Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Estudo liga produtos de limpeza a asma em adultos

Homem com asma (Foto BBC)

Pessoas que trabalham com produtos de limpeza têm mais risco de ter asma, segundo especialistas britânicos, que publicaram uma pesquisa sobre o tema na revista médica Thorax.
 
 
O estudo, do qual participaram mais de 7.000 pessoas, sugere que a exposição a alvejantes e outros produtos químicos está ligada a um em cada seis casos de britânicos que desenvolveram asma depois dos 50 anos.
Ele identifica 18 ocupações de alto risco - quatro das quais seriam ligadas ao setor de limpeza.
No topo da lista estão agricultores, mecânicos de aeronaves e tipógrafos, mas ela também inclui faxineiros, faxineiros de escritório, empregadas domésticas, cuidadores, cabeleireiros e funcionários de lavanderia.
Segundo especialistas, a culpa pela maior incidência de asma parece ser do ambiente de trabalho desses profissionais e não das atividades que eles desenvolvem em seu dia a dia.
 

Partículas inaladas

Muitos produtos têm sido associados à asma, entre eles farinha, grãos e diferentes tipos de detergente.
Quando partículas muito finas de substâncias presentes nesses produtos são inaladas, acabam causando irritações.
A cientista Rebecca Ghosh, que coordenou o estudo, diz que produtos de limpeza também já estão começando a ser reconhecidos como uma potencial causa de asma. Por isso, há instruções sobre procedimentos padrões para o uso seguro desses produtos.
Gosh diz que as empresas devem controlar a exposição de seus funcionários a substâncias perigosas e relatar todos os casos de asma ocupacional.
"Os empregadores, empregados e profissionais de saúde ainda têm pouca informação sobre a asma ocupacional. Conscientizar as pessoas de que essa é uma doença quase totalmente evitável seria um passo importante na redução da sua incidência", diz Ghosh.
"Aconselhamos que quem trabalha nas indústrias destacadas nesse estudo e tem sofrido problemas respiratórios discuta isso com seu médico de família", afirma Malayka Rahman, da organização britânica Asthma UK.
"E também pedimos que os profissionais de saúde se certifiquem de que estão considerando a questão ocupacional ao avaliar as possíveis causas de asma em um paciente adulto e lhes instruir sobre como tratar o problema."
 

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

VOCÊ SABIA QUE NEM TODA HÉRNIA DE DISCO CAUSA DOR?






A Hérnia de Disco, é uma das doenças que mais causam a dor nas costas e mais afastam do trabalho. Entretanto, é preciso esclarecer que nem todas as pessoas sofrem de dor pelo problema, já que a doença tem diversas variações e a dor é responsável por comprometer a qualidade de vida dos seus portadores, com limitação de atividades simples do dia-a-dia.

Caracterizada pelo desgaste ou trauma dos discos vertebrais que acabam por comprimir os nervos da coluna, a hérnia de disco pode ser classificada como protusa, extrusa ou sequestrada. Sua ocorrência, embora relacionada ao desgaste do disco vertebral, não acomete necessariamente pessoas mais velhas. Além de fatores genéticos, atividades físicas intensas praticadas por atletas ou simples esportistas de finais de semana, também podem favorecer o acometimento pelo problema.

Para entender melhor os mecanismos de cada tipo de hérnia de disco, é preciso saber que o disco intervertebral age como um amortecedor entre os ossos da coluna. Ele é formado por uma camada externa de cartilagem mais resistente que envolve o centro formado por uma cartilagem mais macia. Podemos pensar no disco como um hambúrguer que fica encaixado perfeitamente entre dois pães, que seriam as vértebras.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Um disco protuso, mais comumente encontrado, é aquele que sai da sua posição normal indo além do que deveria ser os seus limites. É um hamburguer que é um pouco maior que o seu pão. A parte que está fora do limite do pão seria a protusão, acrescentando que “a protusão é uma condição comum de ser encontrada e pode fazer parte do processo normal de envelhecimento, sendo encontrada praticamente em todas as faixas etárias dos adultos.
 


A hérnia de disco extrusa, por outro lado, ocorre quando há uma ruptura na camada mais rígida e externa do disco, possibilitando que alguma porção da parte de cartilagem mais interna e mais macia vá para fora do disco. Geralmente a saída deste material ocorre em um ponto mais localizado do disco e não de forma ampla, como na protusão.



Quanto mais a parte interna do disco desprende e perde o contato com o disco, alteração chamada de hérnia sequestrada, mais dores o paciente pode sentir. Mas, ter hérnia de disco não quer dizer necessariamente ter dor. Existem muitas pessoas que podem apresentar qualquer uma dessas alterações e não sentir dores. A dor está mais relacionada com a posição da hérnia e o quanto ela comprime o nervo que está próximo a ela. Aí a dor pode ser forte, mesmo em hérnias nem tão grandes.



Tratamento

O problema requer tratamento multidisciplinar, com medicamentos, muita Fisioterapia e, em último caso, cirurgia. Um procedimento cirúrgico, que muitas vezes acaba sendo indicado para pessoas que sofrem deste mal, é a fusão ou artrodese, que implica na implantação de hastes e parafusos metálicos na coluna vertebral do paciente. É uma cirurgia complexa, com maiores riscos de complicações e recuperação longa, devido à necessidade de grandes cortes e danos em músculos, ossos e articulações.





fisioterapia.com

Jovens com nível superior rejeitam trabalho em fábricas na China

article image
Crescente número de jovens graduados leva fábricas que oferecem empregos de horário integral a enfrentar falta de mão-de-obra


Localizada às margens do Rio das Pérolas, a cidade de Guangzhou é o centro de uma região manufatureira, onde fábricas produzem desde camisetas a tablets e painéis de energia solar. Porém, o aumento do número de chineses com curso superior tem feito a oferta de mão-de-obra despencar. Desesperadas, as fábricas passaram a oferecer salários e benefícios cada vez mais altos, sem obter sucesso.
Wang Zengson, de 25 anos, terminou a faculdade há três anos. Nesse período, ele passou por empregos temporários em shoppings e restaurantes, e agora busca um emprego fixo. Apesar de estar desempregado, Wang não cogita a hipótese de aceitar um emprego de horário integral em uma fábrica por considerar que isso está abaixo de sua qualificação.
 
Assim como Wang, milhares de recém-formados chineses estão na mesma situação. De acordo com uma pesquisa feita por uma universidade chinesa, o desemprego entre jovens na faixa dos 20 anos afeta mais aqueles que têm nível superior do que os que estudaram até o nível fundamental.
O governo chinês está atento a esta nova tendência. “Existe uma defasagem estrutural. Por um lado, as fábricas não conseguem encontrar mão-de-obra qualificada, por outro lado, os estudantes graduados não querem aceitar os empregos oferecidos”, explica Ye Zhihong, do Ministério da Educação.
A expansão do ensino na década passada na China aumentou o número de jovens com nível superior hostis aos empregos nas fábricas, que contam com a ajuda dos pais para bancar seu estilo de vida enquanto buscam uma posição no mercado de trabalho.
Quando perguntado, Wang explica o porquê de sua rejeição ao trabalho integral em fábricas: “Não é o trabalho pesado que me assusta, mas sim a falta de status. Quanto mais ensino a pessoa tem, menos quer trabalhar nas fábricas”.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Os Salmos de Davi



 
Salmos ou Tehilim( do hebraico תהילים, Louvores) é um livro do Tanakh (fazendo parte dos escritos ou Ketuvim) e da Bíblia Cristã, vem depois do Livro de Jó e antes do Livro dos Provérbios. É o maior livro de toda Bíblia e constitui-se de 150 (ou 151 segundo a Igreja Ortodoxa) cânticos e poemas que são o coração do Antigo Testamento, é a grande síntese que reúne todos os temas e estilos dessa parte da Bíblia, utilizados pelo antigo Israel como hinário no Templo de Jerusalém, e hoje são utilizados como orações ou louvores, no Judaísmo, no Cristianismo e também no Islamismo (o Corão refere os salmos como "um bálsamo"). Tal fato, comum aos três monoteísmos semitas, não tem paralelo, dado que judeus, cristãos e muçulmanos acreditam nos Salmos que foram escritos em hebraico, depois traduzidos para o grego e latim.
 
 
A autoria da maioria dos salmos é atribuída ao rei Davi, o qual teria escrito pelo menos 73 poemas. Asafe é considerado o autor de 12 salmos. Os filhos de Corá escreveram uns nove e o rei Salomão ao menos dois. Hemã, com os filhos de Corá, bem como Etã e Moisés, escreveram no mínimo um cada. Todavia, 51 salmos seriam tidos de autoria anônima.
     


O período em que os salmos foram compostos varia muito, representando um lapso temporal de aproximadamente um milênio, desde a data aproximada de 1440 a.C., quando houve o êxodo dos Israelitas do Egito até o cativeiro babilônico, sendo que muitas vezes esses poemas permitem traçar um paralelo com os acontecimentos históricos, principalmente com a vida de Davi, quando, por exemplo, havia fugido da perseguição promovida pelo rei Saul ou quanto ao arrependimento pelo seu pecado com Bate-Seba.


 Poemas de louvor, os salmos foram inicialmente transmitidos através da tradição oral e a fixação por escrito teve lugar, sobretudo através do movimento de recolha das tradições israelitas, iniciado no exílio babilônico pelo profeta Ezequiel (séculos VII-VI a.C.). Como tal, muitos destes textos são muito anteriores, sendo bastante difícil a sua crítica do ponto de vista literário estritos. Ainda assim, tendo em conta a comparação com a literatura poética coeva do Egito, da Assíria e da Babilônia, pode-se afirmar que estes poemas de Israel são um dos expoentes da poesia universal.

 
REI DAVI


David SM Maggiore.jpg
Estátua de Davi por Nicolas Cordier, Santa Maria Maggiore, Roma


Fontes Arqueólogicas

Em Israel é relativamente difícil questionar a existência histórica de Davi. Embora não existam inscrições contemporâneas que façam referência ao rei, textos não muito posteriores achados na Palestina parecem mencionar seu nome. Um desses artefatos é a chamada estela de Tel Dan, descoberta ao norte da Galileia. A estela traz um texto aramaico com a possível menção mais antiga ao nome de Davi fora da Bíblia. Também foram descobertas minas de cobre na Jordânia que podem ser uma indicação da existência do personagem bíblico Salomão, filho e sucessor do rei Davi.

Outra recente descoberta é de que arqueólogos israelenses encontraram várias peças de culto em uma jazida perto da cidade de Beit Shemesh, a cerca de 35 quilômetros de Jerusalém. Esta descoberta  permitirá interpretar a descrição que a Bíblia faz dos reinados de Davi e Salomão.
A descoberta, exposta nesta semana pelo professor Yosef Garfinkel, da Universidade Hebraica de Jerusalém, e por Saar Ganor, da Direção Israelense de Antiguidades, consiste em três caixas de pedra bem talhadas, e de até 20 centímetros de altura, usadas para conservar objetos de culto divino.
"Seu meticuloso desenho responde a descrições feitas na Bíblia do palácio e do templo de Salomão", diz Garfinkel, que está há cinco anos escavando em Khirbet Qeiyafa, também conhecido como Fortaleza Elá, um reduto circular amuralhado de 2,3 hectares e em uma localização estratégica entre as cidades filisteias e Jerusalém.
De cor bege rosada, duas das caixas têm uma espécie de pórtico cuja descrição, diz o pesquisador, aparece no primeiro livro de Reis.
 
 
 
Foram achadas em casas da cidade e sua altura é exatamente o dobro da largura - como em prédios achados em Jerusalém -, o que provam a conexão entre a que Garfinkel acredita que era a cidade bíblica de Shearaim e a Jerusalém de Davi e Salomão.
"Shearaim, que estava aqui no vale de Elá, significa 'Duas portas'. Esta cidade é a única da época do Primeiro Templo com duas portas, as demais tinham uma", ressalta.
Em Jerusalém e arredores, proliferam ruínas do Período do Segundo Templo (séculos VI a.C. a II d.C.), mas do Primeiro (século XI a.C. a 586 a.C.) existem pouquíssimos vestígios e a maioria continua sujeita a um intenso debate acadêmico e político.
Um deles é uma muralha de 70 metros com um monumental torreão e uma torre de vigilância desenterrados junto às muralhas da Cidade Antiga de Jerusalém, apresentada há dois anos como possível obra do rei Salomão.
Estruturas fortificadas do mesmo tamanho foram encontradas em Khirbet Qeiyafa, cuja construção os arqueólogos datam entre os séculos X e XI a.C., contemporâneas dos dois reis.


Aerial photograph of Khirbet Qeiyafa at the end of the 2011 excavation season


Site do projeto de escavação em Israel:

qeiyafa.huji.ac.il/





Os Salmos

Vários salmos relacionam-se com os acontecimentos que marcaram a vida do rei Davi.
 
O Salmo 59 tem a ver com a ocasião em que Saul teria enviado homens à casa de Davi para prendê-lo. Já os Salmos 34 e 56 referem-se à sua fuga de Saul. Por sua vez, o Salmo 142 foi composto quando David encontrava-se escondido na caverna de Adulão, na região do mar Morto.




 
Ao terminar a perseguição de Saul, Davi compõe o Salmo 18, ressaltando a fidelidade de Deus.
Quando é confrontado pelo profeta Natã sobre o seu adultério com Bate-Seba e a morte de Urias, Davi compõe o Salmo 51, demonstrando o seu verdadeiro arrependimento.







 
Novamente ao ser perseguido, agora por seu filho Absalão, Davi ainda escreve os Salmos 3 e 7, o que revela sua confiança no livramento de Deus.


 
Além destes citados acima, outros Salmos que se relacionam com passagens da vida de Davi seriam o 52 (depois que Doengue assassinou os 85 sacerdotes e suas famílias), o 54 (quando os zifeus tentaram traí-lo), o 57 (enquanto se escondia em uma caverna) e o 63 (enquanto escondia-se no deserto de En-Gedi).



 
Importante alertar que tais Salmos referem-se à numeração da Bíblia protestante, o que deve ser observado pelo leitor, ser diferente na Bíblia católica, porém com o mesmo conteúdo.


 A diversidade dos salmos traz uma riqueza especial à sua qualidade como exemplos de adoração. Eles tratam de toda espécie de experiência humana. Falam de vitória e alegria, e de medo e perseguição. Refletem as emoções de homens espirituais gozando comunhão com o Criador, e de pecadores sentindo falta dele. Pedem bênçãos sobre os justos e punição dos ímpios.


Fonte principal: wikipedia / imagens internet

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Férias e treino: é possível conciliar?

 
 
 
A primeira coisa que as pessoas desejam quando entram em férias é quebrar a rotina. O relógio vira um simples acessório. É comum dormir e acordar mais tarde e decidir, sem compromisso, quais serão as atividades do dia. Nesse cenário, muitas vezes, a alimentação e a prática de exercícios físicos sofrem mudanças bruscas, principalmente quando se trata de férias de fim de ano. Além de serem mais longas, elas incluem as ceias de Natal e Réveillon, com receitas típicas e bebidas alcoólicas.
Para o educador físico Marcos Paulo Reis*, é possível que o indivíduo reduza ou, até mesmo, interrompa o ritmo de exercícios, já que o descanso é fundamental para o bom treinamento. Mas tudo vai depender dos objetivos individuais e da forma com que a pessoa encara a atividade física. “Tem muito a ver com o nível de prazer que o indivíduo sente ao praticar o exercício. Alguns vão interromper o treino, outros vão aproveitar o maior tempo disponível para iniciar uma modalidade nova, assim como aqueles extremamente motivados, que já treinam, querem aproveitar o tempo livre para melhorar o desempenho. Mas o equilíbrio deve sempre estar presente”.
Marcos ressalta que é importante ficar atento à quantidade de alimentos que se consome, para não desperdiçar a dedicação de um ano inteiro. “Para manter a boa forma, deve haver um equilíbrio entre a quantidade de calorias que se ingere e se gasta. As pessoas que mantêm o ritmo de treino podem desfrutar um pouco mais das ceias. Entretanto, aquelas que param os exercícios devem controlar a quantidade de alimentos consumidos, para evitar o ganho peso. Além disso, álcool e rendimento não combinam”.
As pessoas que vão participar de provas logo no início do ano devem ter a atenção dobrada. “Quem está treinando, focado nos objetivos do começo do ano, precisa manter uma rotina um pouco mais regrada, com poucos deslizes e muito bom-senso. Caso contrário, o decréscimo da condição física será enorme”.
Para não errar, o segredo é optar por exercícios que promovam sensação de prazer. Aproveite as férias para fazer caminhadas ao ar livre, jogar bola com os amigos e andar de bicicleta com a família. E não se esqueça de manter uma alimentação equilibrada, que inclui o consumo diário de frutas, verduras, legumes e cereais integrais, e fazer uma avaliação física antes de iniciar qualquer prática esportiva.

*Marcos Paulo Reis é formado em educação Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com especialização em Treinamento Desportivo. Foi técnico da seleção brasileira de triathlon nas Olimpíadas de Sydney e Atenas e nos jogos Pan Americanos de Mar del Plata e Winepeg. Atua como colunista de revistas e rádio, comentarista de programa esportivo e diretor técnico da MPR Assessoria Esportiva, que hoje conta com mais de mil atletas, entre eles, empresários e executivos.
 
 
Matéria retirada do site da Nestlé, um site bem informativo com dicas de sáude e receitas deliciosas:
 

Perseu de Cellini

 
Benvenuto Cellini foi um artista da Renascença, escultor, ourives e escritor italiano.
 
Benvenuto Cellini.
 
Nasceu em Florença, (1500-id., 1571) onde sua família teve propriedades rurais por três gerações. Seu pai, Giovanni Cellini, construía e tocava instrumentos musicais. Seu pai desejava que ele o ajudasse a fabricar instrumentos musicais, embora tivesse uma inclinação para trabalhar metais. Mas concordou que aos quinze anos ele fosse aprender a profissão de ourives com Antonio di Sandro, chamado Marcone. Durante sua juventude, teve problemas com estripulias juvenis, sendo banido por seis meses para Siena, onde trabalhou com Francesco Castoro, chamado Fracastoro, ourives. Então mudou-se para Bolonha, onde fez progressos como ourives e começou a tocar flauta. Depois de visitar Pisa e voltar por duas vezes a Florença, foi para Roma, com dezenove anos.
Sua personalidade é uma das mais conhecidas do Renascimento italiano com a sua autobiografia (Vita, h.1558-1566). O trabalho mostra um Cellini  orgulhoso de si mesmo e narra uma vida cheia de aventuras e histórias,  revelando o ambiente cultural e social da sua vida.
A partir de 1519-1540, ele viveu em Roma, onde recebeu ordens do Papa Clemente VII. O papa o contratou como flautista. É dessa época um de seus mais celebrados trabalhos, o medalhão Leda e o Cisne (hoje em Viena), com o torso e a cabeça de Leda executados em pedra.
Em 1540 ele se mudou para a França para trabalhar no serviço de Francisco I em Fontainebleau.
A Ninfa de Fontainebleau é a primeira escultura conhecida como sua obra, de pouco antes de seu retorno a Florença motivada por problemas com o tribunal, em 1545. Já em Florença, trabalhou no serviço de Cosimo I de Medici, para quem faz bustos e esculturas em metal, entre os quais o famoso Perseu feito de bronze, localizado na Loggia dei Lanzi,  considerada sua obra-prima.
Todas essas criações são caracterizadas por traços nervosos e riqueza de detalhes. Ele escreveu dois tratados de caráter eminentemente práticos, que incluiu uma descrição detalhada de seus trabalhos e notícias sobre outros artistas do seu tempo.
 
 
Obras de Cellini
 
O Saleiro para Francisco da França
 
 
 
Leda e o Cisne
 
Perseu




Cristo - El Escorial


 
Ninfa de Fontainebleau



 
 Aquele que passar pela Piazza della Signoria, ponto central de Florença, Itália, será naturalmente atraído pela única estátua de bronze da Loggia dei Lanzi. Na primeira fila das obras primas, Perseu se apresenta no glorioso gesto do guerreiro erguendo com a mão esquerda a cabeça decepada de Medusa. 
 
 



 
 
 
 
Perseu foi projetado em cera, para aprovação de Cosimo de Médici que desqualificou Cellini em público, argumentado que bronze não era massa. Devastado por tamanho desafio, o artista reagiu com a força da lenda que retratava e provou sua qualificação também como genial engenheiro metalúrgico. Perseu foi fundido noite adentro, iluminado pelos clarões dos fornos da usina renascentista. Durante três longos dias, Cellini esperou o bronze esfriar. Então, retirou os moldes de areia. Perseu e, até a Medusa, surgiram absolutamente majestosos.
 
 
 

[Quando estivemos em Florença, meu esposo e eu, no ano de 1997,  ao passear pela Piazza della Signoria, não nos chamou a atenção o local da tal estátua. Passeamos pela Galleria degli Uffizi e pela Ponte Vecchio. Ao voltarmos pelo mesmo caminho, entramos em outra parte da galeria, tamanha foi a nossa surpresa ao nos depararmos com a explendorosa estátua. Era  Perseu, que havia sido retirada do seu local na Loggia dei Lanzi, para restauração. Como ela estava num plano mais baixo podíamos olhá-la de cima e ao seu redor, e ver assim toda a sua beleza. Que trabalho maravilhoso deste artista! ]


Mais informações sobre a vida de Cellini acessando:
consciencia.org


imagens internet

Veja também:
Fisioterapia com Você: A Bella Toscana

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

O que nos faz Soluçar



O soluço é provocado por um espasmo do diafragma, um músculo que separa o tórax do abdômen e está diretamente relacionado com a respiração. Esse espasmo é acompanhado simultaneamente pelo fechamento da glote, o que prejudica a passagem de ar para os pulmões e produz o som típico e característico do soluço. Bebês estão sujeitos a crises mais frequentes de soluço, uma vez que seu sistema nervoso ainda imaturo não atua adequadamente sobre o diafragma.
 
 
Causas
O soluço pode se benigno. Nesse caso, apesar de incômodas e desagradáveis, as crises costumam ser passageiras e autolimitadas. Elas podem ter como causa a distensão do estômago provocada pela ingestão de grande quantidade de alimentos, de bebidas carbonatadas, como os refrigerantes, ou pela deglutição de ar.
Mudanças bruscas de temperatura, tabagismo, álcool, ansiedade e estresse estão entre as outras causas possíveis do distúrbio.
No entanto, as crises de soluço podem ser recorrentes ou persistentes e terem como causa problemas ligados ao sistema nervoso central, ao metabolismo, à irritação do nervo vago ou frênico, a procedimentos cirúrgicos e pós-operatórios ou a fatores emocionais.
 
 
Diagnóstico e tratamento
Existe uma série de manobras simples, que podem ser úteis no controle das crises de soluço benigno. Algumas, de fato funcionam. É o que acontece quando o paciente interrompe a respiração ou respira dentro de um saco de papel por alguns segundos, pressiona os joelhos dobrados contra o peito ou puxa a língua para provocar vômitos e eructações, a fim de aliviar a pressão dentro do estômago.
Nos casos de soluço persistente, a preocupação deve voltar-se para a identificação e tratamento das causas. Para tanto, existem diversos tipos de medicamentos que ajudam a debelar as crises. Para os quadros mais renitentes, há ainda o recurso do bloqueio do nervo frênico.
 
 
Recomendações
Como a maior parte dos ataques de soluço dura apenas alguns minutos, é grande o número de tratamentos caseiros indicados. É muito difícil avaliar a eficácia de medidas tão empíricas, mas como são inócuas, vale a pena tentá-las no início da crise. Todavia, procure o médico se as crises durarem mais de 24 horas, principalmente se interferirem com o sono. Soluço crônico usualmente requer acompanhamento neurológico.
 
Manobras caseiras:

* Prenda a respiração por alguns segundos;
* Engula uma porção de açúcar cristal (uma colher de chá), miolo de pão ou gelo moído;
* Chupe uma fatia de limão;
* Respire repetidamente dentro de um saco de papel;
* Faça gargarejos com água;
* Puxe sua língua para provocar reações de vômito;
* Coce o céu da boca com um cotonete de algodão;
* Suspenda a úvula (campainha da garganta) com uma colher de chá;
* Erga os joelhos até o peito e incline-se sobre eles.
 

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Monumentos famosos feitos em LEGO


Lego Temple


A LEGO exhibition é uma feira criada especialmente para os fãs de LEGO ou para aqueles que apreciam obras de arte feitas com os bloquinhos de montar. O evento é uma verdadeira demonstração que LEGO não foi só feito para crianças, mas para adultos também! Entre as esculturas estão monumentos famosos e várias construções cheias de detalhes. Um grupo de legolistas de Hong Kong conhecido como Legend Bricks são os criadores do evento.















legobuilding01 Monumentos famosos feitos com Lego

legobuilding02 Monumentos famosos feitos com Lego





legobuilding04 Monumentos famosos feitos com Lego



legobuilding09 Monumentos famosos feitos com Lego


legobuilding11 Monumentos famosos feitos com Lego



Amo LEGO!


Veja também:
Fisioterapia com Você: Cenas famosas de filmes em Legos

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Filtro solar com fator alto de proteção não evita que a pele fique bronzeada

 
Muita gente acredita que o protetor solar bloqueia o sol e impede que a pele fique bronzeada. Porém, mesmo os produtos com fator de proteção acima de 50 não protegem 100% a pele contra os raios UVA, responsáveis pelo bronzeamento.
Ou seja, mesmo com filtro solar, é possível se bronzear, como afirmaram as dermatologistas Márcia Purceli e Luciana Maluf no Bem Estar desta terça-feira (15).
A única proteção 100% contra os raios UVA é física, ou seja, a roupa. De qualquer maneira, é seguro tomar sol antes das 10h e depois das 16h, sempre com protetor com FPS acima de 30 que protege também contra os raios UVB, que podem causar câncer de pele.
 
Bem Estar - Infográfico mostra como os raios solares atingem a pele (Foto: Arte/G1)
 
 
 

Mat Pilates





Pilates priva pela qualidade e não pela quantidade de repetições, tendo uma variedade de movimentos que devem ser feitos com concentração e consciência corporal, utilizando basicamente a força da gravidade sobre o corpo. A região abdominal é muito solicitada para a realização dos exercícios, que sincronizam a respiração com o movimento.

Utilizado tanto para condicionamento físico como para reabilitação, seus movimentos são realizados de acordo com os princípios básicos da concentração, controle, precisão, respiração, fluidez, centramento e por fim a consciência corporal.

Os exercícios de solo são os mais tradicionais sendo os que mais focam a ação da musculatura abdominal, podendo também ser praticados diretamente no solo ou com o auxilio de acessórios que além de ajudar desafiam o aluno a desenvolver força, flexibilidade e capacidade proprioceptiva. Estes acessórios são as bolas, rolos, flex ring (anel flexível), thera band (faixas elásticas), discos de rotação e equilíbrio e molas.

Os movimentos do Pilates Mat ou mais conhecido como Pilates Solo trabalham o seu corpo em diferentes graus de dificuldade, e por isso há a necessidade de uma avaliação do profissional para que possam ser administrados dentro da capacidade de cada um, ressaltando a importância da respiração na execução de cada movimento.


abpilates

Sobremesas tipicamente Brasileiras



Uma seleção de sobremesas típicas e deliciosas que podem ser saboreadas de norte a sul do país



 Doce típico de Recife (Pernambuco), o bolo de rolo tem aparência semelhante a de um rocambole com partes bem finas de massa de pão-de-ló entremeadas por goiabada. Hoje é encontrado por quase todo o Brasil e em versões em que o recheio pode receber doce de leite e compotas diversas.
 

 
 
Típica das mesas de Minas Gerais, a ambrosia tem ingredientes simples: leite, ovos, casca de limão, açúcar e canela levados ao fogo. Depois de esfriar, a mistura é levada à geladeira para se transformar numa delícia açucarada.
 
 
Você pode comer cocada em todo o país, mas não pode deixar a Bahia sem ter experimentado a famosa cocada de tabuleiro, vendida em Salvador pelas baianas em trajes típicos. O doce tem a versão branca e a preta, de coco queimado: ambas podem ser duras ou cremosas. Além do coco, a receita da branca tem muito açúcar, cravo e canela dissolvidos em água. Já na cocada preta, costuma-se acrescentar gengibre, açúcar queimado ou rapadura.
 
 
As confeitarias e cafés do Rio de Janeiro exibem várias delícias herdadas da corte portuguesa. Um deles é o delicado toucinho do céu, um bolo feito de gema de ovo, amêndoa e açúcar.
 
 Muito popular nas cidades do Nordeste, a tapioca ganhou fama em todo o país. Aquecida em pequenas frigideiras redondas, de ferro ou alumínio, a massa feita com goma de mandioca umedecida e levemente temperada com sal ganha recheios variados. As versões de coco ralado, queijo-de-coalho ou apenas manteiga são as mais tradicionais.
cybercook


 

A cuca de banana, sobremesa típica do Rio Grande do Sul, foi introduzida na dieta dos gaúchos pelos colonizadores alemães. A cuca tem recheio de banana nanica, canela e cobertura feita com farofa crocante.
 
 Na torta holandesa, os ingredientes são leite condensado, biscoitos maria, biscoitos cobertos de chocolate, creme de leite e chocolate meio-amargo para a cobertura. Apesar do nome, essa sobremesa supercalórica foi criada no Brasil e é difundida pelas docerias de Campinas, em São Paulo. Já entre as sobremesas típicas da Holanda, as tortas têm frutas e biscoitos.



Receitas encontradas praticamente em todos os restaurantes do Sul:

 
 
Sagu
 
 
 
 
 
 Pudim
 
nestle




Arroz de leite

tudogostoso