Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Os sete aeroportos mais extremos do planeta

A revista National Geographic fez a seleção dos sete aeroportos mais perigosos do mundo. A lista inclui pistas cobertas de gelo, penhascos, praia e montanhas ao redor.
 
Isso não é pra qualquer piloto e passageiro não, é só para os fortes!... E loucos! rsrs
 
 
Matekane Airstrip
Matekane Air Strip, Lesoto - A pista de pouso de Matekane, na África, é conhecida como a mais assustadora do mundo. Ela tem 400 metros de comprimento e termina em um precipício de 600 metros de altura. Lesoto é um pequeno país dominado por montanhas e tem poucos espaços planos para aterrissagens e decolagens. O aeroporto é utilizado, principalmente, por instituições filantrópicas que atuam na região. (Foto: Tom Claytor/Divulgação)
 
 
 
Sea Ice Runway
Sea Ice Runway, Antártida - A pista de gelo da base Mc Murdo fica localizada na ponta sul da ilha de Ross. Ela é usada somente na estação da primavera. Durante o inverno, quando o clima impede os voos, e o verão, quando o gelo derrete, os pilotos usam outras pistas próximas. (Foto: AP)
 
 
 
Saba Airport
Saba, Antilhas holandesas - O Aeroporto Juancho E. Yrausquin fica na pequena ilha caribenha de Saba, nas Antilhas Holandesas. A pista tem apenas 400 metros de comprimento e está situada sobre uma ponta rochosa cercada por falésias e pelo mar. Somentes aviões de pequeno porte, que transportam no máximo 20 pessoas, podem aterrissar neste aeroporto. (Foto: Photocapy/Flickr)
 
 
 
Aeroporto de Svalbard
 
Aeroporto de Svalbard, Noruega – O aeroporto comercial localizado mais ao norte do planeta fica no arquipélago de Svalbard e tem voos diários desde Oslo e Tromse. (Foto: Gerald Zinnecker)
 
Aeroporto de Svalbard
 
 
 
Paro Airport
Aeroporto de Paro, Butão – Apenas oito pilotos estão autorizados a pousar na pista do aeroporto de Paro, fincado entre as montanhas do Himalaia. (Foto: Bsboudreau/Flickr)
 
 
 
Aeroporto de Courchevel, França
Aeroporto de Courchevel, França – Para chegar a uma das estações mais badaladas dos Alpes franceses, Courchevel, é necessário aterrissar em um dos aeroportos mais perigosos. A pista do aeroporto de Courchevel tem 520 metros de extensão e fica encravada nas montanhas nevadas da região. O pouso é, no mínimo, assustador. (Foto: Jist A Blether/ Flickr)
 
 
 
Aeroporto de Barra
 
Aeroporto de Barra
 
Aeroporto de Barra, Escócia – O aeroporto de Barra, localizado na praia de Traigh Mhor , é o único do mundo a usar a praia como pista de pouso e decolagem. Três pistas são marcadas por estacas de madeira em suas extremidades. Além das condições meteorológicas, os voos também são programados de acordo com a maré. (Foto: Lakuda-san/Flickr).
 
 
 
 
 
Lugares para se ir De Mala e Cuia?? Só para os fortes! rsrs

A saúde da coluna e o Pilates

2014_08_0548-META-IMAGENS-MATERIAS-RP-SAUDE-COLUNA-Site


Atualmente, cerca de 80% da população mundial tem ou terá problemas relacionados à coluna. A mídia nos mantém ligados em todas as formas de promoção geral da saúde e prevenção de doenças, como diabetes, hipertensão, DPOC e síndromes metabólicas.
E a nossa coluna? Como cuidar e retardar o processo de envelhecimento? Hoje iniciamos uma série onde abordaremos dicas e exercícios direcionados para a saúde da coluna, juntamente da profissional Viviane Vales.
 
 
Conheça a sua coluna
 
A coluna é formada por 33 vértebras (ossos) que se movem entre si.  Quatro delas são vértebras que sustentam a nossa cabeça. Depois, temos 7 vértebras cervicais, 12 vértebras torácicas, 5 vértebras lombares e 5 vértebras fundidas que formam o nosso sacro.
Entre cada vértebra, temos discos intervertebrais, responsáveis por distribuir o peso por todas as vértebras da coluna e também permitir os movimentos. São formados por fibras, cartilagens e muita água, que trabalham como um sistema hidráulico, absorvendo choques.  Eles funcionam como esponjas molhadas: se comprimimos, diminuem de tamanho e perdem a água, se descomprimimos retornam ao tamanho natural.
Os discos intervertebrais são extremamente importantes quando pensamos na saúde da coluna! Com os discos saudáveis, evitaremos que nervos vizinhos sejam comprimidos, gerando dores irradiadas, por exemplo.
 
 
Como manter a coluna hidratada e saudável
 
A ingestão de líquidos é bastante importante para a hidratação do nosso corpo. Isso não seria diferente com o disco intervertebral, por isso beba bastante água!  Além disso, devemos movimentar a coluna de forma saudável, mantendo nossos ossos bem alinhados, movimentando-se com bastante harmonia.
 
Confira algumas sugestões de exercícios de Pilates que promovem a saúde da coluna:


Gato Ajoelhado
 
montagem-1
 
Em posição quadrúpede, alinhe seus braços embaixo da linha dos ombros e joelhos, embaixo da largura do quadril. Tente preservar as curvas naturais da sua coluna.
Inspire e estenda levemente a coluna, pensando em “afastar” a cabeça dos glúteos. Expire e flexione a coluna, arredondando-a para cima, aproximando a cabeça dos glúteos.


Rotação de coluna com bastão
montagem-2
 
Sentado sobre uma cadeira, com os pés apoiados no chão e os ísquios (ossos do glúteo) apoiados na cadeira, segure um bastão atrás das costas, sentindo que a cabeça, a coluna torácica (meio das costas) e o sacro (último osso da coluna) se apoiam no bastão. Garanta que a coluna lombar não se apoie.
Inspire e realize uma rotação da coluna, sem perder as áreas de contato com o bastão. Expire e volte para o centro. Repita para o outro lado.

Dica: Imagine sua coluna cheia de ar e não permita que ela perca espaços!


Viviane Vales
Educadora física, especialista em Atividade Física Adaptada e Saúde, instrutora de Pilates PMA- CPT, treinadora Tc Pilates.
 
 

sábado, 27 de setembro de 2014

Fotos do século passado receberam cores e o resultado surpreende

Marilyn Monroe, 1954 by Dana Keller
Marilyn Monroe, 1954




Que legal poder ver como seriam algumas fotos coloridas!


President Abraham Lincoln by Dana Keller
President Abraham Lincoln
16° Presidente dos EUA, Abrahan Lincoln - preto e branco



Charlie Chaplin, ca. 1920 by Dana Keller
Charlie Chaplin, ca. 1920



Louis Armstrong, 1946 by Dana Keller
Louis Armstrong, 1946
colourized-black-and-white-photography-history-10




Virginia Woolf, 1902 by Dana Keller
Virginia Woolf, 1902
File:VirginiaWoolf.jpg



Albert Einstein, 1921 by Dana Keller
Albert Einstein, 1921

Foto de History in Color.



Pilot William "Wild Bill" Hopson, 1926 by Dana Keller
Pilot William "Wild Bill" Hopson, 1926



"An Oasis in the Badlands", Red Hawk, ca. 1905 by Dana Keller
"An Oasis in the Badlands", Red Hawk, ca. 1905




 
16 de abril, 1912



Para ver mais fotos acesse:

danarkeller

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

FISIOTERAPIA TRAZ BENEFÍCIOS AOS PORTADORES DE ESCLEROSE MÚLTIPLA

 

Fisioterapia regular pode ajudar o portador a encontrar seus próprios limites, evitando que se entregue ao sedentarismo e à depressão.


As principais causas da fadiga enfrentada pelo portador de esclerose múltipla são decorrentes dos excessos, sejam eles físicos, mentais, sociais ou ambientais. De acordo com a fisioterapeuta Marcela Batistuta, esse cansaço pode se manifestar de várias formas. “A forma aguda aparece durante os esforços e desaparece com o repouso. A crônica persiste mesmo após o repouso. A forma localizada aparece pelo excesso do uso de determinado grupo muscular, mas desaparece com o repouso. E a última é a sistêmica, a forma mais frequente na esclerose múltipla, em que a pessoa apresenta cansaço geral, perda de força e de resistência física e, também, desânimo”, explica. 
 
No entanto, segundo a especialista, existem ainda outros tipos de fadiga que podem afetar o portador da doença. “É o caso da fadiga muscular em braços ou pernas após exercícios repetitivos, como andar longas distâncias, fazendo com que a perna falhe e haja sensação de fraqueza. Isso é causado por um bloqueio do impulso nervoso, por isso o ideal é parar de andar ou realizar o ato repetitivo para que a condução nervosa reinicie. Há ainda a fadiga por falta de condicionamento físico, que ocorre quando os músculos são pouco utilizados. É um ciclo vicioso, pois quem experimenta uma fadiga intensa acaba evitando atividades físicas e cai no sedentarismo”, afirma Marcela Batistuta.
 
A fisioterapeuta destaca, ainda, que existe a fadiga relacionada à incapacidade ou invalidez, em que o impacto da esclerose múltipla no controle muscular, na coordenação e na força leva a um aumento nos esforços e no gasto de energia para realizar tarefas rotineiras. “Há também a fadiga relacionada à depressão, a induzida por medicação e a causada por distúrbios do sono. Assim como provoca a ruptura da vida diária, a fadiga causa ansiedade quando os sintomas da doença reaparecem. Isso ocorre particularmente após um esforço e especialmente quando a atividade ou o ambiente provocam um aumento da temperatura corpórea”, frisa.
 
Por isso, a especialista destaca que a fisioterapia regular pode ajudar o portador a encontrar seus próprios limites, evitando que se entregue ao sedentarismo e à depressão. Além disso, ela oferece algumas dicas práticas para melhorar o sintoma. “Evite banhos quentes, temperaturas muito quentes, exercícios excessivos, refeições pesadas, fumar. Planeje sua vida de modo a estabelecer uma escala das necessidades no trabalho, noitadas e ocasiões sociais sejam repartidas. Siga uma dieta sensata e reduza o peso, se for o caso, com a ajuda de um especialista. Fracione as atividades de vida diária e respeite o período de repouso entre as atividades. Faça atividades leves, conscientes e orientadas por um profissional, e procure se manter sereno, controlando a depressão e o estresse”, completa Marcela.
 
 
 
 
imagem internet

Japão realiza primeiro transplante de 'pulmão vivo' em criança de dois anos

  (Foto: wikimedia commons)

É a primeira vez que um paciente tão jovem e um doador vivo participam desse tipo de procedimento
 
 
O hospital universitário de Okayama, no oeste do Japão, realizou com sucesso o transplante de uma parte do pulmão de uma mãe a seu filho de dois anos, a primeira operação deste tipo realizada no mundo em um paciente tão jovem e com doador vivo.
 
O paciente é uma criança que tinha desenvolvido pneumonia aguda e era incapaz de absorver oxigênio suficiente, nem sequer com a ajuda de um respirador - motivo pelo qual os médicos consideraram necessários transplantes em ambos pulmões.
 
Perante a impossibilidade de implantar-lhe um órgão adulto devido ao tamanho, os médicos optaram por dividir o lóbulo médio do pulmão esquerdo de sua mãe em duas porções com o volume mínimo necessário para garantir seu funcionamento.
 
No último dia 31 de agosto, os médicos transplantaram as porções de pulmão no receptor, que já respira normalmente após recuperar-se da operação. Os testes médicos realizados previamente demonstraram que só o tecido de pulmão da mãe seria compatível para ser inserido no corpo da criança.
 
A equipe médica do hospital universitário de Okayama afirmou que se trata do primeiro transplante do mundo em que se utilizam fragmentos tão pequenos de pulmão de um doador vivo e em um paciente tão jovem.
 
O cirurgião que dirigiu a operação, Takahiro Oto, destacou, , em declarações à televisão estatal "NHK", que este método representa "um raio de esperança" para as crianças que precisam de transplantes de pulmão.
 
Tanto a mãe como o filho são residentes de Saitama, ao norte de Tóquio, e o menor tinha sido internado no último dia 29 de agosto devido a seus problemas respiratórios.
 

sábado, 20 de setembro de 2014

Povo que não tem virtude acaba por ser escravo




"Como aurora precursora do farol da liberdade" assim começa o Hino Riograndense. Liberdade! A Revoluçao Farroupilha foi a declaração de guerra ao imperio que governava o Brasil, um grupo de pessoas cansadas da opressao e taxas de impostos abusivas deu seu grito de basta ao querer separar o RS do resto de país. Separatismo, talvez soe como arrogância, mas povo que nao tem virtude acaba por ser escravo. O RS não queria ser escravo de um sistema da qual hoje corrói como ferrugem toda uma sociedade. Diz a letra, " ja nao basta ser forte, aguerrido e bravo " precisamos de virtude, ser uma sociedade de principios e valores, que infelizmente está se corrompendo pouco a pouco, tornando-se os algozes de outras épocas. Quisera ainda poder ver as façanhas dos nossos antepassados farrapos servirem de modelo para nós mesmos, os gaúchos, e para toda a terra.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Biólogos descobrem gene que desacelera o envelhecimento

AMPK permitiria viver por mais tempo e com mais saúde (Foto: Moyan Brenn/flickr/creative commons)

O chamado AMPK* estimula um mecanismo das células que descarta materiais envelhecidos

A vida de uma drosófila [mosca-do-vinagre] normalmente dura cerca de seis semanas. Depois que um grupo de biólogos da Universidade da Califórnia induziu um aumento na quantidade do gene AMPK ativa em seus intestinos, passaram a viver com mais saúde por um período de até oito semanas – pode parecer pouco, mas para a realidade do inseto o aumento corresponde a uma expectativa de vida 30% maior. O resultado é promissor pois o gene também está presente no genoma humano, e pode surtir efeitos semelhantes em nosso organismo.
 
Ao invés de estudar as doenças do envelhecimento – Mal de Parkinson e de Alzheimer, câncer, derrame, doença cardiovascular, diabetes – uma por uma, nós acreditamos que pode ser possível intervir no processo de envelhecimento e atrasar o aparecimento de muitas destas doenças”, explica David Walker, biólogo molecular e um dos autores do artigo, publicado na última semana no periódico acadêmico Cell Reports.
 
O gene funciona como uma espécie de sensor de energia da célula, e é ativado naturalmente quando os níveis energéticos estão baixos. O mecanismo que ele origina é a chamada autofagia, através do qual as células descartam resíduos como organelas envelhecidas ou danificadas. Se permanecer por muito tempo no interior celular, este “lixo” pode causar danos, provocando o envelhecimento. Apesar de ter sido focado no intestino dos animais, uma vez estimulada, a ação do AMPK se estende pelo corpo todo.

“Nós mostramos que quando ativamos o gene no intestino ou no sistema nervoso, vemos que o processo de envelhecimento é desacelerado para além do sistema de órgãos em que o gene é ativado”, diz o professor. Dessa forma, seria possível retardar os efeitos da velhice no corpo e também no cérebro. Walker ressaltou que o gene é ativado principalmente pela droga metformina, usada no tratamento da diabetes tipo 2.


revistagalileu


[AMPK* é um sensor de energia-chave nas células, quando os níveis de energia celular ficam baixos.]

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

PAI CRIA JOGOS PARA DEIXAR FISIOTERAPIA DA FILHA MAIS DIVERTIDA
















O pai de uma menina de 4 anos que sofre de fibrose cística desenvolveu um jogo de computador que ajuda no tratamento da doença.
 
David Day, que é professor de computação e matemática na Universidade de Derby, na Grã-Bretanha, sofria com as sessões diárias de fisioterapia respiratória com a filha Alicia.
"Toda noite, ela chorava e gritava e fugia e a coisa estava ficando progressivamente mais difícil quanto mais velha ela ficava", diz Day.
Foi então que ele percebeu que poderia usar o talento de seus colegas de universidade para diminuir o sofrimento da menina.
 
Junto com especialistas da Escola de Computação e Matemática, ele desenvolveu uma linha de jogos de computador que tornam o tratamento divertido e ainda podem ajudar a monitorar a progressão da doença.
 
Ao respirar através de uma máscara conectada por tubos aos computador, as crianças controlam personagens e formas na tela ao expirar com determinada força.

Doença incurável
 
A fibrose cística é uma doença genética grave e incurável que causa uma alteração nas glândulas que faz com que o corpo produza um muco mais espesso, que bloqueia as vias respiratórias e outros órgãos.
 
"As crianças precisam de fisioterapia regular para que possam expelir o muco de seus pulmões, caso contrário ele vira local de proliferação de bactérias que podem agravar seu estado de saúde", explica Day.
 
"A fisioterapia inclui leves batidas nas costas ou peito do paciente. Também usamos uma máscara de pressão expiratória positiva (PEP), que é colocada no rosto e que dificulta a expiração, fazendo com que eles puxem o muco do pulmão e consigam expeli-lo tossindo. As crianças acham o tratamento de PEP difícil, desagradável e chato e pode ser bastante complicado conseguir que elas façam os exercícios."

Evolução
 
Após observar a evolução dos videogames nos últimos anos, Day achou que seria possível criar um jogo que tornasse a fisioterapia mais atraente para as crianças. Usando verbas da universidade e de bolsas de pesquisa europeias, a equipe de jogos de computador de Derby transformou a ideia em realidade. Os pesquisadores colocaram um dispositivo na máscara de PEP que converte a respiração das crianças em sinais eletrônicos.
 
Controlando sua respiração, elas controlam também os personagens na tela. A tecnologia é similar à maneira como paraplégicos usam tubos respiratórios para controlar cadeiras de rodas e outros aparelhos eletrônicos.
 
"Organizando um registro da performance do jogador ao longo do tempo, um médico pode aferir a eficiência de seus pulmões. A flexibilidade dos jogos significa que mesmo as crianças mais jovens conseguem jogar nos níveis iniciais", explica Andreas Oikonomou, especialista em jogos de computador da universidade.

Flores e dragões
 
Segundo David Day, o efeito em Alicia foi imediato. "Ela soprou no aparelho, viu flores na tela e olhou para mim com uma expressão maravilhada", diz o pai.
 
"Ela me perguntou como funcionava e eu disse que era mágica. Ela adorou e desde então, isso tirou toda a pressão e preocupação de garantir que ela fizesse a fisioterapia."
Além do jogo das flores, o favorito de Alicia, a equipe também desenvolveu jogos com navios piratas e dragões. Agora, Day espera conseguir verbas para testar os jogos com mais dez crianças, entre seis e nove anos de idade.
 
"Esperamos que nos próximos 12 meses tenhamos uma versão disso à venda para o público para que outras crianças e pais possam se beneficiar. Até onde sei, todos os pais sofrem para conseguir que os filhos façam a fisioterapia", diz o professor.
 
"É uma batalha que todos os pais de crianças com fibrose cística têm de lutar, então acho que o que estamos fazendo é absolutamente fundamental."
 
O Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística (GBEFC) afirma que há mais de 2,5 mil pacientes com fibrose cística em tratamento no Brasil, mas segundo a associação, para cada paciente diagnosticado no país, há quatro sem diagnóstico.
 
 
 

Cientistas criaram "baço artificial" capaz de limpar o sangue

Aparelho pode limpar sangue contra doenças (Foto: Reprodução)


Pesquisadores do Harvard Wyss Institute desenvolveram um aparelho inspirado no baço humano que é capaz de filtrar organismos patogênicos e toxinas do sangue de pacientes. Para os cientistas, essa nova forma de tratamento é uma esperança e tanto para pacientes com sepsis.
A doença é conhecida por atacar o sistema de imunidade e é capaz de causar inflamações no corpo e coágulos no sangue. Durante o tratamento, muitos dos pacientes podem sofrer de falhas nos órgãos, fato que pode levar à morte. Médicos tentam usar antibióticos, mas em 50% dos casos não há o encontro dos agentes causadores da doença.

Com a meta de melhorar o diagnóstico desses pacientes, os cientistas do Wyss Institute produziram um “limpador de sangue” capaz de filtrar o que há de ruim no organismo. O “biospleen” é um aparelho microfluído, que funciona da mesma forma que o baço. Utilizando proteínas humanas modificadas com tecnologias magnéticas, o mecanismo consegue capturar os organismos patogênicos e as toxinas.

Depois que o sangue flui pelo biospleen, um imã puxa as toxinas do sangue e aí o líquido “puro” retorna ao paciente - tratamento parecido com o da hemodiálise.

O “biospleen” foi testado em uma série de experimentos: no primeiro, conseguiram retirar 90% dos patogênicos do sangue depois de cinco “rodadas” de limpeza; depois testaram em ratos de laboratório com uma bactéria similar a causadora da sepsis, e conseguiram um resultado incrível de 90% com o aparelho contra 14% sem.

Para os pesquisadores, essa pode ser uma boa opção no caso dos tratamentos virais também, como HIV e Ebola. O próximo passo é levar o “biospleen” para testes em animais de grande porte, e assim, aos testes em seres humanos.
 
 

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Mutirões realizam plásticas reconstrutivas gratuitas

A ReSurge International faz plásticas em nações em desenvolvimento normalmente usando as férias dos voluntários
 
 
 
Na década de 1960, quando a cirurgia plástica ainda estava se desenvolvendo, o cirurgião plástico Donald Laub, 79 anos, foi o primeiro a acreditar que ela poderia reabilitar e reintegrar aqueles que foram banidos socialmente por conta de suas deformidades ou deficiências. Foi então que, em 1969, o médico americano fundou a ReSurge International (Ressurgir Internacional), uma organização que promove mutirões de cirurgias plásticas reconstrutivas gratuitas em nações em desenvolvimento.
A iniciativa é financiada por patrocinadores e pessoas físicas, além de receber doações de suprimentos médicos, vindos de empresas de saúde. No entanto, a principal ajuda vem dos grupos de voluntários constituídos de 15 profissionais formados (médicos, enfermeiros, anestesistas e fisioterapeutas), enviados aos hospitais e centros médicos de países pobres, onde realizam cirurgias reparadoras e oferecem treinamento para profissionais locais para que eles possam realizar esses procedimentos de forma independente.
 
Os mutirões normalmente acontecem no período de férias dos voluntários e duram duas semanas, mas a organização também mantém equipes fixas nas regiões em que atua. Em 45 anos de existência, a ReSurge International realizou mais de 100 mil cirurgias em cidades localizadas na África, Ásia e América Latina, contribuindo para o restabelecimento da produtividade e diminuição da pobreza, já que, quando os pacientes retornam ao trabalho, o país recupera milhões de dólares em salários perdidos no momento em que funcionários ficaram sem trabalhar.
 
 
 
A maioria dos pacientes atendidos pela companhia é de crianças e adolescentes que apresentam deformidades nos lábios, má formação de braços e pernas e, principalmente, queimaduras, muito recorrentes em países em desenvolvimento, configurando-se como uma crise global de saúde. “A cirurgia de reconstrução possibilita que nossos pacientes tenham uma segunda chance, frequentem a escola, sustentem suas famílias e sejam membros produtivos e funcionais na sociedade”, diz o site do projeto.
 
 
 
 
De fenda labial a campanha contra queimaduras
 



 
O primeiro paciente a ser atendido pela ReSurge International foi Antonio, nos anos 1960, um mexicano de 13 anos que foi isolado por conta de uma fenda labial, chamada de lábio leporino. Ele nunca havia frequentado a escola e raramente tinha interações sociais. A mudança instantânea na vida do garoto fora uma cirurgia reparadora, que fez com que o médico Donald Laub fundasse a organização.
 
 
 
Tendo em vista que a maior parte dos pacientes atendidos pela ReSurge International é de vítimas de queimaduras, a instituição lançou a campanha ReThinking Burns (Repensando as Queimaduras), em fevereiro de 2013, conquistando o apoio de mais de 18 mil pessoas. A iniciativa jogou luz sobre o problema e é o primeiro passo para conseguir um financiamento do governo para implementar soluções para reduzir os ferimentos por queimadura e salvar outras milhares de vidas.
 
Para mais informações acesse o site:
 
 
 
 
Gente que faz a diferença!