Pesquisar este blog

domingo, 22 de dezembro de 2013

Receitas doces de Natal

Para a época de Natal, existem diversas receitas  uma mais maravilhosa que a outra, mas tem 'receitinhas' que não podemos deixar de fazer, ou comprar, enfim de pelo menos apreciar em uma mesa natalina. Segue abaixo algumas receitas de doces:

 Panetone Tradicional

Use 3 colheres sp de fermento biológico, 1/4 xic de água, 6 colheres sp de açúcar, 500g de farinha de trigo, 1 colher café de sal, 3 ovos, 4 colheres sp de manteiga, 1 xic chá de leite, 1/2 xix de vinho branco, 1 colher sp de casca de laranja e de limão ralada, 1 xic de fruta cristalizadas, 1 xic de passas sem sementes, 1 xic de castanha-do-pará inteira ou picada, (pode substituir as frutas por pedaços de chocolate). Misture o fermento com a água, o açúcar e um pouquinho de farinha, só até formar um mingau. Cubra e deixe repousar uns 15 min ou até borbulhar. Numa vasilha grande, junte os outros ingredientes, menos as passas, as frutas cristalizadas e a castanha. Bata muito bem até levantar bolhas (deve ficar uma massa pegajosa). Cubra com um pano e deixe crescer até dobrar de tamanho (cerca de 40min). Junte as frutas cristalizadas, as passas e a castanha, ponha a massa em forma de papel própria para panetone, untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Deixe crescer novamente. Faça um corte na superfície em forma de cruz. Pincele com gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido à temperatura alta(200C) até a superfície ficar bem dourada (cerca de 40 min).

Cuca de Nozes



 Use 100 g de manteiga sem sal, 2 ovos, 1 xic de açúcar, 3 xic de farinha de trigo, 1 colher sp de fermento em pó. Para a cobertura: 150 g de nata, 1 xic de açúcar, 300g de mel, 2 xic de nozes moídas, 1 colher de chá de essência de baunilha.
Derreta a manteiga em uma panela. Misture com os ovos, o açúcar, a farinha e o fermento. Misture bem. Coloque a massa em fôrma de 42cmx28cm untada e enfarinhada. Reserve.Para a cobertura, misture a nata, o açúcar, o mel, as nozes moídas e a essência de baunilha em um recipiente. Coloque a cobertura sobre a massa. Leve ao forno preaquecido, em temperatura alta por 30 minutos. Depois, baixe o fogo e deixe por mais 10 min. Retire do forno, deixe esfriar e corte em pedaços.


Rabanadas

 





1 xic de leite, 1,5 xic de açúcar, casca de 1 limão, 4 ovos, 1 filão de pão dormido, 1 colher de sopa de canela, 2 xic de óleo para fritar.
Junte o leite com duas colheres (sopa) de açúcar e a casca do limão e leve a ferver. Retire do fogo e reserve. À parte bata os ovos com um garfo. Corte o pão em fatias e passe primeiro no leite e depois nos ovos. Frite no óleo bem quente, uma fatia por vez. Escorra num papel absorvente e passe depois num prato com uma mistura de canela e o açúcar restante. Sirva mornas.


Pavê de Damasco e Castanhas


200 gr de damasco picado(s), 3/4 xícara(s) (chá) de água, 1/2 xícara(s) (chá) de açúcar. Coloque em um refratário os damascos, a água e o açúcar. Leve ao micro-ondas por 7 a 8 minutos na potência alta. Reserve.
Para o creme: 1/2 litro(s) de leite, 2 unidade(s) de gema de ovo, 2 colher(es) (sopa) de amido de milho, 1/2 xícara(s) (chá) de açúcar, 1 colher(es) (chá) de essência de baunilha. Em outro refratário, coloque os ingredientes do creme, misture bem e leve ao micro-ondas por 6 a 8 minutos na potência alta, mexendo a cada 2 minutos. Reserve.
Cobertura: 1/2 litro(s) de creme de leite fresco, 2 colher(es) (sopa) de açúcar, 1 colher(es) (chá) de essência de baunilha. Bata o creme de leite com o açúcar e a essência de baunilha até o ponto de chantilly. Reserve
Montagem: 1 pacote(s) de biscoito champagne, 1/2 xícara(s) (chá) de leite, 100 gr de castanha-do-pará picada(s), quanto baste de damasco para decorar. Faça camadas alternadas de biscoitos umedecidos no leite, as castanhas picadas, o creme e os damascos em calda. Finalize com biscoitos. Cubra com o chantilly e decore com os damascos e as castanhas. Sirva bem gelado.
 Torta de Maçã Preguiçosa




Corte em fatias 4 maçãs sem as cascas, coloque-as em um prato untado que possa ir ao forno. Sobre as maçãs coloque 1/2 xic de açúcar e 2 colheres de canela em pó. Acrescente 100 gr de uvas passas pretas. Depois peneire 1 xic de farinha de trigo, 1 xic de açúcar e 1 colher de fermento químico. Misturar. Coloque 4 ovos inteiros numa vasilha e misture. Derreta 125 gr de margarina sem ferver. Coloque a farinha sobre as maçãs, depois os ovos batidos e por último a margarina derretida morna ou fria. Com 2 garfos puxar a farinha misturando com os ovos e as maçãs. Misture tudo lentamente. Se quiser pode polvilhar um pouco mais de canela em pó por cima. Leve ao forno médio por 25 minutos. Que delícia!

Receita da minha sogra servida de costume na noite de Natal

Nenhum comentário: