Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de julho de 2012

Incontinência urinária - Perda de controle da bexiga




Muitas pessoas com problema de perda de controle da bexiga, o órgão que retém a urina, escondem isso de todos, inclusive do médico. Não há necessidade para isso. Na maioria dos casos, a incontinência urinária pode ser tratada e até curada. Se você tem problema de incontinência urinária não sofra em silêncio.

  Quais são os tipos de problemas de incontinência urinária?
* Estresse físico. Pode-se perder o controle da bexiga ao praticar exercício físico, rir, tossir, espirrar ou suspender objeto pesado.
* Urgência de urinar exagerada. Isso acontece quando a pessoa não segura a urina por muito tempo e não consegue chegar ao banheiro.
* Transbordamento. A bexiga está sempre cheia e pequenas quantidades de urina vazam dela.
* Misto. Algumas pessoas têm mais de um tipo de incontinência urinária.

 
O que pode causar problema de perda de controle da bexiga?
O envelhecimento não causa esse problema, mas muitos tipos de doenças ocasionam perda de controle da bexiga:
* Infecções no trato urinário ou vagina podem causar incontinência urinária.
* Alguns medicamentos ocasionam problemas na bexiga.
* Tumores no cérebro, corda espinhal ou bexiga podem fazer a pessoa perder o controle da bexiga.
* Músculos da bexiga podem estar fracos ou com reação exagerada.
* Os nervos que controlam a bexiga podem estar danificados.

Que outros problemas a incontinência urinária pode causar?
Problema na bexiga pode persistir por um longo tempo antes da pessoa procurar ajuda. Isso pode ocasionar outros problemas como:
* Erupções, infecções e feridas na pele.
* Infecções no trato urinário.
* Problemas de sono.
* Menor atividade social e sexual.
* Perda de auto-estima.
* Depressão.

 
O que o médico faz se você tiver incontinência urinária?
* O médico perguntará sobre seu histórico de saúde.
* Fará exame físico.
* Poderá pedir alguns exames de urina ou sangue, e outros testes para verificar o quão bem você pode esvaziar a bexiga.
* Pode pedir para você manter um diário de quando urina e quando tem incontinência urinária.

Como é o tratamento para incontinência urinária?
O tratamento depende do tipo de incontinência urinária e sua causa. Alguns tratamentos possíveis são:
* Treinamento para controle da bexiga.
* Exercícios para tornar os músculos pélvicos mais fortes (exercícios Kegel).
* Medicamentos.
* Cirurgia.
* Aparelhos como implante, tampão ou emplastro.
* Roupas íntimas especiais que podem reter bastante urina.

Lesões de academia




Em uma sociedade que cultua tanto o corpo, não há quem não se incomode com alguns quilinhos extras. Como resultado disso, chovem matrículas em academias. Segundo dados da Associação Brasileira de Academias (Acad) cerca de 1,7% da população freqüenta a academia e esse número tem potencial para dobrar, elevando o número de adeptos de três para seis milhões. Mas, especialistas alertam que a empolgação pela conquista de um corpo perfeito, em um curto espaço de tempo, pode levar o aluno a exagerar nos exercícios, causando lesões nos músculos e articulações.


 O ortopedista especializado em traumatologia esportiva, Dr. Sidney Schapiro, argumenta que a melhor maneira de evitar lesões é começar a praticar exercícios de maneira lenta e gradual. “Quando o aluno começa com a corda toda, querendo resolver todo o sedentarismo no primeiro dia, provavelmente terá dor”, diz.

Uma pesquisa realizada, pelo Centro Traumato-Ortopedia do Esporte (Cete), com 408 alunos de 18 grandes academias da cidade de São Paulo, incluindo filiais, além de 17 outras capitais, revelou alguns números preocupantes. Aproximadamente 28,5% dos 97 praticantes de body bump (mistura de ginástica e musculação) sofrem de dores nas costas. E, um dos vilões do joelho é o Spinning (exercícios feitos na bicicleta ergométrica), 17,6% dos 88 praticantes têm algum tipo de lesão no joelho.

Exercícios com carga leve e alongamentos são muito importantes para começar a restabelecer o equilíbrio de forças capazes de evitar a dor anterior do joelho. Na verdade, a maior incidência de problemas nessa articulação é causada pelo impacto sobre a patela (rótula). Esse impacto desencadeia um amolecimento da superfície articular. “Nessa primeira fase, o aparelho de leg press deve ser evitado, assim como exercícios em step. Exercícios aeróbicos em esteira ou bicicleta devem ser introduzidos lentamente para quem tem dor no joelho”, diz o doutor Sidney Schapiro. 

O ortopedista, diretor médico da Macabíada, mega evento esportivo que acontece em Israel no mês de julho, alerta para o fato de que o aluno deve ser acompanhado por instrutores capacitados e deve fazer uma avaliação médica para dar inicio às atividades físicas, tomando consciência de seus limites.  

Fonte: saudeesportiva


Fisioterapia com Você: Procure atividades que modelem o corpo sem prejudicar a saúde das articulações e músculos. O Pilates é uma boa dica, pois  trabalha o seu corpo, definindo os seus músculos, com ganho de flexibilidade e melhora da postura. 

sexta-feira, 27 de julho de 2012

OS BENEFÍCIOS DA EQUITAÇÃO


Fisioterapeuta revela benefícios da equitação na saúde



Se a terapia com cavalos é fundamental para a recuperação de portadores de doenças como Síndrome de Down, paralisia cerebral, distúrbios visuais, auditivos, articulares ou psicológicos, amputações, doenças reumáticas, dor e desequilíbrios, entre outros, a equitação também tem sido utilizada para trabalhar a tonificação da musculatura e favorecer o preparo físico, através de exercícios potencializados pela movimentação do animal.
A equitação é uma alternativa para quem deseja fortalecer a musculatura do corpo e melhorar a postura em um ambiente diferente das academias ou aulas de ginástica. Os exercícios são realizados com a orientação de um especialista para que sejam feitos de forma segura e aproveitando os movimentos do animal, que se assemelha aos movimentos da pelve durante a marcha humana. Durante a equitação, diferentes músculos são estimulados, entre eles os bíceps, tríceps, toda a musculatura do ombro, peitoral, abdominal, assim como os músculos da coxa e da panturrilha. Ou seja, o cavalo proporciona ao corpo movimentos rítmicos e naturais, de uma forma semelhante à marcha humana, melhorando o equilíbrio, a postura, o controle motor, a mobilidade e as atividades funcionais.
Além dos exercícios de fortalecimento, nas sessões também podem ser trabalhadas posições de relaxamento que, feitas ao ar livre, possibilitam a diminuição do estresse e aumento do bem-estar. Segundo a fisioterapeuta Letícia Junqueira, com a movimentação em cima do cavalo, associada a exercícios específicos de alongamento e enrijecimento, o praticante passa a identificar possíveis posturas erradas e corrigi-las, enquanto fortalece a musculatura do corpo. A atividade pode ser feita de uma a três vezes por semana.

CÃES TERAPEUTAS: VEJA COMO ELES AUXILIAM NA SAÚDE E NO BEM-ESTAR


Companheiros e dispostos a dar afeto a quem quer que seja, os cães terapeutas ajudam a melhorar o bem-estar dos pacientes.






















Alegres, inteligentes, companheiros e, acima de tudo, dotados de uma qualidade que nós, humanos, ainda não fomos capazes de desenvolver: dispostos a amar incondicionalmente a qualquer um, independente da aparência física, estado psicológico ou humor. Os cachorros são assim mesmo - vão chegando e distribuindo afeto ao menor sinal de interação. E é com base neste comportamento que a Terapia Assistida por Cães auxilia na recuperação de diversos públicos, como crianças internadas, com distúrbios psicológicos ou cognitivos, idosos em asilos e dependentes químicos em reabilitação.

O diretor técnico da TAC (Terapia Assistida por Cães), Vinicius Ribeiro, explica que a técnica é muito difundida em outros países, especialmente nos Estados Unidos e Europa, em países como Itália, Bélgica, Alemanha e Espanha. No Brasil, ele observa que o trabalho vem crescendo, especialmente nas regiões Sul e Sudeste. Vinicius afirma também que o cão é o animal mais utilizado para este tipo de trabalho por ser mais adaptável. “Ele é o animal mais próximo do ser humano, é fácil de adestrar e transportar. Ele entra como motivador para as praticas terapêuticas”, afirma.

O profissional reforça que já existem estudos que comprovam benefícios fisiológicos no ser humano quando em contato com os animais. Na TAC, os bichinhos atuam com uma equipe multidisciplinar, com fisioterapeutas, psicólogos, adestradores e outros profissionais, com o objetivo de trabalhar as relações afetivas entre paciente e animal, visando a melhoria do bem-estar. Entenda um pouco mais do trabalho e os benefícios para alguns tipos de público.

Crianças

Vinicius conta que o trabalho na TAC com crianças pode ser feito de duas formas – ou como visitas, ou como parte de uma terapia. O ato de brincar com os animais facilita o desenvolvimento de questões psicológicas e a estimulação cognitiva. “Ele é o motivador, vai transformar uma sessão em algo mais lúdico, quebrando o gelo entre o paciente e o terapeuta”, explica.

Ele ressalta que no caso das crianças internadas, o grande benefício é a quebra do ambiente frio, hospitalar e pouco acolhedor. “As crianças com câncer podem melhorar a imunidade, e as questões emocionais; as cardíacas, acabam tendo uma redução da pressão arterial; crianças com distúrbios psiquiátricos têm uma aproximação ao nosso mundo real e melhoras do quadro de depressão; as autistas melhoram a sociabilização, a partir da interação com os cães", analisa.

Tatiane Ichitani, coordenadora do Projeto Cão Terapeuta da ONG Cão Cidadão, também vê na prática a melhora de crianças em situação de vulnerabilidade social, que na maioria das vezes desenvolvem problemas psicológicos decorrentes de traumas experienciados nos primeiros anos de vida. “O foco principal é trabalhar a inclusão. O maior papel do cachorro é o vínculo que se cria, porque é muito difícil ter uma criança que não goste de bicho e os cães gostam da pessoa independente do que ela é.”

Ela relembra a história de uma criança que, por ter um grave problema de descamação na pele, se tornou tímida e não conversava com ninguém. “Quando ele cumprimentava as pessoas, não olhava na cara. Até que ele percebeu que o cachorro lambia a cara dele mesmo assim. Três ou quatro visitas depois, começamos a ser recebidas por ele com abraço e beijo”, ressaltou, acrescentando que o tratamento auxilia também na recuperação da autoestima.

Idosos

Muitos dos idosos que são institucionalizados têm muitas perdas de uma só vez, como a capacidade física, cognitiva, de amigos da mesma idade e da sociedade, conforme observa Vinicius. “Com essas perdas, eles têm um isolamento afetivo. Afinal, ‘para que vou me ligar emocionalmente à pessoa que esta do meu lado se ela pode falecer?’. O cachorro consegue trazer um ganho afetivo sem nenhuma perda”, observa.

Com isso, o benefício mais visível é a motivação. “Por meio desse afeto conseguimos fazer intervenções terapêuticas como fisioterapia, a pedagogia para trabalhar a memória, e a psicologia para lidar com a questão das perdas. O cachorro resgata a motivação de viver”, pontua.

Tatiane concorda que os ganhos para a faixa etária da melhor idade são muitos. “Eles decoram os nomes de todos os animais e sentem falta quando algum não vem. Até o relacionamento deles melhora, quem nunca conversava acaba interagindo por causa do cachorro”, conta. 

Pré-requisitos

De acordo com os entrevistados, não existem raças mais propensas ao trabalho de cão terapeuta, no entanto, todos precisam preencher alguns pré-requisitos. Tatiana explica que o ideal é que sejam adultos, castrados, dóceis e sociáveis. Vinicius lembra também que além de uma pré-avaliação para análise comportamental, eles passam por um treinamento para não agir agressivamente em hipótese nenhuma e não ter nenhum tipo de medo excessivo, pois isso aumentaria o estresse do animal.

Na Cão Cidadão, existem cerca de 50 cães terapeutas atuantes. Donos de cachorros interessados em participar podem mandar um e-mail para caoterapeuta@caocidadao.com.br. “O voluntário também participa ativamente dos projetos e de reuniões para entender o público e como se comportar”, enfatiza. 

Histórias felizes

Vinicius se lembra de uma história vivenciada em projeto em parceria com o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas. “Temos uma criança autista que hoje está bem mais sociável, consegue brincar com as outras crianças, interagir e entender a dinâmica familiar melhor”.

Já no Projeto Equilíbrio, a história de sucesso é a do comerciante Gastão Cervi Machado, 37, que está internado na Casa Ágape há cerca de três meses para se livrar do vício do crack. Ele conta que quando a cadelinha Ester chegou à instituição, alguns profissionais disseram que ela não tinha o perfil para cão terapeuta. “Só que eu já tinha criado um vínculo com ela em apenas dez minutos de conversa. Senti que estava acontecendo com ela o que aconteceu comigo várias vezes, pessoas me dizendo que eu não era capaz”.

Hoje, ele acredita que a amizade com a cachorrinha e o trabalho de educação que está ajudando a desenvolver são a válvula de escape para a reinserção na sociedade, para ambos. “Ela também está lutando para voltar para a sociedade. O que procuramos na droga é o prazer, que hoje, consigo encontrar através dos animais”, comemora. 



