Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de junho de 2013

O Gênio Da Vinci




Leonardo da Vinci nasceu em Anchiano,  perto de Vinci, a 15 de Abril de 1452. Era filho do notário Piero di Antonio da Vinci e de uma camponesa, Catarina.
No ano do seu nascimento, o seu pai casou com uma mulher muito mais nova, Albiera di Giovanni Amadori. Leonardo foi separado da mãe aos 5 anos de idade e, a partir de então, passou a viver com o pai. 
Leonardo cresceu no campo o que poderá justificar o seu amor pela natureza. Teve uma grande paixão por cavalos que, mais tarde, foram objeto de magníficos estudos.
 
Em 1469, mudou-se para Florença onde iniciou a sua aprendizagem em pintura no atelier do célebre pintor florentino Andrea del Verrocchio (1436-1488).    

Em 1472 iniciou investigações anatômicas. Elaborou então inúmeros desenhos e esquemas do corpo humano.
 



Leonardo da Vinci foi possuidor de um espírito versátil que o tornou capaz de pesquisar e realizar trabalhos em diversos campos do conhecimento humano.
Até 1480, produziu uma série de quadros pequenos, como a Madona com Cravo, a Madona Benois e, possivelmente, também a Anunciação


Madona com Cravo



Em 1482 foi para Milão,e ofereceu os seus serviços como engenheiro, escultor e pintor a Ludovico Sforza (1451-1508). Interessou-se por questões de urbanismo e fez um projeto completo para a cidade. Projetou uma rede de canais e um sistema de abastecimento de água e de esgotos. Previu ruas alinhadas, praças e jardins públicos.  

Por volta de 1500, dedicou-se aos estudos de perspectiva e de óptica, de proporções e anatomia. Nessa época realizou inúmeros desenhos - cerca de 4 000 - acompanhados de anotações e os mais diversos estudos sobre proporções de animais, movimentos, plantar de edifícios e engenhos mecânicos.



 
Na verdade, Leonardo Da Vinci pintou pouco: o afresco da Santa Ceia (1495 a 1498), no convento de Santa Maria della Grazie, em Milão, e cerca de quinze quadros, dentre os quais destacam-se Anunciação, Gioconda e Santana, a Virgem e o Menino. Ele dominou com sabedoria um jogo expressivo de luz e sombra, gerador de uma atmosfera que parte da realidade mas que estimula a imaginação do observador. Um exemplo disso é o quadro A Virgem dos Rochedos, pintado entre 1483 e 1486, juntamente com Ambrogio e Evangelista de Predis. Um conjunto de rochas escuras faz fundo para o grupo formado por Maria, São João Batista, Jesus e um anjo. Essas figuras estão dispostas de maneira a formar uma pirâmide, da qual Maria ocupa o vértice. Essa disposição geométrica das personagens mais a luz que incide no rosto da virgem, em contraste com as rochas escuras, a torna o centro da obra. 

 
 A Virgem dos Rochedos


 Mas a nossa atenção é desviada para o Menino Jesus, o que o torna a figura principal da composição. Leonardo conseguiu isso pelo envolvimento do corpo do menino na luz, pela atitude de adoração de São João, pela mão de Maria estendida sobre a cabeça do menino e pela atitude protetora do anjo, que o apoia.

Por sua vez, a profundidade do quadro é dada pela luz que brilha muito além da escuridão da superfície das pedras.


Em 1501, trabalhou num pequeno quadro da Virgem com o Menino conhecido como Madona del Fuso.
 

Viajou pela Itália com Cesar Borgia como arquiteto e engenheiro. Desenhou mapas e outros tipos de representações geográficas

Da Vinci foi para Roma com o seu novo mecenas, Giuliano de Medici.

Em 1514/1515 iniciou uma série de experiências científicas. Entre outras coisas, planejou a drenagem dos pântanos de Pontini, a sul de Roma.
 
Após a morte de Giuliano de Medici, foi para França trabalhar na corte de Francisco I.

Estima-se que o artista tenha deixado mais de 13 mil páginas de anotações, das quais hoje restam cerca de 6 mil, abrangendo estudos de anatomia (entre eles o famoso "Homem Vitruviano", ciências, filosofia, engenharia, projetos de máquinas e armas, estudos de botânica, esboços de quadros e desenhos arquitetônicos e urbanísticos, além das pinturas  e esculturas.




Além da sua excepcional notabilidade como pintor, Leonardo da Vinci distinguiu-se como anatomista, físico, engenheiro, inventor, arquiteto, escultor, cartógrafo, geólogo, astrônomo, compositor, poeta, cozinheiro e... matemático.

Muito à frente de seu tempo, Leonardo decifrou o conceito para as invenções do helicóptero, tanque, guias e energia solar. Ele tinha o potencial para criar máquinas que poderiam ser utilizados para fins de defesa. Leonardo exibe também, um profundo conhecimento e interesse por relógios. Ele também projetou guindastes duplos para indústrias que poderiam ser utilizados para o transporte de grandes blocos com facilidade.







Da Vinci sofreu de paralisia da mão direita durante os seus últimos anos de vida. Mas isso não o impediu de desenhar e ensinar.

Morreu em Cloux em 1519, conforme a lenda, nos braços do Rei da França. Foi sepultado na Igreja de S. Florentino, em Ambroise, destruída durante a revolução francesa.
 

Curiosidade:

Leonardo da Vinci era canhoto e, numa época em que os canhotos eram tidos como enviados do diabo, a teimosia de Leonardo em continuar a escrever com a mão esquerda foi causa de alguns dissabores. Além disso, Leonardo escrevia também da direita para a esquerda, sendo apenas possível a leitura dos seus textos em frente a um espelho.






Fonte: lyspedia.com
           museoleonardo
           educ.fc.ul.pt
 


Frases de Leonardo Da Vinci:

"A lei suprema da arte é a representação do belo.”

“O olhar de quem odeia é mais penetrante do que o olhar de quem ama.”

“A experiência nunca falha, apenas as nossas opiniões falham, ao esperar da experiência aquilo que ela não é capaz de oferecer.”

“O ódio revela muita coisa que permanece oculta ao amor. Lembra-te disso e não desprezes a censura dos inimigos.”

“A mais nobre paixão humana é aquela que ama a imagem da beleza em vez da realidade material. O maior prazer está na contemplação.”

“Assim como todo o reino dividido é desfeito, toda a inteligência dividida em diversos estudos se confunde e enfraquece.”

“Para estar junto não é preciso estar perto, e sim do lado de dentro”

“Onde há muito sentimento, há muita dor”


imagens internet


Leia também:

Fisioterapia com Você: A Santa Ceia de Leonardo Da Vinci
 

Nenhum comentário: