Pesquisar este blog

sábado, 29 de junho de 2013

Férias de Julho, que tal esquiar na Hermana Argentina?




Se o Brasil não tem montanhas nevadas para quem quer esquiar, nossos vizinhos argentinos oferecem diferentes opções para todos os gostos. Desde o tradicional centro de esqui de Cerro Catedral, em Bariloche, até os menos conhecidos em La Hoya e em Penitentes. O país tem, ao todo, oito estações de esqui e as temporadas vão do fim de junho ao começo de outubro. Confira a lista abaixo e planeje suas férias para este inverno.


1. Cerro Catedral
 
Situada em  Bariloche, Cerro Catedral é a mais antiga estação de esqui da Argentina e, claro, a mais frequentada pelos brasileiros. Situada a 11 km do centro de San Carlos de Bariloche, Cerro Catedral possui a maior superfície para a prática de esqui da América do Sul, ao todo são nove  quilômetros de pista,  39 meios de elevação e 1.200 hectares de área. Tanto na infraestrutura hoteleira quanto nas opções de restauração, o local tem muitas opções para todos os gostos e se destaca como um destino ideal para ser visitado em família.


2. Las Leñas
 
 
Com 30 pistas e 13 meios de elevação, Las Leñas oferece neve de qualidade, opções de gastronomia internacional e instalações hoteleiras de alto nível. Localizada a 80 quilômetros da cidade de Malargüe, Las Leñas está a 2.240 metros do nível do mar e atinge 3.430 metros no topo da montanha. Nesta temporada, os visitantes podem usar ainda o Minerva 2, novo meio de elevação que agilizou e modernizou o fluxo de esquiadores.


3. Chapelco
 
Situado próxima à charmosa cidade de San Martin de los Andes, o centro de esqui Chapelco conta com 25 pistas de diversos níveis de dificuldades, além de três itinerários fora de pista e um snowpark para quem gosta de manobras radicais sobre esquis ou snowboard. Por lá, os esquiadores curtem o lindo visual sobre o lago Lácar, primeiro dos sete lagos da região.


4. Cerro Bayo
 
A 45 minutos do aeroporto de Bariloche e a 1h30 de San Martin de Los Andes, Cerro Bayo se autodenomina “Centro de Esqui Boutique” e se destaca pelas diferentes mordomias de seu Passe Gold, que inclui acesso a lounge, estacionamento, prioridade nos meios de elevação e wi-fi. Situado ao lado do lago Nahuel Huapi, na cordilheira, o local possui 14 quilômetros de percurso, divididos entre 16 meios de elevação e 23 pistas – para principiantes e experts, praticantes de esqui e snowboard.


5. Cerro Castor



Cerro Castor é uma famosa pista perto da cidade de Ushuaia Foto: Secretaria de Turismo da Argentina / Divulgação
Cerro Castor é uma famosa pista perto da cidade de Ushuaia
Foto: Secretaria de Turismo da Argentina / Divulgação
 
Na distante Terra do Fogo, a estação de Cerro Castor é conhecida por suas 26 pistas, pelas belas paisagens e, principalmente, pela qualidade da neve, que é usada por esquiadores profissionais de diversos países para treinamento. Pela sua proximidade  com a cidade de Ushuaia (menos de 30 quilômetros), é ali que muitos esquiadores se hospedam, mas há também um hotel ao pé da estação, o Castor Ski Lodge, que disponibiliza 15 confortáveis cabanas de madeira.

 
6. Caviahue
 
 
Situado em uma vila de montanha ao pé do Vulcão Copahue, rodeado por bosques e lagos, o centro de esqui Caviahue é um dos mais calmos e seguros da Argentina. A 357 quilômetros de Neuquén, na província homônima, Caviahue conta com 22 pistas e 12 meios de elevação e tem de tempo de espera zero.


7. La Hoya
O centro de esqui de La Hoya encontra-se a 12 quilômetros da cidade de Esquel, onde aterrissam os aviões que levam os turistas que esquiam no noroeste da província de Chubut. O local tem 10 meios de elevação e é um destino excelente para praticar esqui e snowboard em um ambiente tranquilo e intimista, com poucas filas e muito espaço para deslizar.

 
8. Penitentes
 
Localizado a mais de 2.500 metros do mar, a 170 quilômetros de Mendoza, o centro de esqui de Penitentes oferece 25 pistas  com percurso e desníveis para diferentes estágios de conhecimento de esqui e snowboard. O clima seco proporciona dias ensolarados, perfeitos para esquiar e curtir a velocidade e as paisagens. 


vidaeestilo

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Como Usar Lenços

O friozinho tá  chegando e para deixar o visual mais bonito, nada como um lenço para dar uma diferença. Abaixo vários tipos de laços para lenços, echarpes, cachecóis. O site para visualizar como fazer os laços está abaixo, mas somente em inglês. Mas dá uma olhadinha nas fotos que fica fácil de fazer.
 

Mais de 40 Maneiras de Amarrar Lenços - Scarves


scarves



Um exemplo de laço:




Passo 1. deixe um lado mais comprido do que o outro;
Passo 2. pegue somente um lado e faça um circulo;
Passo 3. segure formando um laço no meio;
passo 4. pegue o outro pedaço do lenço e de uma volta nesse circulo
5. por fim, depois de dar a volta você vai passar pelo meio pressionando assim fazendo o laço

Gostou? Compartilhe!

Suplementos alimentares para ganhar massa muscular

Musculação - CDC/ Amanda Mills
 
 
Suplementos alimentares, devem ser consumidos sempre com a orientação de um nutricionista.
Muitas pessoas vão as compras de suplementos alimentares, e pelo o que está escrito no rótulo do produto compram e passam a usá-lo.
O Educador Físico de uma academia, um treinador, não deve fazer indicações sem as orientações de nutricionistas para o uso de suplementos. Para isto existem profissionais qualificados da área de nutrição.
Os suplementos alimentares podem ser indicados para o ganho de massa muscular, entretanto devem ser consumidos por indicação de médicos do esporte e nutricionistas, muitos alunos de academias, acham que uma hipertrofia muscular significa ganho de força e devido a isto consomem o produto sem uma orientação adequada da área médica e nutricional.
 
Nós educadores físicos podemos pelo treinamento levar o atleta ao ganho de força, o ganho de flexibilidade, a uma maior hipertrofia, mas cabe aos especialistas em nutrição a indicação do consumo de suplementos.
Cada profissional deve ser responsável pela sua área, é tudo uma questão de ética profissional.
 
Professor Carlos Gomes Ventura - Educador Físico
 
 
Mais respostas sobre o assunto em:
 

quinta-feira, 27 de junho de 2013

As Festas Juninas


 
Na Europa antiga, bem antes do descobrimento do Brasil, já aconteciam festas populares durante o solstício de verão, as quais marcavam o início da colheita.

As Festas Juninas são celebradas ao longo do mês de junho. Sua origem foram as festas pagãs, com fogueiras e queimas de fogos para afugentar os maus espíritos. Elas começaram nos campos e plantações originando os trajes típicos de caipiras e sinhazinhas, com casamento de roça, discurso do padrinho, as capelinhas decoradas etc.
Com o passar do tempo, as festividades foram tomando um cunho religioso.

Pela tradição, a festa junina consiste em celebrar os bons resultados da colheita e também, pedir que o próximo plantio traga bons frutos. São João é o santo protetor das colheitas e se faz comemorar com seus seguidores: Santo Antonio e São Pedro (assim, 24, 13, 29 de junho).


As mais tradicionais festas juninas do Brasil acontecem em Campina Grande (PB) e Caruaru (PE). A da primeira cidade é conhecida pelo Forródromo, arraial que, entre suas atrações, tem um desfile de jegue.

Alguns elementos e atividades que  a festa junina tem:
 
Fogueira
Música
 
Dança: Existem diversas danças, mas a mais conhecida é a quadrilha.
Esta dança típica chegou ao Brasil durante o período regencial e fez grande sucesso na corte do Rio de Janeiro, caindo depois no gosto popular. A sanfona, a viola, o violão e o triângulo são instrumentos muito utilizados para acompanhar a quadrilha.
A dança começa com os casais posicionados frente a frente. Os cavalheiros cumprimentam as damas e em seguida, as damas cumprimentam os cavalheiros. Eles trocam de lado, em seguida o cavalheiro busca a dama e começa o grande passeio pela roça.
 
Brincadeiras
Corrida de sapatos
Os sapatos dos participantes da atividade são misturados e colocados a uma certa distância da linha de partida. Após o sinal, os jogadores devem ir pulando com o pé esquerdo até o local onde estão os sapatos estão, calçar e voltar ao ponto de partida. Os participantes que calçarem os sapatos errados ou trocados serão desclassificados.
O jogo também pode ser realizado em equipes. A equipe que terminar de calçar os sapatos e voltar ao ponto de partida primeiro, vence o jogo.
Corrida do ovo
É estabelecido um ponto de partida e de chegada. Os participantes devem estar posicionados no ponto de partida. Eles receberão uma colher com um ovo. A colher é colocada na boca. Vence o participante que chegar ao final primeiro sem derrubar o ovo da colher.
 
Pau-de-sebo
 
Conseguir subir por um tronco alto, fino, sem galhos e totalmente escorregadio é realmente um desafio, mas no pau-de-sebo tudo vale a pena, pois um brinde muito interessante pode estar te esperando lá no alto!

Pescaria
Na barraca da pescaria, que pode ser na água ou na areia, quem conseguir pescar o peixe melhor,  ganha o melhor brinde.
 
Jogo das argolas
Primeiro deve-se escolher um brinde e depois basta acertar a argola correspondente a ele.
 
Os quitutes

 
Nas festas juninas não pode faltar as barracas de doces e comidas típicas.  
Pamonhas quentinhas, doces ou salgadas... Alguns dizem que a pamonha tem origem na receita trazida por escravos africanos, outros dizem que foram os italianos que os responsáveis por conhecermos essa delícia, há ainda quem acredita que a receita é indígena.
O pé-de-moleque é um doce feito basicamente com amendoins e açúcar.
Canjica

nestle
 
O doce de leite feito em tabuleiro.
Paçoca, doce preparado com amendoim, farinha de mandioca ou de milho, açúcar e sal.

Pipoca

Cocada

nestle

Fonte: Guia dos Curiosos /imagens internet

terça-feira, 25 de junho de 2013

PONTOS POLÊMICOS DO PROJETO DO ATO MÉDICO













1. Diagnósticos de doenças: o projeto estabelece como privativo dos médicos diagnosticar doenças que acometem o paciente.
 
Crítica: psicólogos e nutricionistas reivindicam o direito de também atestar as condições de saúde em aspectos psicológicos e nutricionais. Já fisioterapeutas e fonoaudiólogos querem ser responsáveis pelo diagnóstico funcional, que avalia a capacidade do paciente de realizar movimentos, articular sons, entre outros.

Posição do relator: Valadares manteve como privativa dos médicos a “formulação de diagnóstico nosológico”(área da medicina que se dedica ao estudo, descrição e classificação das diferentes doenças), para determinar a doença, mas retirou essa exclusividade para diagnósticos funcional, psicológico e nutricional, além de avaliação comportamental, sensorial, de capacidade mental e cognitiva.

2. Assistência ventilatória mecânica ao paciente: o texto original estabelece como tarefa exclusiva dos médicos a definição da estratégia para pacientes com dificuldade respiratória (intubação acoplada a equipamento que bombeia ar aos pulmões) e a forma de encerrar o procedimento.

Crítica: os fisioterapeutas questionaram a norma, alegando que também atuam no atendimento a pacientes com dificuldade respiratória, especialmente nas unidades de terapia intensiva (UTI).

Posição do relator: Valadares acolheu emenda da Câmara que atribui aos médicos a coordenação da estratégia ventilatória inicial e do programa de interrupção, assegurando a participação de fisioterapeutas no processo.

