem para mostrar os momentos felizes, bem como os tristes, do seu passado, quando a mesquinhez começa a penetrar o espírito de Scrooge. O do presente vem mostrar os natais que se passam nas casas das famílias de alguma maneira próximas a Scrooge; o Natal na casa de seu sobrinho, para o qual ele é chamado todos os anos, convite que ele sempre nega, tornando-se motivo de falação de todos. O fantasma do futuro, aponta para a solidão e desprezo de todos diante da sua morte, a visão do futuro, sozinho, sem ninguém para chorar a sua partida, faz com o que o velho mesquinho repense seus dias e deseje uma chance para mudar de vida. Para quem não leu o livro ou viu algum filme inspirado nele, o momento é propicio para uma reflexão, será que muitas vezes não somos como o velho Scrooge ou não nos sentimos como ele desejando uma nova chance?   

 
Curiosidade

Tio Patinhas (Scrooge Mc Duck), da Disney, teve seu caráter inspirado em Ebenezer Scrooge, o famoso  pão-duro.

No curta "Mickey's christmas carol", de 1983, McDuck revive Ebenezer.

Resultado de imagem para Mickey's christmas carol


Alguns filmes foram adaptados, em 1988, estrelado por Bill Muray, "Scrooge" e em  2009 a Disney lançou um filme em desenho animado estrelado por  Jim Carrey, "Os Fantasmas de Scrooge".
 
Imagem relacionada


Resultado de imagem para scrooge filme bill
 1970


Imagem relacionada


Resultado de imagem para scrooge

Os Fantasmas de Scrooge - 2009
adorocinema


MR. MAGOO'S CHRISTMAS CAROL - 1962

Mr Magoo's Christmas Carol DVD front.



Imagem relacionada


Resultado de imagem para Christmas Carol | Directed by Jason Figgis

A  CHRISTMAS CAROL - 2012

youtu.be



Resultado de imagem para scrooge filme bill
2014


Alguns bem antiguinhos:
 
 
 
A CHRISTMAS CAROL - 1910
 
 
 
The cover of Seymour Hicks Scrooge.
 

A  CHRISTMAS CAROL (1938)

Reginald Owen Christmas Carol dvd cover.


THE CHRISTMAS CAROL - 1949

Cover of Vincent Price The Christmas Carol.


SCROOGE - 1951

The cover of Alastair Sim Scrooge.


A  CHRISTMAS CAROL - 1954

Frederic March Scrooge Video Cover.




 imagens retiradas da internet

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Método Pilates com Fisioterapeuta ou Educador Físico? Conheça todas as diferenças

Método-Pilates---Capa
 
Muitas duvidas surgem ao escolher o profissional mais adequado para a realização do método Pilates. O blogpilates traz um artigo que esclarece o assunto de uma forma bem didática. Seja qual for a escolha, busque sempre um profissional qualificado no método e aproveite tudo o que o Pilates tem para oferecer a você! (M.M)
 

Tem sido crescente a procura do Método Pilates pela população, principalmente através de orientação médica.

Alguns problemas de saúde, como dores na coluna, alterações na postura e colesterol aumentado são as indicações mais comuns dos médicos ao Método Pilates.

De acordo com a Associação Brasileira de Pilates, Pilates é um Método de condicionamento físico e mental, com exercícios de baixo esforço, de forma geral, usando diferentes aparelhos e equipamentos.
Seu sistema de exercícios associa diferentes conceitos e técnicas, com o objetivo de melhorar a flexibilidade, o condicionamento físico, a consciência corporal, o equilíbrio e a força muscular.


Quem pode ministrar o Método Pilates?

Método-Pilates-4

O Método Pilates ainda não é uma especialidade somente de uma profissão. Profissionais com formação em fisioterapia e educação física estão aptos a trabalharem com o Método desde que sejam capacitados através de cursos.

Aptidões regularizadas pelas resoluções N° 386∕ 2011 favorece o fisioterapeuta e a resolução de N° 201∕ 2010 favorece o profissional de educação física. Esses profissionais detêm de conhecimento de anatomia, cinesiologia e biomecânica, que são disciplinas que considero a base para os exercícios bem planejados e executados no Pilates.

O Conselho de Fisioterapia (Coffito) considera que o método Pilates é um recurso cinesioterapêutico e mecanoterapêutico que promove a educação e reeducação do movimento corporal, composto por exercícios terapêuticos de promoção, prevenção e recuperação da saúde físico funcional.

Deve ser feita a avaliação dos seus clientes/pacientes para eleger o melhor recurso do Método Pilates e propedêutica apropriada e ainda constar de evolução da intervenção fisioterapêutica em prontuário, cuja responsabilidade deverá ser assumida pelo Fisioterapeuta.

O Conselho Federal de Educação Física (Confef) considera o Pilates como modalidade e método de ginástica que deverá ser orientado e dinamizado por profissionais de Educação Física.

Sua prática aplica-se à busca pelo aperfeiçoamento do condicionamento físico geral, da estabilização postural e da melhoria do desempenho nas atividades físico-desportivas e nas atividades típicas da vida diária.

O mesmo profissional também avalia e planeja as atividades do Método Pilates objetivando otimizar, aperfeiçoar e aprimorar o funcionamento fisiológico orgânico, bem como, o condicionamento e o desempenho fisiocorporal orientado para o bem-estar, estilo de vida ativo e promoção da saúde.


Diferenças entre o Fisioterapeuta e o Educador Físico

Método-Pilates---Fisioterapeuta

Com base nas resoluções que dão direito aos profissionais de fisioterapia e educação física a ministrarem aulas de Pilates podemos dizer que as duas áreas têm em comum a prevenção e melhora do desempenho da saúde física corporal.

Diferentemente o fisioterapeuta utiliza o método como forma também de reabilitação, que por sinal, talvez seja a maior demanda da maioria dos alunos que praticam Pilates com fisioterapeutas.

Alguns estudos mostram que é maior a atuação de fisioterapeutas que trabalham com Pilates em relação aos profissionais de educação física e que boa parte dos alunos que praticam o método fazem por que tiveram orientação médica. (Liposcki, Ribeiro, Schneider, 2016).

É notável também uma preferência dos médicos em indicar pacientes para realizar Pilates com fisioterapeutas devido ao olhar de reabilitação do mesmo.

Sabemos que o método Pilates vem sofrendo adaptações, porém não devendo perder sua essência com seus princípios que são a concentração, respiração, powerhouse, controle, precisão e fluidez. Seja ele instruído por fisioterapeuta ou educador físico esses princípios devem estar sempre presentes.

Adaptações como o New Pilates, Aero Pilates, Pilates Fit, Cross Pilates fazem parte do grupo de exercícios que envolvem o Pilates contemporâneo e se aproximam mais do objetivo do bem-estar e melhora do condicionamento físico, no entanto, também é trabalhada a reabilitação de pacientes com esses métodos.

O Cross e o New foram criados por fisioterapeutas e certamente assim como as outras modalidades contemplam a reabilitação através de uma aula mais dinâmica.

O fisioterapeuta ao avaliar um aluno para trabalhar no método Pilates deve ter uma visão de reabilitação e também de prevenção, pois muitas vezes o aluno ou paciente pode estar sem queixas.

Deve ir além do que ele vê no momento, sempre correlacionando uma determinada alteração com um possível problema futuro, por exemplo:

  1. Uma pronação do pé (pisada para dentro) pode levar a uma rotação interna do joelho e a um aumento da lordose lombar;
  2. Uma protrusão de ombro (ombros em rotação interna) pode aumentar o impacto nas estruturas da articulação do ombro e aumento da tensão no trapézio superior.
  3. Assim, várias outras alterações podem acontecer e se o profissional não estiver atento à essas questões pode levar a problemas futuros para o aluno ou paciente.
  4. Os fisioterapeutas que trabalham com Pilates, muitos seguem uma linha mais tradicional do Método, dando ênfase na respiração associada ao powerhouse, ganho de resistência, flexibilidade e equilíbrio. No entanto, é crescente o número de fisioterapeutas que trabalham com Métodos do Pilates contemporâneo.
O educador físico ao avaliar e prescrever o treino de um aluno deve estar atento às necessidades do mesmo, aos seus anseios e saber se o aluno tem alguma disfunção osteomioarticular para que ele possa respeitar o limite do aluno ou até mesmo encaminha-lo para outro profissional.

O profissional de educação física trabalha com a linha do condicionamento físico e aeróbico com uso de alguns equipamentos como esteira e bicicleta ergométrica dentro do estúdio ou da academia, além de priorizar normalmente o trabalho de ganho de força, flexibilidade e resistência.

Concluindo…

 
Método-PIlates-3


Dessa forma, o aluno pode fazer a escolha do profissional que melhor atenderá sua necessidade.

É muito importante estar atento na formação do profissional e sempre bom ter boas referências do mesmo, buscar ter acesso a pessoas que fazem ou fizeram aula com aquele (a) profissional é sempre bom e até mesmo ter acesso ao seu currículo.


Profissional bom é aquele que está sempre em busca de conhecimento!


Fisioterapia com Você: Muitas lesões podem surgir ou serem desencadeadas quando aulas são ministradas  por um profissional  não qualificado. Atenção!