Fonte: Fisioterapia.com / Terra


quinta-feira, 26 de julho de 2012

Histórias para Aquecer o Coração - Não há amor maior


Qualquer que fosse seu alvo inicial, os tiros de morteiros caíram em um orfanato dirigido  por um grupo missionário na pequena aldeia vietnamita. Os missionários e uma ou duas crianças morreram imediatamente e várias outras crianças ficaram feridas, incluindo uma menininha de uns oito anos de idade.
As pessoas da aldeia pediram ajuda médica de uma cidade vizinha que possuía contato por rádio com as forças americanas. Finalmente, um médico e uma enfermeira da Marinha americana chegaram em um jipe apenas com sua maleta médica. Determinaram que a menina era a que estava mais gravemente ferida. Sem uma ação rápida, ela morreria por causa do choque e da perda de sangue.
Uma transfusão era imprescindível e era necessário um doador com o mesmo tipo sanguíneo. Um teste rápido revelou que nenhum dos americanos possuía o tipo sanguíneo correto, mas vários dos órfãos que não haviam sido atingidos tinham.
O médico falava um pouco de vietnamita simplificado e a enfermeira possuía uma leve noção de francês aprendido no colégio. Usando essa combinação, juntos e com muita linguagem de sinais improvisada, eles tentaram explicar para á jovem e assustada platéia que, a não ser que pudessem repor uma parte do sangue perdido da menina, ela com certeza morreria. Então perguntaram se alguém estaria disposto a doar um pouco de sangue para ajudar.
Seu pedido encontrou um silêncio estupefato. Após longos momentos, uma mãozinha lenta e hesitantemente levantou-se, abaixou-se e levantou-se novamente.
- Oh, obrigada - disse a enfermeira em francês.
- Qual é o seu nome?
- Heng - veio a resposta.
Heng foi rapidamente colocado em um catre, os braços limpos com álcool e uma agulha inserida em sua veia. Durante toda a penosa experiência, Heng permaneceu tenso e em silêncio.
Depois de algum tempo, ele soltou um soluço trêmulo, cobrindo rapidamente o seu rosto com a mão livre.
- Está doendo, Heng? - perguntou o médico.
Heng balançou a cabeça, mas, após alguns instantes, outro soluço escapou e mais uma vez ele tentou esconder o choro. Novamente o médico perguntou se a agulha o estava machucando e novamente Heng balançou  a cabeça.
Porém agora seus soluços ocasionais haviam dado lugar a um choro constante e silencioso, seus olhos apertados, o punho na boca para abafar seus soluços.
A equipe médica estava preocupada. Algo obviamente estava muito errado. Nesse momento, uma enfermeira vietnamita chegou para ajudar. Vendo o sofrimento do pequeno, ela falou rapidamente com ele em vietnamita, escutou sua resposta e respondeu com a voz reconfortante. Após um instante, o paciente parou de chorar e olhou interrogativamente para a enfermeira vietnamita. Quando ela assentiu, um ar de grande alívio se espalhou pelo rosto do menino.
Olhando para cima, a enfermeira contou calmamente para os americanos:
- Ele achou que estava morrendo. Entendeu errado. Achou que vocês haviam pedido que ele desse todo o seu sangue para que a menina pudesse viver.
- Mas por que ele estaria disposto a fazer isso? - perguntou a enfermeira da Marinha.
A enfermeira vietnamita repetiu a pergunta para o menino, que respondeu simplesmente:
- Ela é minha amiga.

Extraído do livro Histórias para Aquecer o Coração 

Profissões de alto risco para a sua Coluna Vertebral



Muitos estudos feitos em empresas investigam os problemas nas costas de todo o pessoal, incluindo os trabalhadores com tarefas diferentes e específicas. Na indústria de construção, o manobrador da grua, o condutor da escavadora e os trabalhadores não especializados pertencem todos à mesma área profissional mas suportam cargas muito diferentes na coluna. Os trabalhadores que têm de carregar grandes pesos manualmente correm um risco maior de sofrer problemas nas costas. Os trabalhadores não especializados e mais velhos correm um risco maior — todos os anos, cerca de 22% dos trabalhadores da construção civil referem problemas nas costas e são seguidos por profissionais de saúde em 17% dos casos.
As pessoas que trabalham em escritórios, que têm empregos sedentários, correm riscos, especialmente se o trabalho implicar conduzir durante longos períodos. Os condutores de caminhões, de autocarros, de tratores e os pilotos de aviões têm tendência para adquirir dores lombares numa idade mais jovem e têm maiores evidências radiográficas de doença degenerativa da coluna. A vibração dos veículos que eles conduzem pode ser um fator.




Atividades perigosas

Os fatores que se seguem aumentam as probabilidades de problemas nas costas. Com frequência, os riscos podem ser minimizados aprendendo a levantar pesos e a transportá-los corretamente, utilizando o equipamento adequado.
  • Levantar pesos manualmente.
  • Levantar objetos pesados de forma repentina.
  • Levantar um objeto inesperadamente leve.
  • Fletir-se, torcer-se e alcançar um objeto.
  • Inclinação e flexão prolongada.
  • Trabalho repetitivo com cargas mais leves.
  • Posições de trabalho estáticas — por exemplo, conduzir, montar peças de eletrônica, coser, fiar.
  • Vibração — como conduzir um trator.
  • Monotonia e insatisfação com o trabalho.
  • Carga de trabalho inaceitavelmente elevada (um máximo de metade do peso do corpo para manuseamento ocasional e 40% do peso do corpo para carga contínua eram já recomendados em 1927).
  • Tarefas de manuseamento rápido e repetitivo.
  • Alturas de trabalho inadequadas.
  • Sentar-se em cadeiras sem apoio para as costas, suporte para os braços ou que não giram.
  • Espaço inadequado para se movimentar ou voltar.
  • Má distância de visão para trabalhadores sedentários.
  • Ferramentas/controles fora de alcance fácil.
www.coluna.com / imagens internet

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Artista francesa cria origamis como arte de rua


As obras de Mademoiselle Maurice foram parar na Ásia, em Hong Kong e no Vietnã. Confira as obras da artista pelas ruas de Paris.


origami-1





comunicadores Mademoiselle Maurice Street Art Origami 16 arte  street art origami Mademoiselle Maurice frança Arte

A artista francesa trabalha com origamis, mas sua arte não consiste em apenas dobrar habilidosamente os papeizinhos da tradição japonesa. Inspirada nos anos em que passou no Japão e nos acontecimentos de 11 de março de 2011: a explosão de outra planta de Fukushima, enquanto ainda estava lá., e na linda história de Sadako Sasaki (veja no blog a postagem: a Rosa de Hiroshima), a  artista, ao seu ver, vê em seus origamis um símbolo da paz, uma maneira de revisitar esse episódio na história e em sua vida, uma homenagem a todas as vítimas desses acidentes. Ela enxerga em cada uma das formas geométricas utilizadas a representação de sentimentos como harmonia, espiritualidade, equilíbrio.
“Rainbow”, são pequenos arco-iris que torna a cidade de Paris mais linda ainda nas mãos desta artista francesa.



comunicadores Mademoiselle Maurice Street Art Origami 18 arte  street art origami Mademoiselle Maurice frança Arte


comunicadores Mademoiselle Maurice Street Art Origami 1 arte  street art origami Mademoiselle Maurice frança Arte

comunicadores Mademoiselle Maurice Street Art Origami 15 arte  street art origami Mademoiselle Maurice frança Arte


Lindas não? As cidades ficariam  bem mais alegres com este tipo de arte. 

Vida longa aos joelhos


Ninguém está imune aos males nessa articulação. Os traumas ocorrem em homens, mulheres, jovens e idosos, sedentários e atletas. Entenda quais são as melhores estratégias para poupá-los nas situações cotidianas.






O joelho é a maior e uma das principais articulações do corpo humano. É dividido em duas articulações distintas: uma entre o fêmur e a tíbia, chamada de femorotibial e outra entre o fêmur e a patela, denominada femoropatelar. É uma articulação das mais complexas, estando sempre sujeita a lesões, tanto traumáticas como em acidentes e quedas, quanto degenerativas, como desgaste e envelhecimento.
Essa articulação é formada na sua parte superior pelo fêmur, que é o osso da coxa, que roda sobre a tíbia, o osso da perna. Na parte anterior existe um osso arredondado, palpável, chamado patela (nova denominação para rótula). É formado por ossos e articulações, ligamentos e tendões, músculos, nervos e vasos sanguíneos. São responsáveis pela absorção de impactos, realização e controle de movimentos, suporte do peso corporal e dissipação da força da gravidade. "Apesar de tantos desempenhos e complexidades, os joelhos são mais vulneráveis a traumas, não só pelas suas funções mas pela localização anatômica", explica o ortopedista Maurício Póvoa Barbosa, especialista em Medicina do Esporte da Clínica Orthobone (SP).
"Um em cada três indivíduos com mais de 40 anos pode vir a ter dor articular em algum momento da vida", afirma a reumatologista Fernanda Rodrigues Lima, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Um dos principais motivos é o sedentarismo, especialmente quando as pessoas querem deixar de ser sedentárias e começam a fazer algum esporte sem acompanhamento médico. Há ainda as causas relacionadas a doenças.
As lesões de joelhos acometem homens e mulheres. O que muda é o tipo de lesão. Os homens, por exemplo, são mais suscetíveis a lesões meniscais, pois se envolvem mais em atividades com mais explosão e movimentos bruscos, como o futebol. Já as mulheres costumam ter mais sintomas relacionados à síndrome femuropatelar, pois a mecânica óssea do esqueleto feminino e a relação de força dos músculos favorecem mais esse tipo de lesão. Por outro lado, ambos os gêneros podem ser afetados por doenças reumatológicas como osteoartrite, artrite reumatoide e espondilite anquilosante, que podem dar artrite no joelho.


Tipos de dores e lesões 
Os traumas que atingem os joelhos podem ser classificados em diretos, quando são na articulação, e os indiretos, quando provocam entorses, que são uma excessiva distensão dos ligamentos e das restantes estruturas que garantem a estabilidade da articulação.

O problema mais comum é a artralgia, nome dado para dor articular. Na maioria das vezes ela é causada por uma sobrecarga mecânica na articulação, ou seja, excesso de peso, uso inadequado do joelho, musculatura da coxa fraca ou pouco alongada. Outras situações comuns dependem da idade. Nos idosos, por exemplo, temos a osteoartrite, que é o processo de desgaste da cartilagem do joelho, e nos jovens temos as tendinopatias dos tendões, que se situam na articulação dos joelhos, causada geralmente pela prática de esportes.
Também podem acontecer lesões isoladas ou combinadas. As mais comuns são a lesão cruzado anterior (LCA), que afeta o ligamento responsável pela estabilidade do joelho anteriormente, não permitindo o movimento para a frente. E a lesão no menisco medial (LMM). "As mais graves, porém, são as combinadas entre LCA e lesão cruzado posterior (LCP), que afeta o ligamento posterior, responsável pela estabilidade do joelho posteriormente, não permitindo o movimento para trás, somada às lesões de ligamentos colaterais, localizados nas laterais do joelho, responsáveis pela estabilidade lateral e medial da articulação", explica Barbosa.
Outra causa de problemas nos joelhos são as congênitas, ou seja, que surgem antes do nascimento ou nos primeiros anos de vida. Costumam se manifestar por volta dos 3 ou 4 anos de idade e são as chamadas deformidades dos joelhos varos, quando o joelho é voltado para fora e a perna para dentro, e dos joelhos valgos, quando o joelho é voltado para dentro e perna para fora, conhecido também como joelho em X. Vale salientar que o joelho varo pode ser causado também pelo raquitismo - deficiência de vitamina D.


Atividades físicas sem risco
Segundo a reumatologista Fernanda, estudos mostram que, em termos esportivos, o que conta mesmo para lesionar o joelho não é tanto o esporte, mas a condição prévia do joelho do esportista. Praticar esporte com um joelho previamente lesionado que não foi bem cicatrizado, com sobrepeso, com pouca força muscular, com pouco alongamento, aumenta a predisposição para uma osteoartrite, que é uma lesão definitiva nessa articulação. "Os esportistas profissionais são os que estão entre os com maior risco, pois a carga na articulação é muito alta. Os esportes com muito salto e muita rotação também aumentam a chance de maior lesão aguda, como o vôlei e o futebol", diz.




Como prevenir e tratar 

Os esportes repetitivos, de alto impacto e de alto contato são os que mais prejudicam os joelhos pois exigem muita força. Para fortalecer essas articulações, a natação e a bicicleta são as atividades mais indicadas, uma vez que são mais suaves.


As lesões que são mais comuns nos homens ...

A lesão no menisco costuma ser as mais comum quando o assunto é atividade física. Entenda como ela acontece:
- Os meniscos são duas estruturas cartilaginosas, que ficam dentro da articulação do joelho. São chamadas menisco medial e menisco lateral.
- Eles funcionam para amortecer e estabilizar a articulação em determinados movimentos. A lesão em geral ocorre durante um movimento rotacional abrupto da perna.
- Os sintomas são dor intensa, inchaço da articulação e pode acontecer também e sensação de bloqueio ou falseio da articulação.
- O tratamento vai depender do tipo e da extensão da ruptura. É provável que haja necessidade de algum reparo feito de forma cirúrgica.
- Algumas lesões são degenerativas e são achadas na ressonância. Nesses casos o tratamento é fisioterápico, pois estão relacionados com outras alterações na articulação do joelho.

... e nas mulheres



A articulação femoropatelar, também chamada de condromalácea, é uma condição que afeta mais o sexo feminino.

- A dor é na frente do joelho, piora quando a pessoa fica muito tempo sentada ou com o joelho muito flexionado, e pode ser acompanhada da sensação de joelho rígido.
- Na maioria das vezes, decorre de um desbalanço de forças entre os músculos que estabilizam e alinham a patela na articulação do joelho, provocado por fraqueza ou falta de alongamento dos mesmos.
- Em alguns casos, a articulação é excessivamente elástica ou tem algum problema congênito de "encaixe". Isso pode ser detectado no exame físico e com exames de imagem.
- O tratamento, na maioria das vezes, é clínico e deverá incluir exercícios de reabilitação.


O diagnóstico começa na interpretação da história que o paciente conta sobre a dor e os sintomas relacionados ao quadro junto com o exame físico, que é muito importante para definir qual ou quais componentes da articulação estão envolvidos na lesão. "Quando se suspeita de patologias reumatológicas, é importante examinar não só o joelho afetado, como também as demais articulações, pois o envolvimento pode ser do corpo todo", explica Fernanda. Mas, de maneira geral, o diagnóstico é feito pelo ortopedista mediante manobras para testar a estabilidade do joelho, podendo ser auxiliado por exames de imagem como radiografias e ressonâncias magnéticas.
Embora muita gente tema as cirurgias no joelho por acreditar que elas sejam incapacitantes, Barbosa afirma que "na verdade isso é um mito, pois atualmente há diversas técnicas com excelentes resultados. A tecnologia e o avanço da ciência fizeram com que os riscos diminuíssem quase a 0%". Barbosa concorda e afirma que "o preparo físico e muscular é importantíssimo, tanto para atletas como não atletas. Alongar, caminhar, fazer teste ergométrico periodicamente e manter o peso, através de uma alimentação balanceada, são alguns dos procedimentos que devem fazer parte da rotina de todos. É a melhor forma de manter uma vida saudável e livre de lesões".
O ortopedista e reumatologista são especialistas que cuidam do aparelho locomotor. Se a lesão é traumática, a melhor indicação é procurar um ortopedista. As demais dores de joelho, que surgiram sem relação aparente com um trauma específico, podem ser investigadas por qualquer um dos dois profissionais. Vale ressaltar que, se a dor aparece em mais de uma articulação e vem acompanhada de algum outro sintoma geral como febre, fadiga ou dor muscular, há uma chance de ser uma doença reumatológica. Nesse caso, é melhor já procurar um reumatologista.


Fonte: revistavivasaude.uol.com.br

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Feliz dia do Amigo!