3. Biópsias e citologia: Emenda aprovada na Câmara limita aos médicos a emissão de diagnósticos de anatomia patológica e de citopatologia, que visam identificar doenças pelo estudo de parte de órgão ou tecido.

Crítica: biomédicos e farmacêuticos argumentam que a medida fere sua liberdade de atuação profissional, uma vez que análises laboratoriais requerem “interpretação” do material colhido e não “diagnóstico médico”.

Posição do relator: Valadares rejeitou mudança da Câmara, mas manteve como tarefa restrita aos médicos a emissão de laudos de exames endoscópicos, de imagem e anatomopatológicos (de amostras de tecidos e órgãos).

4. Procedimentos invasivos: o projeto prevê como exclusivo de médicos “procedimentos invasivos, sejam diagnósticos, terapêuticos ou estéticos, incluindo acessos vasculares profundos, biópsias e endoscopia”, o que inclui a “invasão da pele atingindo o tecido subcutâneo da pele para injeção”.

Crítica: A norma motivou reação de acupunturistas e até mesmo de tatuadores, que temem enfrentar restrição em seu campo de atuação por conta da interpretação de conceito de procedimento invasivo.

Posição do relator: Valadares manteve a norma em seu relatório, mas retirou da lista de atribuições exclusivas dos médicos a “aplicação de injeções subcutâneas, intradérmica, intramusculares e intravenosas”, apesar de a recomendação de medicamentos a serem aplicados por injeção continuar sendo uma prerrogativa médica.

5. Direção e chefia: pelo texto em análise, apenas médicos podem ocupar cargos de direção e chefia de serviços médicos. No entanto, a direção administrativa de serviços de saúde fica aberta também a outros profissionais.

Críticas: As demais categorias que atuam no setor consideram a norma um desrespeito aos outros profissionais que atuam nos serviços de saúde. Eles argumentam que o atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar, não havendo justificativa para que apenas uma categoria tenha a prerrogativa de direção e chefia na unidade de saúde.

Posição do relator: Valadares manteve a norma
Fonte: Senado / Fisioterapia.com

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Exposição em Londres explora imagens históricas do universo


 Nossa Lua, normalmente prateada, é vista como um arco-íris em um mapa topográfico. Aqui, as cores selecionadas artificialmente foram usadas para revelar a altura da paisagem nos lados mais distantes e mais próximos da Lua. Branco, vermelho e amarelo indicam terrenos mais altos, azul e roxo mostram as terras baixas (Foto: Nasa/GSFC/DLR/Arizona State University)
Lua

O Museu Nacional Marítimo de Londres exibe mais de cem fotografias feitas com telescópios, mostrando o desenvolvimento da técnica.


 No mundo das imagens do espaço, os astrônomos usam paletas de cores diferentes para dar vida e cores até às áreas mais escuras do espaço. Acima, a Nebulosa Borboleta (Foto: Nasa/ESA and the Hubble SM4 ERO Team Hubble Space Telescope, 2009)
Nebulosa Borboleta

A mostra "Visões do Universo", no Museu Nacional Marítimo de Londres, exibe mais de cem imagens do espaço, explorando o desenvolvimento da fotografia com telescópios e a compreensão de nosso lugar no universo.         


Nebulosa Águia
     

Entre as imagens mais famosas está a foto Pilares da Criação, feita pelo telescópio Hubble, mostrando pontas de colunas gigantes com nós de gás se condensando para formar novas estrelas. A imagem foi feita em 1995.         
 
Pilares da Criação


A mostra também tem imagens mais recentes, como a de uma região de formação de estrela mais próxima da Terra, uma foto feita a partir de 520 imagens e que mostra a Nebulosa de Órion com detalhes inéditos, e mais de três mil estrelas em vários estágios de formação.             
Nebulosa de Órion


 A exposição "Visões do Universo" fica no Museu Nacional Marítimo de Londres até 15 de setembro.
A cratera lunar Cabeus


ultimosegundo

bbc


“Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos.”Salmo 19:1

Como aprender, por Albert Einstein

Editora Globo

Depoimento está presente no livro Posterity, que traz correspondências de pais famosos para os filhos


As mentes brilhantes sempre incitam discussões sobre como é possível tamanha capacidade intelectual. Dono de uma das mais notáveis delas, o físico alemão Albert Einstein contou seu segredo em carta ao seu filho, Hans Albert Einstein. “É assim que se aprende o máximo, quando você está fazendo algo com tanto entusiasmo que não nota o tempo passando”, diz ele no ponto principal do texto.
A carta é do fim de 1915, época em que Einstein acabara de terminar o trabalho que lhe daria fama mundial, a Teoria da Relatividade Geral. O cientista tinha 36 anos e vivia em Berlim, longe de sua mulher, Mileva, e filhos, Hans e Eduard Einstein, que moravam em Viena. Datada em 4 de novembro daquele ano, a carta fala sobre a absorção criativa como o combustível para aprendizado.
O raro documento foi publicado no livro Posterity, de Dorie McCullough Lawson, que reúne recados de pais famosos para seus filhos. A íntegra da carta de Einstein para Hans pode ser vista abaixo.
 
Meu caro Albert,
Ontem recebi a sua carta e fiquei muito feliz. Já estava com medo que não fosse mais escrever para mim. Você me disse, quando eu estava em Zurique, que é esquisito quando eu vou a Zurique. Portanto, eu acho que é melhor nos encontrarmos em um lugar diferente, onde ninguém nos deixará desconfortáveis. Eu vou exigir que, a cada ano, possamos passar um mês inteiro juntos, para que você veja que você tem um pai que gosta de você e que te ama. Você também pode aprender muitas coisas boas e bonitas comigo, algo que outro não pode lhe oferecer tão facilmente. O que eu tenho alcançado através de um trabalho árduo não será usado apenas por estranhos, mas principalmente pelos meus meninos. Esses dias eu concluí um dos mais belos trabalhos da minha vida, quando você estiver maior, vou lhe contar mais sobre isso.
Estou muito contente que você está gostando de estudar piano. Este e carpintaria são, na minha opinião, as melhores atividades para a sua idade, melhor até do que a escola. Porque essas são as coisas que se encaixam muito bem em uma pessoa jovem como você. Principalmente tocar músicas que te agradam no piano, mesmo que o professor não as passe. É assim que se aprende o máximo, quando você está fazendo algo com tanto entusiasmo que não nota o tempo passando. Às vezes estou tão envolvido no meu trabalho que eu esqueço de almoçar...
 
Um beijo para você e Tete [Eduard].
 
Papa.
 
Mande lembranças para a Mama.
 

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Receitinhas de Inverno - Fondue




Começa o inverno, e aqui no Sul não pode faltar o famoso Fondue! De queijo, chocolate e de variadas carnes, com diferentes acompanhamentos, fazem a alegria dos sulistas nos dias frios. Uma lareira quentinha e boas companhias para a prosa, isso não tem preço!


A Origem do Fondue

Fondue é um prato da origem suíça feito à base de queijo ou chocolate. O mesmo foi criado durante a Segunda Guerra Mundial, em meio ao rigoroso inverno suíço.
Os camponeses que moravam em regiões montanhosas não tinham como buscar mantimentos nas cidades. Assim, começaram a utilizar o queijo (já que eram produtores de leite) como principal ingrediente de uma comida quente, simples, saborosa e nutritiva. O queijo ficava no fogo e cada camponês mergulhava pedaços de pão no creme de queijo derretido.
 
 
 
Muitas pessoas só conhecem a fondue de chocolate, muito popular no mundo inteiro. Na verdade, este prato começou a se destacar na década de 50, após o chefe Conrad Egli, de Nova York, o ter criado para servir de sobremesa.
Embora a fondue tenha sido criada pelos humildes camponeses suíços, é um prato refinado e luxuoso, uma vez que os queijos geralmente possuem preços relativamente caros.
 
historiadetudo
 

A base do fondue de queijo consiste basicamente em uma mistura de queijos (normalmente dos queijos Gruyère e Emmental) fundidos com vinho (ou, como na receita original, a Kirschwasse alemã - bebida resultante da destilação de suco fermentado de uma cereja negra, típica da Alemanha), que vai à mesa acompanhada de pedaços de pão, batatas e cenouras. Esses acompanhamentos devem ser mergulhados na fondue com um garfo especial antes de serem consumidos.
 
 
 
 
Existe também a fondue chinesa (fondue chinoise), bastante servida em restaurantes na Suíça, feita à base de carnes, peixes e legumes, fervidos num caldo de carne com diversas especiarias, e a japonesa, conhecida como shabu shabu, finíssimas fatias de carne e de vegetais passadas na água fervente e depois passadas num molho especial. O nome shabu shabu é dado devido ao barulho que a carne faz ao ser mergulhada na água quente.



Fondue de Queijos

Ingredientes:
300g de queijo emmental
300g de queijo gruyère
1 dente de alho
1 copo pequeno de vinho branco
1 cálice pequeno de Kirsch (aguardente de cereja)
Noz moscada
Pimenta-do-reino

Modo de preparo:
Esfregue o alho no interior de uma panela de barro pequena. Rale os queijos e os despeje na panela. Acrescente o vinho branco, a aguardente de cereja, uma pitada de noz moscada e pimenta-do-reino a gosto. Leve ao fogo brando para que possa fundir sem queimar. Após 15 minutos no fogo, o queijo estará no ponto ideal: cremoso. Sirva à mesa com batatas noisettes, legumes cozidos e fatias de pão - ou com a guarnição de sua preferência.


Fondue de Chocolate

Receita de fondue de chocolate









nestle


Fondue de Carne

Fondue de Carne

cybercook



Minhas dicas:

Na fondue de carne, utilize além da carne de vitela, carne de frango e porco.
Na fondue de chocolate experimente trocar o chocolate preto por branco, para dar uma variada. As frutas frescas são as mais indicadas. Marshmallow e bolachas amanteigadas podem entrar no cardápio.
Gosto de acrescentar além das pequenas batatinhas (cozinhar com casca al dente) e pão italiano, as minis cenouras cozidas.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Tigre de espécie rara nasce no Busch Gardens Tampa (Flórida)


















Três filhotes de tigres da rara espécie Málaca nasceram no final de março no Busch Gardens Tampa Bay, na Flórida. Trata-se de dois machos e uma fêmea que pesam entre dois e três quilos e estão sendo monitorados integralmente pela equipe de veterinários do parque. Os filhotes e seus pais ainda não estão aptos para visitação, mas em aproximadamente um mês, os profissionais do Busch Gardens vão começar a introduzir os novos membros da família ao habitat Jungala. Até lá, os recém-nascidos permanecerão nos bastidores do parque sob os cuidados de sua mãe e da equipe de veterinários. 
Um dos filhotes macho está com anemia e desenvolveu uma doença de pele rara, porém benigna, que também afeta felinos selvagens e domésticos. Ele está em estado grave e recebendo tratamentos médicos. Esses nascimentos foram muito importantes para a preservação da espécie, que está ameaçada de extinção.

 
 
Cientistas estimam que existam apenas 500 indivíduos no meio ambiente. Os recém-nascidos irão incrementar a diversidade genética da população de tigres malaios, contribuindo para a conservação da espécie. O projeto de reprodução foi realizado em parceria com o Plano de Sobrevivência de Espécies da Associação de Zoológicos e Aquários (Association of Zoos and Aquariums Species Survival Plan®). O objetivo do plano é gerenciar, de forma cooperada, a sobrevivência de populações de espécies ameaçadas dentro das empresas associadas à AZA. A reprodução de tigres malaios em instituições é muito rara – o único caso de sucesso registrado pela SSP ocorreu em 2012. Esse é o primeiro nascimento da espécie no Busch Gardens Tampa e são os primeiros filhotes da mãe Bzui e do pai Mata. Encontrados apenas no extremo Sul da Tailândia e na Península Malaia, estima-se que existam apenas 500 tigres malaios na natureza. A exploração madeireira, desenvolvimento de estradas e caça comercial são as principais causas da fragmentação do seu habitat e extinção da espécie.

 




[Já estive no Busch Gardens, e o local que eles têm lá para os animais "lembra" o habitat natural deles. Mas claro que a procriação em cativeiro não seria necessário se houvesse mais  respeito pelos animais. Falo de matanças por pele, chifres, cartilagens, etc. Um total desrespeito. Tubarões morrem aos montes, somente para tirarem suas barbatanas para fins exóticos. São deixados a sua própria sorte, porque sem a barbatana eles ficam desorientados,  morrendo assim, lentamente.] M.M

O Gênio Da Vinci




Leonardo da Vinci nasceu em Anchiano,  perto de Vinci, a 15 de Abril de 1452. Era filho do notário Piero di Antonio da Vinci e de uma camponesa, Catarina.
No ano do seu nascimento, o seu pai casou com uma mulher muito mais nova, Albiera di Giovanni Amadori. Leonardo foi separado da mãe aos 5 anos de idade e, a partir de então, passou a viver com o pai. 
Leonardo cresceu no campo o que poderá justificar o seu amor pela natureza. Teve uma grande paixão por cavalos que, mais tarde, foram objeto de magníficos estudos.
 
Em 1469, mudou-se para Florença onde iniciou a sua aprendizagem em pintura no atelier do célebre pintor florentino Andrea del Verrocchio (1436-1488).    

Em 1472 iniciou investigações anatômicas. Elaborou então inúmeros desenhos e esquemas do corpo humano.
 



Leonardo da Vinci foi possuidor de um espírito versátil que o tornou capaz de pesquisar e realizar trabalhos em diversos campos do conhecimento humano.
Até 1480, produziu uma série de quadros pequenos, como a Madona com Cravo, a Madona Benois e, possivelmente, também a Anunciação


Madona com Cravo



Em 1482 foi para Milão,e ofereceu os seus serviços como engenheiro, escultor e pintor a Ludovico Sforza (1451-1508). Interessou-se por questões de urbanismo e fez um projeto completo para a cidade. Projetou uma rede de canais e um sistema de abastecimento de água e de esgotos. Previu ruas alinhadas, praças e jardins públicos.  

Por volta de 1500, dedicou-se aos estudos de perspectiva e de óptica, de proporções e anatomia. Nessa época realizou inúmeros desenhos - cerca de 4 000 - acompanhados de anotações e os mais diversos estudos sobre proporções de animais, movimentos, plantar de edifícios e engenhos mecânicos.



 
Na verdade, Leonardo Da Vinci pintou pouco: o afresco da Santa Ceia (1495 a 1498), no convento de Santa Maria della Grazie, em Milão, e cerca de quinze quadros, dentre os quais destacam-se Anunciação, Gioconda e Santana, a Virgem e o Menino. Ele dominou com sabedoria um jogo expressivo de luz e sombra, gerador de uma atmosfera que parte da realidade mas que estimula a imaginação do observador. Um exemplo disso é o quadro A Virgem dos Rochedos, pintado entre 1483 e 1486, juntamente com Ambrogio e Evangelista de Predis. Um conjunto de rochas escuras faz fundo para o grupo formado por Maria, São João Batista, Jesus e um anjo. Essas figuras estão dispostas de maneira a formar uma pirâmide, da qual Maria ocupa o vértice. Essa disposição geométrica das personagens mais a luz que incide no rosto da virgem, em contraste com as rochas escuras, a torna o centro da obra. 

 
 A Virgem dos Rochedos


 Mas a nossa atenção é desviada para o Menino Jesus, o que o torna a figura principal da composição. Leonardo conseguiu isso pelo envolvimento do corpo do menino na luz, pela atitude de adoração de São João, pela mão de Maria estendida sobre a cabeça do menino e pela atitude protetora do anjo, que o apoia.

Por sua vez, a profundidade do quadro é dada pela luz que brilha muito além da escuridão da superfície das pedras.


Em 1501, trabalhou num pequeno quadro da Virgem com o Menino conhecido como Madona del Fuso.
 

Viajou pela Itália com Cesar Borgia como arquiteto e engenheiro. Desenhou mapas e outros tipos de representações geográficas

Da Vinci foi para Roma com o seu novo mecenas, Giuliano de Medici.

Em 1514/1515 iniciou uma série de experiências científicas. Entre outras coisas, planejou a drenagem dos pântanos de Pontini, a sul de Roma.
 
Após a morte de Giuliano de Medici, foi para França trabalhar na corte de Francisco I.

Estima-se que o artista tenha deixado mais de 13 mil páginas de anotações, das quais hoje restam cerca de 6 mil, abrangendo estudos de anatomia (entre eles o famoso "Homem Vitruviano", ciências, filosofia, engenharia, projetos de máquinas e armas, estudos de botânica, esboços de quadros e desenhos arquitetônicos e urbanísticos, além das pinturas  e esculturas.




Além da sua excepcional notabilidade como pintor, Leonardo da Vinci distinguiu-se como anatomista, físico, engenheiro, inventor, arquiteto, escultor, cartógrafo, geólogo, astrônomo, compositor, poeta, cozinheiro e... matemático.

Muito à frente de seu tempo, Leonardo decifrou o conceito para as invenções do helicóptero, tanque, guias e energia solar. Ele tinha o potencial para criar máquinas que poderiam ser utilizados para fins de defesa. Leonardo exibe também, um profundo conhecimento e interesse por relógios. Ele também projetou guindastes duplos para indústrias que poderiam ser utilizados para o transporte de grandes blocos com facilidade.







Da Vinci sofreu de paralisia da mão direita durante os seus últimos anos de vida. Mas isso não o impediu de desenhar e ensinar.

Morreu em Cloux em 1519, conforme a lenda, nos braços do Rei da França. Foi sepultado na Igreja de S. Florentino, em Ambroise, destruída durante a revolução francesa.
 

Curiosidade:

Leonardo da Vinci era canhoto e, numa época em que os canhotos eram tidos como enviados do diabo, a teimosia de Leonardo em continuar a escrever com a mão esquerda foi causa de alguns dissabores. Além disso, Leonardo escrevia também da direita para a esquerda, sendo apenas possível a leitura dos seus textos em frente a um espelho.






Fonte: lyspedia.com
           museoleonardo
           educ.fc.ul.pt
 


Frases de Leonardo Da Vinci:

"A lei suprema da arte é a representação do belo.”

“O olhar de quem odeia é mais penetrante do que o olhar de quem ama.”

“A experiência nunca falha, apenas as nossas opiniões falham, ao esperar da experiência aquilo que ela não é capaz de oferecer.”

“O ódio revela muita coisa que permanece oculta ao amor. Lembra-te disso e não desprezes a censura dos inimigos.”

“A mais nobre paixão humana é aquela que ama a imagem da beleza em vez da realidade material. O maior prazer está na contemplação.”

“Assim como todo o reino dividido é desfeito, toda a inteligência dividida em diversos estudos se confunde e enfraquece.”

“Para estar junto não é preciso estar perto, e sim do lado de dentro”

“Onde há muito sentimento, há muita dor”


imagens internet


Leia também:

Fisioterapia com Você: A Santa Ceia de Leonardo Da Vinci
 

quarta-feira, 19 de junho de 2013

A Mais Antiga das Antigüidades






A cópia mais antiga das Escrituras do Antigo Testamento conhecida até o dia de hoje foi descoberta em 1979. São dois minúsculos rolos de manuscritos feitos de prata, que eram usados como talismãs e foram descobertos dentro de um túmulo em Jerusalém. O texto de sua inscrição foi cunhado em hebraico antigo. O manuscrito, surpreendentemente, continha uma citação da benção sacerdotal registrada em Números 6.24-26.
A inscrição data do século VII a.C., por volta da época do templo de Salomão e do profeta Jeremias. Portanto, esses versículos, provenientes do quarto livro da Torah [i.e., do Pentateuco], são cerca de 400 anos mais antigos do que os Manuscritos do Mar Morto.
 
 
 
 
Deixo um dos versículos encontrados como uma benção para todos:
 
"O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz" - Números 6.24-26.
 
 
 
 

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

Pneumologista tira dúvidas sobre a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)




Dia 14 de março, é comemorado o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), doença debilitante que prejudica a respiração, causada principalmente pelo tabagismo. Atingindo pessoas geralmente acima de 40 anos, a DPOC causa falta de ar excessiva, fadiga muscular e insuficiência respiratória, resultando em graves prejuízos à qualidade de vida dos pacientes. Só no Brasil, cerca de cinco milhões de pessoas sofrem com a doença, segundo Ministério da Saúde.
Nos últimos dez anos a DPOC foi a 5ª maior causa de internação no Sistema Único de Saúde entre os maiores de 40 anos 2. O número de mortes pela doença vem aumentando no país. Em cinco anos, cresceu 12%, passando de 33.616 em 2005, para 37.592 em 2011. A DPOC pode ser prevenida e tratada, sendo essencial o diagnóstico precoce.
E para falar mais sobre o assunto, o doutor Renato Maciel, médico pneumologista e presidente do Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia de 2012 e coordenador da disciplina de pneumologia e cirurgia torácica da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, esclarece as principais dúvidas sobre a DPOC.
 
O que é a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)? E qual a relação com o tabaco?

Dr. Renato Maciel: A DPOC é uma doença respiratória crônica prevenível e tratável caracterizada pela obstrução do fluxo de ar nas vias aéreas e destruição do tecido pulmonar, dificultando a respiração. O tabagismo é o seu fator de risco mais importante, porém a inalação da fumaça decorrente da utilização do fogão a lenha também pode ser causadora. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a DPOC afeta cerca de 210 milhões de pessoas em todo o mundo e estima-se que será a terceira principal causa de morte em 2020.

A partir de que idade deve-se preocupar com a DPOC?

Dr. Renato Maciel: Costuma-se achar que a DPOC só afeta pessoas muito idosas, entretanto, ela atinge principalmente pessoas com idade acima de 40anos, podendo inclusive ser identificada em pessoas mais jovens.

Ao parar de fumar o paciente evita a DPOC?

Dr. Renato Maciel: Parar de fumar é sempre importante e pode evitar o aparecimento da DPOC. Caso já tenha desenvolvido a doença,o abandono do tabagismo e o tratamento correto retardam a progressão da DPOC.

Quais são os sintomas para os quais as pessoas devem estar atentas?
 
Dr. Renato Maciel: Os sintomas são ocasionalmente confundidos com o envelhecimento e os mais comuns são falta de ar, tosse e produção de catarro - com ou sem chiado no peito. É preciso atenção quando a falta de ar atrapalha a pessoa a realizar ações que costumava fazer naturalmente e sem cansaço, como subir uma escada ou tomar banho.

Quando e qual médico consultar?

Dr. Renato Maciel: A recomendação é que fumantes e ex-fumantes consultem um pneumologista para avaliação clínica.

Como a doença é diagnosticada?

Dr. Renato Maciel: O diagnóstico é realizado pela história clínica, exame físico e realização da espirometria que utiliza um aparelho no qual a pessoa sopra em um bocal e é avaliada a sua capacidade respiratória (volume e fluxos do ar que sai dos pulmões).

A DPOC tem cura?

Dr. Renato Maciel: Apesar de não ter cura, a DPOC pode ser prevenida e controlada com medicamentos e intervenções que melhoram a qualidade de vida e retardam a progressão da doença.

Como é feito o tratamento da DPOC?

Dr. Renato Maciel: O primeiro passo é parar de fumar e iniciar atividades físicas diárias. Em paralelo, é indicado o tratamento com broncodilatadores (medicamentos que dilatam os brônquios). Os medicamentos que são utilizados uma vez ao dia e com início de ação mais rápido aumentam a adesão ao tratamento, além de melhorar os sintomasno período de maior dificuldade respiratória que é no início da manhã. Um programa de reabilitação pulmonar com equipe multidisciplinar de fisioterapeutas, pneumologistas, psicologos e nutricionistas auxilia na autonomia do paciente. Em casos mais graves, é indicado o uso de oxigênio.

Quais podem ser as consequências da doença se não tratada?

Dr. Renato Maciel: Além da limitação física causada pela falta de ar progressiva que pode prejudicar ações cotidianas como caminhar ou subir escadas, são comuns quadros de depressão e ansiedade, que surgem como uma resposta psicológica às limitações da vida diária. Por isso, é importante também realizar atividades prazerosas e procurar acompanhamento profissional.

Por que é tão difícil parar de fumar? Por que o cigarro vicia?

Dr. Renato Maciel: Parar de fumar é difícil devido à dependência química, psicológica e comportamental. A dependência química diz respeito à nicotina, substância presente no tabaco que age rapidamente no organismo, entre 7 e 9 segundos, e produz alterações no sistema nervoso central. O consumo persistente do cigarro gera um aumento constante da quantidade de receptores de nicotina e faz com que o cérebro tenha uma necessidade cada vez maior da substancia, formando-se um ciclo vicioso. A dependência psicológica, por sua vez, está relacionada ao que o cigarro representa para o tabagista, como símbolo de autonomia e maturidade.

Quais as principais dicas para parar de fumar?

Dr. Renato Maciel: O primeiro passo é querer e decidir uma data para parar de fumar. O segundo é procurar a ajuda de um pneumologista ou outro especialista médico habilitado pois parar de fumar sem ajuda é difícil. Deve-se mudar alguns hábitos de vida eevitar os gatilhos que são acompanhados pelo desejo de fumar, como tomar café e bebida alcoólica. A ajuda de amigos e familiares é importante, pois o incentivo é um grande aliado. Em relação ao tratamento medicamentoso, é essencial realizá-lo com orientação médica e por pelo menos três meses.
 
 

terça-feira, 18 de junho de 2013

A importância da postura nas atividades resistidas




Após os anos 70, o surgimento das academias foi considerado um dos maiores fenômenos sociais em todo o mundo. Diferente do que ocorria inicialmente, quando as academias eram procuradas apenas para fins estéticos e principalmente por homens, hoje podem ser consideradas verdadeiros centros de promoção de saúde, atraindo públicos de ambos os sexos, variadas idades e com objetivos diversos.
Os movimentos corporais resultam de cadeias musculares e para que permaneçam em condição de equilíbrio, qualquer desequilíbrio deve ser compensado no mesmo plano, ou seja, a correta execução dos movimentos do corpo humano depende de uma boa postura. Logo, para uma execução adequada dos exercícios resistidos, uma boa postura é de grande importância, tanto na busca por melhores resultados quanto na prevenção de lesões, que podem ocorrer quando se executa exercícios de forma incorreta.
 
A Academia Americana de Ortopedia conceitua postura como o estado de equilíbrio dos músculos e ossos com capacidade para proteger as demais estruturas do corpo humano de traumatismos, seja na posição em pé, sentada ou deitada. Para Kendall, postura é o alinhamento esquelético ideal que envolve uma quantidade mínima de esforço e sobrecarga, conduzindo à máxima eficiência do corpo.
Ressalto aqui a importância de uma boa postura verificando a elevada quantidade de estudos que observam padrões posturais de pessoas praticantes de diferentes modalidades.
Embora tenhamos identificado no estudo: “Prevalência de alterações posturais em praticantes de musculação” que o treinamento resistido ainda apresenta conhecimentos baseados em “mitos”, levando muitas vezes a práticas do ponto de vista fisiológico e/ou biomecânico, as modalidades de caráter resistido já vêm se mostrando, há um tempo, uma eficiente ferramenta na melhora do desempenho do sistema muscular esquelético.
O treinamento resistido vem recebendo grande importância tanto para fins de manutenção da saúde quanto para o aprimoramento do desempenho esportivo e a reabilitação, o Pilates é um deles.
Mas nunca esqueça que a presença do profissional especializado da área é mais do que uma tendência de mercado, é fundamental em um investimento na qualidade dos serviços prestados, pela promoção da saúde dos clientes e pela potencialização dos resultados decorrentes do treinamento.
 

sábado, 15 de junho de 2013

Uma virada histórica contra o autismo

Cientista brasileiro cria um modelo de pesquisa e um tratamento - em teste - para a doença ainda sem cura


 

Pela primeira vez na história, um grupo de cientistas conseguiu recriar, em laboratório, células nervosas do cérebro de crianças autistas. Antes desse feito, só era possível estudar neurônios de crianças autistas a partir de amostras tiradas de cérebros já sem vida. “Enfim obtivemos células vivas com as mesmas características genéticas daquelas encontradas no cérebro de crianças autistas”, diz o geneticista brasileiro Alysson Muotri, 38 anos, que liderou o trabalho pioneiro e dirige um laboratório de pesquisa que leva seu nome na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.


IMG_1000ok 2.jpg
ESPERANÇA
Ivan, 7 anos, doou amostras de células para o projeto que estuda as origens do autismo.
Sua mãe, a modelo Andrea, acredita que em breve surgirão novas terapias contra a doença
Foto: Pedro Dias