    Amigo é coisa para se guardar.... 
    grande Milton Nascimento

    Amigo é coisa para se guardar
    Debaixo de sete chaves
    Dentro do coração
    Assim falava a canção que na América ouvi
    Mas quem cantava chorou
    Ao ver o seu amigo partir

    Mas quem ficou, no pensamento voou
    Com seu canto que o outro lembrou
    E quem voou, no pensamento ficou
    Com a lembrança que o outro cantou

    Amigo é coisa para se guardar
    No lado esquerdo do peito
    Mesmo que o tempo e a distância digam "não"
    Mesmo esquecendo a canção
    O que importa é ouvir
    A voz que vem do coração

    Pois seja o que vier, venha o que vier
    Qualquer dia, amigo, eu volto
    A te encontrar
    Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Sedentarismo mata tanto quanto cigarro, diz estudo

Sedentarismo (Foto: BBC)

Pesquisa aponta que uma em cada dez mortes por doenças do coração, diabetes e câncer de mama ou cólon é causada por falta de atividade física.

Um estudo divulgado a poucos dias do início das Olimpíadas de Londres diz que a falta de exercícios tem causado tantas mortes quanto o tabagismo.
A pesquisa, publicada na revista médica "Lancet", estima que um terço dos adultos não têm praticado atividades físicas suficientes, o que tem causado 5,3 milhões de mortes por ano em todo o mundo.
A inatividade física é responsável por uma em cada dez mortes por doenças como problemas cardíacos, diabetes e câncer de mama ou colorretal, diz o estudo. Os pesquisadores dizem que o problema é tão grave que deve ser tratado como uma "pandemia".
Eles afirmam que a solução para o sedentarismo está em uma mudança generalizada de mentalidade, e sugerem a criação de campanhas para alertar o público dos riscos da inatividade, em vez de lembrá-lo somente dos benefícios da prática de esportes.




Segundo a equipe de 33 pesquisadores de vários países, os governos deveriam desenvolver formas de tornar a atividade física mais conveniente, acessível e segura.
Um dos coordenadores da pesquisa é Pedro Hallal, da Universidade Federal de Pelotas (RS
"Com as Olimpíadas, esporte e atividade física vão atrair uma tremenda atenção mundial, mas, apesar de o mundo assistir à competição de atletas de elite de muitos países, a maioria dos espectadores será de sedentários", diz ele.
"O desafio global é claro: tornar a prática de atividades físicas como uma prioridade em todo o mundo para aumentar o nível de saúde e reduzir o risco de doenças."
No entanto, a comparação com o cigarro é contestada por alguns especialistas. Se o tabagismo e a inatividade matam o mesmo número de pessoas, a quantidade de fumantes é bem menor que a de sedentários, tornando o tabaco muito mais perigoso.
Para Claire Knight, do Instituto de Pesquisa de Câncer da Grã-Bretanha, "quando se trata de prevenção de câncer, parar de fumar é de longe a coisa mais importante que você pode fazer".


América Latina
Na América Latina e no Caribe, o estudo mostra que o estilo de vida sedentário é responsável por 11,4% de todas as mortes por doenças como problemas cardíacos, diabetes e câncer de mama ou colorretal. No Brasil, esse número sobe para 13,2%.
Os países com as populações mais sedentárias da região são Argentina, Brasil e República Dominicana. E a nação com a população menos sedentária é a Guatemala.
A inatividade física na América Latina seria a causa de 7,1% dos casos de doenças cardíacas, 8,7% dos casos de diabetes tipo 2, 12,5% dos casos de câncer de mama e 12,6% dos casos de câncer colorretal.
No Brasil, o sedentarismo é a causa de 8,2% dos casos de doenças cardíacas, 10,1% dos casos de diabetes tipo 2, 13,4% dos casos de câncer de mama e 14,6% dos casos de câncer de cólon.
A médica I-Min Lee, do Hospital Brigham e da Escola Médica da Universidade de Harvard, que dirigiu o estudo, assinalou que todos esses casos poderiam ter sido prevenidos se a população de cada país e região fosse fisicamente mais ativa.
Ela diz que, na região das Américas, poderiam ser evitadas cerca de 60 mil mortes por doenças coronárias e 14 mil mortes por câncer colorretal.



Desafio global
É recomendado que adultos façam 150 minutos por semana de exercícios moderados, como caminhadas, ciclismo e jardinagem.
O estudo indica que as pessoas que vivem em países com alta renda per capita são as menos ativas. Entre os piores casos está a Grã-Bretanha, onde dois terços da população não se exercitam regularmente.
A professora Lindsey Davies, presidente da Faculty of Public Health, órgão que formula políticas e normas de saúde pública da Grã-Bretanha, diz que "precisamos fazer o possível para que as pessoas cuidem da sua saúde e façam atividade física como parte da vida cotidiana".
"O ambiente em que vivemos tem um papel importante. Por exemplo, pessoas que se sintam inseguras no parque mais próximo vão evitar usá-lo", disse.


Pesquisadores brasileiros criam manta de LED para curar lesões esportivas



Ao penetrar na pele, a luz excita as moléculas e acelera o metabolismo nos músculos

 Em parceria com cientistas do Instituto de Física da USP, uma empresa de equipamentos médicos sediada em São Carlos, interior de São Paulo, criou um protótipo de manta com lâmpadas LED para tratar lesões musculares.
Os pesquisadores se valeram da capacidade de cura dos raios infravermelhos emitidos pelas lâmpadas: ao penetrar na pele, a luz excita as moléculas e acelera o metabolismo nos músculos. O tempo de recuperação de uma lesão diminui de 30% a 50% em relação à fisioterapia comum. Apesar da técnica também usar raios infravermelhos, a vantagem da manta é estimular o músculo em várias partes ao mesmo tempo.
O equipamento é colocado na perna do atleta. Os 50 pontos LED trabalham 3 conjuntos de músculos: os da região anterior e posterior da coxa e a panturrilha. Cada um recebe radiação por 10 segundos, controlada por uma central de comandos.
Além de acelerar a recuperação de lesões de grau moderado, o paciente sente menos dores. Nos testes, após 5 sessões, uma triatleta reduziu de 8 para 5 (em uma escala de 0 a 10) o nível de dor com exercícios. A previsão, segundo a MMOptics, empresa que desenvolve o produto, é que a manta chegue ao mercado no segundo semestre de 2012. 

      Editora Globo

revistagalileu.globo.com/

Fisioterapia com Você: Mais um auxílio para nós fisioterapeutas. O que não pode ocorrer é o uso destes equipamentos sem a devida orientação de um profissional qualificado.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

O uso de anti-inflamatórios e o impacto no coração



Recentemente foi divulgado um estudo publicado no British Medical Journal indicando que o uso de anti-inflamatórios não esteroides, como o diclofenaco e o ibuprofeno, pode aumentar em até três vezes os riscos de problemas cardíacos em idosos. Levantou-se a discussão sobre a restrição da venda livre desses medicamentos utilizados para reduzir a dor e inflamação, principalmente nos pacientes com osteoartrite. Há tempos sabe-se que os anti-inflamatórios, especialmente se utilizados por períodos longos, podem elevar os níveis da pressão arterial, desencadear ou agravar insuficiência cardíaca, prejudicar o funcionamento dos rins, provocar ou piorar distúrbios gástricos importantes. Além disso, eles podem influir sobre o efeito de outros medicamentos, como os anticoagulantes, por exemplo. Todos se lembram da retirada do mercado de anti-inflamatórios que aumentavam o risco de infarto do miocárdio, não?
A novidade do estudo, segundo os próprios autores, foi a demonstração de que os pacientes com osteoartrite têm uma mortalidade maior em comparação à população em geral. Os grandes fatores de risco associados ao aumento da mortalidade nestes pacientes são deficiência para caminhar, história de câncer, diabetes e doenças cardiovasculares; a combinação osteoartrite e deficiência para caminhar estão como um dos maiores riscos de morte, em função de problemas cardiovasculares e, por isso, nestes pacientes o tratamento dos fatores de risco cardiovascular deve ser muito rigoroso.
A discussão sobre a venda livre dos anti-inflamatórios merece considerações mais amplas. Muitos remédios com venda livre, sem qualquer controle, podem ser prejudiciais. Por exemplo, há uma crença de que os "produtos naturais", "extraídos de ervas", não fazem mal. Uma revisão recente, publicada no Journal of the American College of Cardiology, chamou a atenção para os malefícios que os remédios "naturais "podem causar em pacientes com doença cardiovascular e pede maior controle sobre a comercialização desses produtos.
A automedicação é, sem dúvida, um problema de resolução complexa. Cabe aos profissionais da saúde orientar os pacientes quanto aos riscos relacionados a qualquer tratamento. Cabe ao médico conhecer os possíveis efeitos indesejáveis relacionados aos medicamentos que prescreve.

Dr. Mauricio Wajngarten, cardiologista

blog.einstein

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Site seleciona as 10 melhores atrações históricas de Londres

Nas vésperas das Olimpíadas, confira uma lista dos pontos turísticos listado pelo site Telegraph. As atrações vão desde a Torre de Londres ao Palácio de Buckingh.

1 - Torre de Londres

 

Visitantes anuais: 2.414.541
Para fugir de multidões: a Whitechapel Art Gallery tem um excelente restaurante e nove galerias que mostram os principais trabalhos e artistas de coleções públicas e privadas.


2. Catedral St. Paul


 
Visitantes anuais: 1.892.467
Para fugir de multidões: a Galeria de Arte Guildhall abriga uma coleção que inclui obras de Constable e Millais, além de ter uma das maiores telas do mundo feita por John Singleton Copley.

 
3. Westminster Abbey



Visitantes anuais: 1.394.472
Para fugir de multidões: Banqueting House, em Whitehall, atrai alguns visitantes, mas vale a pena visitar e conferir a pintura no teto feita por Peter Paul Rubens.

 
4. Old Royal Navy College

Visitantes anuais: 1.274.957
Para fugir de multidões: encontre um local tranquilo em Greenwich Park ou pegue um ônibus para Eltham Palace, que também é repleto de atraentes jardins.

 
5. Casa do Parlamento
 

Visitantes anuais: 703.255
Para fugir de multidões: vá para Ebury Street, em Belgravia, onde o especialista em chocolate William Curley e sua mulher Suzue dão cursos aos finais de semana.

 
6. Hampton Court Palace
 

Visitantes anuais: 550.225
Para fugir de multidões: Bushy Park, ao norte de Hampton Court Palace, é uma opção para quem quer tranquilidade.

 
7. Palácio de Buckingham



Visitantes anuais: 413.000
Para fugir de multidões: se quiser calmaria, uma viagem curta de carro ao Cemitério Brompton pode ser uma boa pedida.

 
8. Churchill War Rooms

Visitantes anuais: 328.621
Para fugir de multidões: cruze a Westminster Bridge e faça uma das Duck Tours que partem da London Eye. É uma oportunidade de relaxar e aproveitar o rio Tâmisa.

 
9. Palácio de Kensington

Visitantes anuais: 251.817
Para fugir de multidões: visite Leighton House, em Holland Park, uma propriedade do século 19 que foi restaurada em 2010.


10. HMS Belfast


Visitantes anuais: 240.769
Para fugir de multidões: aproveite para conhecer o Museu Old Operating Theatre e Herb Garret.

Londres é um daqueles lugares para se ir De Mala e Cuia!!


sexta-feira, 13 de julho de 2012

Reduzindo a Enxaqueca com Massagens

















Um grupo de pesquisadores da USP de Ribeirão Preto (SP) tem obtido evidências positivas com uma nova técnica que promete amenizar as dores da cefaleia, ou enxaqueca, por meio de massagens em pontos estratégicos do corpo. O foco do estudo são mulheres com restrições para tomar remédios, como gestantes.
Trabalhos de respiração e de circulação sanguínea na região do pescoço já se mostram eficientes na redução de sintomas como náuseas e rigidez muscular, segundo a coordenadora do projeto, Débora Bevilaqua Grossi, que dirige os testes a voluntárias de 18 a 55 anos dentro do Centro de Reabilitação do Hospital das Clínicas (CER-HC).
Alguns medicamentos são ministrados, de acordo com a pesquisadora, como forma de ajudar as respostas do organismo. "As pacientes precisam tomar remédio, porque o tratamento multidisciplinar é mais efetivo do que uma abordagem única", afirmou Débora, ressaltando que o estudo ainda não foi concluído.
Depois de serem avaliadas, as pacientes são submetidas a um tratamento com duração de oito semanas, processo em que a pessoa vai aliviar as tensões musculares principalmente em volta do pescoço. "A fisioterapia não vai curar a enxaqueca, mas quer diminuir as sensações dolorosas que podem aumentar a dor de cabeça que elas sentem", disse Débora.
Cada sessão dura em média 40 minutos e é prescrevida duas vezes por semana. O trabalho inclui 15 minutos de respiração, cinco minutos de liberação mio facial – uma massagem suave sobre a pele -, seguida de dez minutos da chamada "massagem clássica", na região cervical e no músculo temporal – na lateral dos olhos.
Outros cinco minutos são dedicados à técnica denominada "digito compressão", em que a fisioterapeuta pressiona o dedo sobre o ponto que mais concentra dor até que a paciente se sinta aliviada. Por fim, a pessoa em tratamento é convidada a fazer alongamento.

Abandono dos remédios

A fisioterapeuta Maria Cláudia Gonçalves, que executa a massagem em caráter experimental, observa nas pacientes os primeiros resultados positivos a partir da segunda semana de tratamento.

Respostas do organismo que gradativamente evoluem de modo que quem sofra de cefaleia chegue a dispensar a ingestão de remédios que tomaria normalmente se não estivesse fazendo a terapia.

Além disso, as ocorrências de enxaqueca têm diminuído de três para um dia por semana, segundo Maria Cláudia. "O tratamento reduziu a frequência, a intensidade e a duração da dor", disse Maria Cláudia.


Fonte: fisioterapia.com

terça-feira, 10 de julho de 2012

Pilates como atividade física para pacientes Asmáticos


A terapêutica medicamentosa, a higiene ambiental e a psicoterapia ocupam-se com a s causas da crise de asma, ao passo que a atividade física orienta-se em função dos danos físicos-orgânicos e sociais que podem ser causados pela doenca, entendendo que o engajamento em programas de atividades físicas não exclui o tratamento medicamentoso e os cuidados ambientais. O profissional envolvido com essa categoria de paciente, deve conhecer os medicamentos, alergênos mais comuns e ser capaz de reconhecer a gravidade de uma crise, para, desse modo, orientar e tomar os procedimentos mais adequados em cada situação.
O programa ideal de atividades físicas adaptado ao portador de asma baseia-se em reeducação respiratória, postural e condicionamento físico.

Reeducação respiratória:
Um fator limitante para as atividades físicas do asmático é a rigidez torácica, por isso, são recomendados exercícios de desbloqueio torácico, com o objetivo de aumentar a mobilidade costovertebral. O desbloqueio torácico é anterior ao trabalho de exercícios respiratórios em razão da importância dos movimentos articulares durante a respiração. Por sua vez, os exercícios respiratórios tem como objetivo melhorar as funções ventilatórias e respiratória para evitar o aumento do volume residual. Registra-se também que esses exercícios promovem um suporte psicológico e diminue, a ansiedade. Para alcaçar essa meta é necessário conscientização dos movimentos musculares duarante a inspiração e expiração (ativa), ou seja a reeducação respiratória com ênfase no trabalho abdômino-diafragmático.


Reeducação postural:
Considerando que as alterações posturais interferem e modificam a mecânica respiratória e que as alterações respiratórias interferem e modificam as postura, temos na asma um ciclo vicioso, com sobreposição de efeitos danosos. Desse modo, torna-se evidente e necessário um trabalho com exercícios posturais, baseado na tomada de consciência sobre o controle, a manutenção e as mudanças das posturas corporais. Paralelalmente é preciso dar condições à musculatura para assumir atitudes novas. Atingir esses objetivos depende de exercícios de percepção corporal (proprioceptivos), alongamento, fortalecimento de grupos musculares responsáveis pela manutenção da postura ( paraventebrais,abdominais e glúteos) e relaxamento.

Condicionamento Físico:
Apesar de o BIE ( Broncoespasmo Induzido pelo Exercício) atingir a maioria dos asmáticos e ser um fator que pode limitar as oportunidades de realizar atividades físicas, é possível aumentar sua aptidão cardiorespiratória após um programa de condicionamento físico específico. Há um aumento de tolerância ao esforço físico que retarda o desconforto do BIE. A gravidade do quadro asmático não é, no entento, alterada. O BIE tende a aparecer depois de um esforço em torno de 70% a 90 % do VO máximo com duração média maior que 6 minutos. Portanto, as atividades aeróbicas devem ser intervaladas e trabalhadas em limites inferiores a 80% do VO máximo. A adiministracão do broncodilatador aerosol 15 minutos antes do início desse tipo de atividade é aconselhada, principalmente para aquelas crianças que apresentam uma condição física mais precaria ou se a duração do esforço ultrapassa 5-6 minutos sem pausas.
Diante desses três principais aspectos, podemos afirmar que o método Pilates possui todas as funções para auxiliar essa categoria de pacientes, por se tratar de uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e a força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir doenças.
É considerado como um exercício anaeróbico (lento e/ou moderado) visando reeducar a mecânica funcional respiratória do aluno. O profissional ou instrutor consegue administrar a intensidade ou o ritmo da respiração correta para cada caso, sempre de forma muito consciente, por isso quanto maior o controle da respiração, melhor será a percepção dos efeitos do Pilates.

Fonte: tudoperto.com.br e Luzimas Teixeira / Revista Pilates

Yakutsk, a cidade mais fria do planeta

 Há uma cidade na Sibéria que no verão as temperaturas chegam aos 30º negativos. Sinceramente, como as pessoas conseguem viver lá? Bem, tem  gente que prefere o frio ao calor, não euzinha...



Durante o pico de inverno, a temperatura média chega aos 50ºC abaixo de zero. A estrada que leva a Yakutia só pode ser enfrentada com alguma chance de sucesso durante a estação mais fria, que é quando os rios e os lagos estão congelados. Isto porque boa parte da viagem é feita sobre o gelo - com correntes nas rodas.




O medo de que os motores congelem  leva os caminhoneiros que se aventuram pela região (levando mantimentos para Yakutsk e adjacências) a viajar sempre em comboios. Muitas vezes, eles mantêm seus veículos ligados por até duas semanas.




 Recomenda-se evitar usar óculos enquanto se caminha nas ruas da cidade, porque o frio é tão intenso que ele congelará e você não conseguirá tirá-lo do rosto depois...



Mas, e o verão, não tem? a região de Yakutia tem entre duas e três semanas de calor. E calor, mesmo, pois os termômetros podem atingir os 30ºC sem problemas. É quando os habitantes de Yakutsk se abastecem para o longo inverno...


[Olhando por este ângulo, amo o nosso inverninho...]

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Grandes Pensadores: Aristóteles


Filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, as leis da poesia e do drama, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia. Juntamente com Platão e Sócrates (professor de Platão), Aristóteles é visto como um dos fundadores da filosofia ocidental. Em 343 a.C. torna-se tutor de Alexandre da Macedônia, na época com 13 anos de idade, que será o mais célebre conquistador do mundo antigo. Em 335 a.C. Alexandre assume o trono e Aristóteles volta para Atenas, onde funda o Liceu (lyceum) em 335 a.C.., cujos alunos ficaram conhecidos como peripatéticos (os que passeiam), nome decorrente do hábito de Aristóteles de ensinar ao ar livre, muitas vezes sob as árvores que cercavam o Liceu.

 Aluno de Platão, Aristóteles discorda de uma parte fundamental da sua filosofia. Platão concebia dois mundos existentes: aquele que é apreendido por nossos sentidos, o mundo concreto -, em constante mutação; e outro mundo - abstrato -, o das ideias, acessível somente pelo intelecto, imutável e independente do tempo e do espaço material. Aristóteles, ao contrário, defende a existência de um único mundo: este em que vivemos. O que está além de nossa experiência sensível não pode ser nada para nós.

Aristoteles Louvre.jpg
Aristóteles (384a.C. - 322a.C.)

 Aristóteles era natural de Estagira, na Trácia, sendo filho de Nicômaco, amigo e médico pessoal do rei macedônio Amintas III, pai de Filipe II. É provável que o interesse de Aristóteles por biologia e fisiologia decorra da atividade médica exercida pelo pai e pelo tio, e que remontava há dez gerações.
Aristóteles foi essencialmente um homem de cultura, de estudo, de pesquisas, de pensamento, que se foi isolando da vida prática, social e política, para se dedicar à investigação científica. A atividade literária de Aristóteles foi vasta e intensa, como a sua cultura e seu gênio universal.
As idéias de Aristóteles não se aplicavam somente ao mundo físico. Ele produziu tratados de lógica, considerados sua obra mais importante, bem como tratados de metafísica, física, ética e ciências naturais. Nesse último assunto, foi um dos primeiros cientistas a coletar e classificar sistematicamente espécimes biológicos. Na política, sugeriu que a forma ideal de governo era uma combinação de democracia e monarquia
Aristóteles dirigiu o Liceu até 324 a.C., pouco depois da morte de Alexandre. Os sentimentos antimacedônicos dos atenienses voltaram-se contra ele que, sentindo-se ameaçado, deixou Atenas afirmando não permitir que a cidade cometesse um segundo crime contra a filosofia (alusão ao julgamento de Sócrates). Retirou-se para Cálcis, na Eubéia, uma ilha do Mar Egeu. Nessa época, Aristóteles já era casado com Hérpiles,teve uma filha e o filho Nicômaco. Morreu a 322 a.C, aos 62 anos, vítima de uma enfermidade.
A primeira edição completa das obras de Aristóteles é a de Andronico de Rodes pela metade do último século a.C. substancialmente autêntica, salvo uns apócrifos e umas interpolações.
 

A visão Aristotélica

Observação fiel da natureza-
Platão, idealista, rejeitara a experiência como fonte de conhecimento certo. Aristóteles, mais positivo, toma sempre o fato como ponto de partida de suas teorias, buscando na realidade um apoio sólido às suas mais elevadas especulações metafísicas.

Rigor no método -
Depois de estudar as leis do pensamento, o processo dedutivo e indutivo aplica-os, com rara habilidade, em todas as suas obras, substituindo à linguagem imaginosa e figurada de Platão, em estilo lapidar e conciso e criando uma terminologia filosófica de precisão admirável. Pode considerar-se como o autor da metodologia e tecnologia científicas. Geralmente, no estudo de uma questão, Aristóteles procede por partes: a) começa a definir-lhe o objeto; b)passa a enumerar-lhes as soluções históricas; c)propõe depois as dúvidas; d) indica, em seguida, a própria solução;e) refuta, por último, as sentenças contrárias.

Unidade do conjunto - Sua vasta obra filosófica constitui um verdadeiro sistema, uma verdadeira síntese. Todas as partes se compõem, se correspondem, se confirmam.

Para Aristóteles, existem quatro causas implicadas na existência de algo:
  • A causa material (aquilo do qual é feita alguma coisa, a argila, por exemplo);
  • A causa formal (a coisa em si, como um vaso de argila);
  • A causa eficiente (aquilo que dá origem ao processo em que a coisa surge, como as mãos de quem trabalha a argila);
  • A causa final (aquilo para o qual a coisa é feita, cite-se portar arranjos para enfeitar um ambiente).
Aristóteles, detalhe da Escola de Atenas, afresco de Rafael, 1509. Museus do Vaticano, Roma

"O que é um amigo? Uma única alma habitando dois corpos. (Aristóteles)

 "Qualquer pessoa pode encolerizar-se. É fácil. Mas encolerizar-se com a pessoa certa, no grau certo, no momento certo, pela razão certa e da forma certa - isso não é fácil.

 "O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflecte.

 "A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las.

 "Alguns pensam que para se ser amigo basta querê-lo, como se para se estar são bastasse desejar a saúde...

"O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz.

 "A esperança é o sonho do homem acordado.

 "Que vantagem têm os mentirosos? A de não serem acreditados quando dizem a verdade.

 "Devemos nos comportar com os nossos amigos do mesmo modo que gostaríamos que eles se comportassem conosco.

 "Como comportar-se com os amigos? Como gostaríamos que se comportassem conosco.

"A beleza é dom de Deus.

Leia mais em: mundodosfilosofos/ wikipedia

Tempo para conviver: Os esportes também podem unir a família

Tempo para conviver

Além de todos os benefícios para a saúde que a prática esportiva traz, incentivar seu filho a fazer uma atividade física pode ser também uma ótima oportunidade para aumentar a quantidade e qualidade dos momentos em família. Para que a prática de esportes se instale na rotina de seu pequeno, é preciso que algumas coisas acompanhem a mudança, como, por exemplo, a participação dos pais e a alteração da dieta alimentar.

Acompanhe seu filho
A prática esportiva é uma ótima ocasião para a interação entre pais e filhos, inclusive porque ela provoca naturalmente a liberação de hormônios como a endorfina, responsável pela promoção do bem-estar. Com os ânimos calmos, só há vantagens em se compartilhar esse momento. Jogue e faça brincadeiras com seu filho frequentemente, exercitando os músculos e o raciocínio. Ensine e aprenda com seu pequeno a ganhar e a perder, a trabalhar em equipe, a conviver.
Os jogos de tabuleiro são um ótimo artifício para isso. Escolha um do gosto e faixa etária de seu filho, mesmo que seja apenas para curtir o momento em família. Faça disso uma rotina e selecione também um ou mais esportes (dependendo da idade do pequeno) para ele praticar, sempre respeitando seus limites. Comece a treinar com ele e mostre que você se importa com aquele momento. Antes de dar início à atividade, porém, leve seu filho a uma consulta médica para conhecer suas restrições, pois um problema respiratório pode exigir que se prefiram algumas práticas a outras.

Faça mudanças importantes na rotina
“A atividade física deve trazer com ela um conjunto de coisas, não é só praticar esportes sozinho. A alimentação tem que mudar, todo o hábito da família tem que mudar para acompanhar esse processo. O esporte é uma questão de saúde e pode deixar toda a família mais saudável”, diz a psicóloga Beatriz Acampora. De fato, a maioria dos esportes traz consigo uma filosofia de vida, que transmite disciplina e complementa a educação e personalidade da criança, permitindo que ela se desenvolva plenamente. Adaptar a rotina do pequeno e fazer alterações em sua alimentação são atos que acompanham esse processo e vêm naturalmente quando existe o apoio mútuo entre pais e filhos. Então, para ajudar seu pequeno, altere você também sua dieta alimentar.

Não pressione demais
O incentivo e acompanhamento dos pais são fundamentais na hora de estimular o pequeno à atividade física, mas deve-se tomar cuidado com a pressão exercida sobre ele. Crianças muito cobradas – em qualquer sentido – ficam sobrecarregadas e podem se tornar desnutridas, estressadas e começarem a ter dificuldades para dormir. Isso influi em seu bem-estar, saúde e até no rendimento escolar. Basta pensar que uma noite mal dormida pode se refletir em uma soneca na sala de aula.
Para uma noite de sono tranquila, deixe seu filho praticar esportes até, no máximo, as seis ou sete horas da noite. É importante que a atividade física termine até três horas antes do pequeno se deitar, para que dê tempo de baixarem as doses dos hormônios descarregados no sangue na hora do esporte (adrenalina, endorfina, etc.).
Cobre menos de seu filho e seja menos exigente com sua frequência e desempenho nos esportes. Se um dia ele não estiver disposto a ir ao treino, deixe que ele falte. Lembre-se que o momento deve ser, acima de tudo, prazeroso para o pequeno.

Cuidado com a competitividade
Se reparar que seu filho está muito fixado em vencer, é hora de intervir. “Querer melhorar é normal, mas tem que ter um freio nisso, senão a criança começará a ficar estressada”, diz a psicóloga Beatriz Acampora. O desejo intenso de ganhar deve ser observado de perto, pois provavelmente tem um fundo emocional. Muitas vezes, a vontade de provar que é bom o suficiente para chamar a atenção dos pais está por trás de tal fissura. Se necessário, procure a ajuda de um profissional.
A criança deve aprender a lidar com a competitividade de uma forma saudável, para não sofrer frustrações que poderão influir em toda sua vida futura. Converse com ela, dizendo que a prática esportiva é um momento para ela e dela, e que o desempenho entrará em foco mais tarde - e, mesmo assim, com restrições - quando ela for adolescente. Na infância, o caráter da atividade física deve ser lúdico, de lazer, constituindo um momento agradável e prazeroso, acima de tudo.

A escolha do esporte
Na hora de escolher a modalidade esportiva, tome também certo cuidado. É comum nessa hora os pais transferirem suas frustrações aos filhos - muitas vezes sem que se deem conta disso - ou matriculá-los em esportes que pretensamente irão melhor se adaptar a eles, como o basquete para crianças altas. Deixe que seu filho faça a escolha dele, experimente-a e mude depois, se for o caso. Tente interferir o menos possível nesse processo. “É importante a criança fazer o que ela gosta, e não o gosto do pai. A atividade física tem que ser um momento de lazer natural e não uma obrigação, que só gerará frustração em algum momento do desenvolvimento futuro”, afirma Beatriz Acampora.
Passe mais tempo de qualidade com o seu filho, se aproxime dele e ainda garanta uma saúde melhor para vocês dois.
Consultoria: Beatriz Acampora, mãe de Victor e Maria Clara, é psicóloga, mestre em cognição e linguagem, e professora do curso de psicologia da Universidade Estácio de Sá, onde ministra aulas sobre psicodiagnóstico infantil, pesicologia infantil, arte e terapia infantil, ludoterapia e desenvolvimento infantil.