O novo modelo de estudo está permitindo descobertas importantes para esclarecer a origem da doença neurológica que acomete, com forma e intensidade variada, uma em cada 88 crianças, de acordo com estatísticas recentes do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos, o CDC. “Agora podemos acompanhar sua evolução desde o início”, diz Muotri. 
Os cientistas já conseguiram ver, por exemplo, que os  neurônios das crianças autistas são menores e têm menos dendritos (extremidades que atuam na troca de estímulos entre células nervosas e com o meio em que estão inseridas) desde a sua formação. Na tentativa de corrigir a forma e o funcionamento desses neurônios diferenciados, foram testados medicamentos. O estudo que narra essas conquistas científicas foi publicado pela revista científica Cell.
Agora, remédios estão sendo testados com o intuito regularizar a forma e as funções desses neurônios alterados. Um deles foi o IGF-1, um hormônio semelhante à insulina e que é ministrado a pessoas com problemas de crescimento. No laboratório de Muotri, o IGF-1 reverteu a condição autista dos neurônios, igualando-os aos neurônios de crianças não autistas.
A etapa seguinte foi avaliar o efeito desse medicamento em pacientes de autismo. Na Itália e nos Estados Unidos, estão em andamento estudos para avaliar os efeitos do IGF-1 em pacientes com Síndrome de Rett. Os portadores dessa síndrome, que acomete 1% dos autistas, podem perder a coordenação motora, sofrer de rigidez muscular e morrer ainda na juventude.  Espera-se que o remédio possa ter efeito também sobre outros tipos de autismo. 
A segunda e mais recente descoberta feita por Muotri e seus colaboradores foi um novo gene diretamente associado às alterações na forma e funcionamento dos neurônios de autistas com a Síndrome de Rett. O achado foi feito a partir do sequenciamento do DNA das células de um menino brasileiro. Este estudo, ainda inédito, está sob análise para publicação em revista científica. 
Em laboratório, foi testada uma nova molécula, a hyperforina, que se mostrou capaz de corrigir o funcionamento dos neurônios vivos recriados com características autistas. 
O resultado foi animador a ponto de a equipe ministrar a substância à criança que doou o dente de leite do qual foram derivados os neurônios estudados. “Foi um passo importante para uma futura medicina personalizada”, avalia Muotri.
Com o uso da medicação, os pesquisadores observaram na criança uma melhora da capacidade de manter a atenção. Porém acreditam que ainda muito cedo para relacionar a mudança aos medicamentos porque a terapia foi interrompida por questões familiares.
Em outra frente de pesquisa, a geneticista Maria Rita Passos-Bueno, do Centro de Estudos do Genoma Humano (CEGH) da USP, também parceira de Muotri, está sequenciando o DNA dos neurônios cultivados em laboratório de crianças autistas. Ela descobriu que falta ou sobra um pedaço de DNA a uma população que pode ser de até 10% dos autistas.
O teste que detecta essa variação, conhecido pela sigla aCGH, está em vias de ser lançado comercialmente pelo Centro de Estudos do Genoma Humano, da USP. “Ele oferece 15% de acerto na identificação do autismo. Os outros testes existentes chegam a 10%”, explica a  cientista Maria Rita. 
Esse conjunto de achados científicos está revigorando as esperanças dos pais de autistas. “Ter no que acreditar torna a vida mais leve”, diz a modelo Andrea Coimbra, 43 anos, mãe de Ivan, 7 anos, que participou do projeto Fada do Dente. Ela sempre evitou dar remédios para acalmar o filho, às vezes bastante agitado, porque aguarda o resultado das pesquisas. “Espero um medicamento que seja específico para sua forma de autismo e mutações genéticas. Acho que esse dia não está longe”, diz Andrea.
 
 
Células copiadas 
 
O primeiro passo para a criação desse novo modelo de pesquisa – com neurônios vivos derivados de pacientes com doenças neurológicas -- teve início com a coleta de amostras da polpa do dente de crianças com autismo. 
Para obter o maior número possível, o geneticista Alysson Muotri e seus colaboradores criaram o projeto Fada do Dente, que estimula os familiares de autistas no Brasil e nos Estados Unidos a enviarem pelo correio os dentes de leite dos filhos.
Em seguida, algumas dessas amostras foram submetidas à técnicas de reprogramação celular, inventadas por cientistas japoneses, para fazê-las regredir até um estágio similar ao de uma célula-tronco embrionária, que pode se tornar qualquer tecido do corpo 
“Para promover essa transformação, recorremos a quatro genes presentes em células-tronco embrionárias, aquelas que podem evoluir e se diferenciar em qualquer tipo de tecido do corpo”, explica a geneticista Patrícia Braga, do Laboratório de Células-Tronco da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP) e parceira de Muotri em seus estudos. A geneticista atualmente trabalha na comparação das informações genéticas fornecidas pela análise do DNA de dez crianças autistas. 
 
ALTISMO-CASTELLANO-0805201023OK.jpg
 
BASE MOLECULAR
A geneticista Patrícia Braga, da USP, está analisando o código genético de neurônios recriados em laboratório de dez crianças autistas. Ela procura um denominador comum entre os vários tipos da doença
Foto: João Castellano 
 
 

A geneticista Patrícia está trabalhando na interpretação das informações geradas pelo sequenciamento genético dos neurônios recriados em laboratório de dez crianças autistas. O objetivo é agrupar os pacientes com mutações semelhantes em busca de um denominador comum entre os vários tipos de autismo. “Começamos a ver que existem variações comuns que compõem uma base molecular da doença”, diz ela.

Os genes selecionados são conduzidos até o núcleo das células-tronco da polpa do dente de leite por um vírus modificado em laboratório e que tem a capacidade de infectar o núcleo da célula, exatamente onde fica guardado o código genético (o DNA). Ali chegando, o vírus despeja sua carga – os genes que vão modificar o DNA e, desse modo, alterar o funcionamento dessa célula.
Três semanas após terem sido infectadas, as células-tronco da polpa do dente se tornam células-tronco pluripotentes ou embrionárias induzidas (iPS). O passo seguinte é converter essas células em neurônios. Para que isso aconteça, elas são colocadas em um meio líquido contendo as moléculas necessárias para sua estimular a mudança.
Ao evoluir para neurônios, as células carregam a predisposição ao autismo. Isso permite observar a evolução da doença desde estágios precoces e a avaliação do efeito de medicamentos.
Multinacionais farmacêuticas especulam a possibilidade de usar o novo modelo para testar novos medicamentos para doenças neurológicas e psiquiátricas.  
 
 
 Leia todo o artigo em:
 
 
 
 Comportamento do Autista: