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quinta-feira, 29 de março de 2012

Músculos precisam de sobrecarga e descanso para crescerem saudáveis




Quem quer ganhar massa magra deve fortalecer o corpo com musculação.
Hipertrofia só ocorre se a pessoa descansar a região no dia seguinte.


Emagrecer não significa necessariamente trocar gordura por músculos. Para ganhar massa magra, é preciso fortalecer o corpo com atividades como a musculação.
Além de controlar os movimentos e a postura, os músculos desempenham um importante papel na visão, na respiração e na deglutição de alimentos.
O maior músculo do corpo é chamado sartório ou costureiro e vai do quadril até o joelho. Ele trabalha na rotação e flexão da perna quando alguém senta na posição de alfaiate ou costureira – daí o nome.


Musculos (Foto: Arte/G1)

Segundo o preparador físico José Rubens D’Elia e a fisioterapeuta Márcia Viana, outros exercícios que podem ajudar a aumentar o volume da musculatura – em menor proporção do que “puxar ferro” na academia – são o pilates, a hidroginástica (principalmente com pesos) e o RPG. Este último tem uma função maior de corrigir a postura e amenizar eventuais dores nos ossos e nas articulações.
Para crescer, o músculo precisa de sobrecarga. Os estímulos que provocam sobrecarga são: aumento da carga do exercício, duração aumentada (com séries adicionais) ou uma combinação das duas.
Sempre que o músculo se adaptar à sobrecarga, devem ser adicionadas intensidade e mais carga para aumentar a resposta ao treinamento, que deve ser contínuo. Quando uma pessoa interrompe a atividade por muito tempo, pode pôr tudo a perder e ter que recomeçar praticamente do zero. E há diferença entre adquirir força e massa muscular.
Os especialistas explicaram que, após um treino de musculação com carga pesada, ocorre um aumento da produção de proteínas em 24h a 48h. É aí que os músculos crescem. Para essa hipertrofia ocorrer, porém, é essencial descansar a região no dia seguinte.
Consumir proteína e carboidratos antes ou após o exercício também melhora o desempenho, dá mais energia e ajuda a recuperar o tecido. Dormir bem, sem interrupções, é outro fator que contribui para o crescimento muscular.
Assim como a falta de sono, treinar demais, sem repouso, ter uma vida estressante e consumir álcool contribuem para um resultado ruim. Uma hora de treino por vez é suficiente para garantir o retorno esperado – mais do que isso, pode haver desgaste muscular.
Já a dor é geralmente provocada pelo resíduo de ácido lático nos músculos após as reações químicas realizadas para gerar energia.
Quando os músculos estão fracos, os espaços entre as articulações não ficam preservados, provocando a artrose, doença que não surge apenas na terceira idade. O desgaste pode começar bem antes, se houver desvios posturais e maus hábitos no dia a dia.

Fatores que contribuem para ganhar massa
- Genética
- Gênero (homens têm mais facilidade)
- Alimentação
- Tipo de treino
- Estilo de vida



Importância do fortalecimento
- Ajuda a preservar a coluna, o quadril, as pernas e os movimentos
- O impacto da contração ajuda a renovar as células ósseas, que são produzidas todos os dias
- Para crescer, o músculo também precisa passar por uma sobrecarga
- É importante manter a coluna ereta e o abdômen contraído


Benefícios da musculação
- Reduz o colesterol e a necessidade de remédios
- Garante melhor qualidade de vida
- Diminui osteopenia, osteoporose e dores
A musculação só deve ser iniciada quando os ossos pararem de crescer, após a puberdade


Alimentos que regeneram os músculos
- Leite
- Ovos
- Carnes vermelhas
- Peito de peru
- Carboidratos

De acordo com a nutricionista Patrícia Bertolucci, é bom que a pessoa tome um café da manhã completo, com fonte de proteínas como queijo, peito de peru, presunto, ovo, pão integral e uma fruta ou o suco. No almoço, carne bovina, peixe ou frango e grãos (como feijão, lentilha ou grão de bico).
As fontes de carboidrato, antes do exercício, podem ser pão ou frutas e, para depois da malhação, uma refeição mais completa com batata ou outros tubérculos. Se for uma refeição como almoço ou jantar, dê ênfase ao arroz e feijão, que dão mais energia.


Perda muscular de uma pessoa sedentária
- Dos 25 aos 50 anos: 10 %
- Dos 50 aos 80 anos: 30%
- Após os 80 anos, já foram eliminados 40%
Um jovem de 20 anos precisa de 50% da força muscular da coxa para levantar-se lentamente sem apoio. Para erguer-se rapidamente, necessita de 75 % da força da coxa. Já um idoso de 80 anos se levanta devagar usando toda a força que tem, e não consegue erguer-se rapidamente.



quarta-feira, 28 de março de 2012

A cantora Adele e o seu momento Pilates

Adele muda regime alimentar e faz Pilates para ficar mais saudável
A cantora Adele perdeu alguns quilinhos após passar por uma cirurgia nas cordas vocais, no ano passado, e, de acordo com o jornal “The Sun”, ela não quer parar por aí. Ela estaria mudando seus hábitos alimentares com o intuito de ficar mais saudável, não só para perder peso.
Segundo o jornal, Adele malha com a ajuda de um personal trainer duas vezes por semana e está fazendo Pilates, seguindo o conselho do apresentador de TV Alan Carr.
“Adele tem muito mais energia agora que parou de fumar. Ela quer muito ficar mais saudável, agora que já está com meio caminho andado para isso. Ela sempre teve vontade de experimentar Pilates, mas até alguns meses atrás não tinha tempo”, disse uma fonte.
Recentemente, a cantora foi criticada pelo estilista alemão Karl Lagerfeld, que disse que ela é “um pouco gordinha demais”. “O momento agora é de Adele. Ela é um pouco gordinha de mais, mas tem um rosto lindo e uma voz divina”, disse o estilista.
“Eu nunca quis parecer com as modelos nas capas das revistas. Eu represento a maioria das mulheres e tenho muito orgulho disso”, disse a cantora em sua defesa.

Fonte: Globo.com/Revista Pilates

terça-feira, 27 de março de 2012

Quem consome mais chocolate é mais magro, diz pesquisa

Comer chocolate faz bem ao corpo. Foto: Getty Images


Com a aproximação da Páscoa esta é uma notícia maravilhosa!

As pessoas que comem chocolate com mais frequência são mais magras, indica um estudo da Universidade da Califórnia de San Diego, que contou com a participação de 1.000 adultos. De acordo com os dados coletados entre 1999 e 2005, quanto mais vezes por semana uma pessoa consome pequenas quantidades de chocolate, mais baixo é o seu Índice de Massa Corporal (IMC), o número mais usado para determinar o nível de obesidade de um indivíduo.
Quando, no ano passado, os autores do estudo começaram a analisar os dados coletados, eles já suspeitavam que o consumo frequente e moderado de chocolate poderia ter a capacidade de neutralizar as calorias desse alimento tão adorado quanto temido. Segundo a premissa dos pesquisadores, os benefícios metabólicos do chocolate poderiam levar a uma menor deposição de gordura por caloria, contrabalançando as calorias ingeridas.
Ao consumir calorias, o corpo decide se vai depositá-las como gordura ou não. É por isso que duas pessoas com a mesma altura podem seguir uma dieta idêntica, mas não necessariamente ganhar peso da mesma forma. "Há uma variedade de fatores metabólicos que influenciam a probabilidade de as calorias serem depositadas como gordura. Meu estudo sugere que o chocolate pode, de fato, ter um impacto favorável sobre esses fatores", diz Beatrice Golomb, médica e principal autora do estudo.
Os resultados do estudo foram além das expectativas dos pesquisadores, trazendo notícias que podem tornar a vida dos amantes do chocolate ainda mais doce. O consumo de chocolate dos participantes do estudo variava de nenhuma a 20 vezes por semana. Os participantes que comiam chocolate pelo menos cinco vezes por semana apresentavam um IMC um ponto mais baixo que aqueles que não incluiam o alimento na sua dieta ou o consumiam com menos frequência.
"Esperava que a caloria do chocolate fosse neutralizada e que quem consumisse chocolate mais vezes tivesse peso semelhante ao das pessoas que não o consumissem ou o consumissem menos, mas não esperava que o IMC das pessoas que comem o alimento com mais frequência fosse mais baixo. Foi uma boa supresa", afirma Golom.
A pesquisa incluiu homens e mulheres - com uma idade média de 57 anos - com níveis de atividade semanal e consumo total de calorias diárias diferentes. Apesar das diferenças no estilo de vida dos participantes, os resultados favoráveis do consumo de chocolate foram observados em todos os que contavam com o alimento na sua dieta semanal. A quantidade ingerida de chocolate não foi relacionada ao IMC, mas a porção média consumida foi de 28 gramas. O tipo de chocolate e a forma pela qual esse foi consumido (em espécie, confeitos ou sobremesas) não impactou os resultados. O chocolate branco, no entanto, não foi considerado no estudo.

Super alimento
Diversos estudos já demonstraram as associações metabólicas favoráveis do chocolate, por ser rico em fitonutrientes antioxidantes, como a catequina, em relação a pressão arterial alta e a sensibilidade à insulina . O chocolate também pode contribuir de forma positiva com os níveis de colesterol, além de ter o poder de combater a cárie.
Este novo estudo da Universidade da Califórnia de San Diego relacionando o consumo frequente de chocolate a um IMC mais baixo apresenta ainda mais um benefício oferecido por esse alimento tão delicioso quanto, segundo sugerem os dados de inúmeros estudos recentes, saudável.
"Sempre disse que o chocolate é o meu vegetal preferido. Nosso estudo traz boas notícias para quem tem o hábito de comer chocolate e para as pessoas que queiram começar a adicioná-lo à sua dieta", diz Golomb.
A esbelta lenda de Hollywod, Katharine Hepburn, que morreu aos 96 anos, em 2003, costumava dizer que era "o produto de uma vida inteira comendo chocolate". Pelo jeito, a atriz já sabia há muito tempo o que a ciência agora está confirmando.

Fonte: saude.terra.com.br/noticias/

segunda-feira, 26 de março de 2012

Ludwig van Beethoven

[creditofoto]

Escutar atrás de si o ressoar dos passos de um gigante". Esta foi a definição que o compositor Johannes Brahms deu à Nona Sinfonia de Beethoven.

No dia 26 de março de 1827 o mundo perdia um dos maiores compositores que já existiu.

Beethoven nasceu na Alemanha, mas seu nome de família mostra a ascendência holandesa. A palavra "bettenhoven" significa canteiro de rabanetes e é o nome de uma aldeia na Holanda. A partícula "van" também é bastante comum aos nomes holandeses. O avô do compositor era da Bélgica e a família Beethoven estava há poucas décadas na Alemanha na época do nascimento de Ludwig.

O avô Beethoven trabalhava como diretor de música da corte de Colônia e era um artista respeitado. Seu filho, Johann, pai de Ludwig, o seguiu na carreira, mas sem o mesmo êxito. Johann percebeu que o pequeno Ludwig tinha talento e tratou de obrigar o filho a estudar muitas horas por dia.

Ludwig deixou a escola com apenas 11 anos e aos 13, já ajudava no sustento da casa, trabalhando como organista, cravista, músico de orquestra e professor. Era um adolescente introspectivo, tímido e melancólico, freqüentemente imerso em devaneios.

Em 1784, Beethoven tornou-se amigo do jovem conde Waldstein, que notou o talento do compositor e o enviou para Viena, na Áustria, para que se tornasse aluno de Mozart. O breve relacionamento entre os dois compositores, porém, é incerto e pode nem ter acontecido, segundo algumas fontes. Em duas semanas, Beethoven voltou para Bonn, devido à morte da mãe.

Começou então a fazer cursos de literatura, como uma forma de compensar sua falta de estudo. Teve contato com as fervilhantes idéias da Revolução Francesa e a literatura pré-romântica alemã de Goethe e Johann Schiller. Esses ideais se tornariam fundamentais na arte de Beethoven.

Em 1792, Beethoven partiu definitivamente para Viena, novamente por intermédio do conde Waldstein. Dessa vez, Ludwig havia sido aceito como aluno de Haydn - a quem chamaria de "papai Haydn". Beethoven também teve aulas com outros professores.

Seus primeiros anos vienenses foram tranqüilos, com a publicação de seu Opus 1, uma coleção de três trios, e a convivência com a sociedade aristocrática vienense, que lhe fora facilitada pela recomendação do conde. Era um pianista de sucesso e soube cultivar admiradores.

Surgiram então os primeiros sintomas da surdez. Em 1796, na volta de uma turnê, começou a queixar-se, e teve o diagnóstico uma congestão dos centros auditivos. Tratou-se com médicos e melhorou sua higiene, a fim de recuperar a boa audição. Escondeu o problema de todos.

Em 1802, por recomendação médica, foi descansar na aldeia de Heilingenstadt, perto de Viena. Em crise, escreveu o que seria o seu documento mais famoso: o "Testamento de Heilingenstadt". Trata-se de uma carta, originalmente destinada aos dois irmãos, que nunca foi enviada, onde ele reflete, desesperado, sobre sua arte e a tragédia da surdez.

O suicídio era um pensamento recorrente. O que o fez mudar de idéia foi encarar a música como missão: "Foi a arte, e apenas ela, que me reteve. Ah, parecia-me impossível deixar o mundo antes de ter dado tudo o que ainda germinava em mim."

Só em 1806, Beethoven revelou o problema, em uma frase anotada nos esboços do Quarteto n° 9: "Não guardes mais o segredo de tua surdez, nem mesmo em tua arte!".

Beethoven nunca se casou e sua vida amorosa foi uma sucessão de insucessos e de sentimentos não-correspondidos. Apenas viu realizado um amor correspondido. A revelação está na "Carta à Bem-Amada Imortal", escrita em 1812. A identidade dessa mulher nunca ficou clara e suscitou muitas especulações. Um de seus biógrafos concluiu que ela seria Antonie von Birckenstock, casada com um banqueiro de Frankfurt.

Em 1815, o irmão de Ludwig, Karl, morreu deixando um filho de oito anos para ele e a mãe da criança cuidarem. Beethoven lutou na justiça para ser seu único tutor e ganhou a causa.

Beethoven passou os anos seguintes em depressão, mas, ao sair dela em 1819, deu início a um período de criação de obras-primas: as últimas sonatas para piano, as "Variações Diabelli", a "Missa Solene", a Nona Sinfonia e, principalmente, os últimos quartetos de cordas.

Foi em plena atividade, cheio de planos para o futuro (uma décima sinfonia, um réquiem, outra ópera), que ficou gravemente doente - pneumonia, além de cirrose e infecção intestinal. Morreu no dia 26 de março de 1827.

Beethoven é reconhecido como o grande elemento de transição entre o Classicismo e o Romantismo.

A obra de Beetoven inclui uma ópera ("Fidelio"), música para teatro e balé, missas; sonatas; cinco concertos para piano, um para violino e um tríplice, para violino, violoncelo e piano; música de câmara (os quartetos de cordas) e nove sinfonias.

A Sinfonia n° 3, "Eroica", foi planejada para ser uma grande homenagem a Napoleão Bonaparte. A Nona, talvez a obra mais popular de Beethoven, marcou época. Sua grande atração é o final coral, com texto de Schiller, a "Ode à Alegria".


A Ode a Alegria

youtu.be


educacao.uol

Porto Alegre é Demais!!

240 anos meu Portinho...



Porto Alegre é a capital do Rio Grande do Sul.  Com uma área de quase 500 km², possui uma geografia diversificada, com morros, baixadas e um grande lago, o famoso "Rio" Guaíba.
A cidade constituiu-se a partir da chegada de casais açorianos em meados do século XVIII. No século XIX contou com o influxo de muitos imigrantes alemães e italianos, recebendo também espanhóis, africanos, poloneses e libaneses. Desenvolveu-se com rapidez, e hoje abriga mais de 1,4 milhões de habitantes.
A cidade ostenta mais de 80 prêmios e títulos que a distinguem como uma das melhores capitais brasileiras para morar, trabalhar, fazer negócios, estudar e se divertir. Foi destacada em anos recentes também pela ONU como a Metrópole nº1 em qualidade de vida do Brasil por três vezes; como possuindo um dos 40 melhores modelos de gestão pública democrática pelo seu Orçamento Participativo, e por ter o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as metrópoles nacionais. A empresa de consultoria britânica Jones Lang LaSalle a inclui em 2004 entre as 24 cidades com maior potencial para atrair investimentos no mundo.
Porto Alegre é uma das cidades mais arborizadas e alfabetizadas do país, é um polo regional de atração de migrantes em busca de melhores condições de vida, trabalho e estudo,e tem uma infraestrutura em vários aspectos superior à das demais capitais do Brasil.

Gonçalo de Carvalho, considerada a rua mais bonita do mundo
 Foi manchete internacional quando sediou as primeiras edições do Fórum Social Mundial e foi escolhida como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.


Estádio do Beira Rio

A capital possui uma cultura qualificada e diversificada, com intensa atividade em praticamente todas as áreas das artes, esportes e das ciências, muitas vezes com projeção nacional, além de possuir ricas tradições folclóricas e um significativo patrimônio histórico em edificações e museus.


Laçador, símbolo de Porto Alegre
Uma homenagem a Porto Alegre!


 Porto Alegre é uma cidade para se conhecer de Mala e Cuia!!

sexta-feira, 23 de março de 2012

Um simples mergulho pode trazer grandes consequências para sua coluna


No alto verão, é comum se divertir à beira de piscinas, mares ou lagos. Principalmente entre os jovens, surgem brincadeiras que podem parecer inocentes, como jogar alguém na água ou mergulhar de cabeça em ambientes ainda não explorados, mas são um grande perigo.
“Um simples mergulho em águas rasas pode causar traumatismo do crânio e consequente lesão da coluna e medula cervical, deixando a pessoa sem movimento dos membros”, alerta o Dr. Hallim Feres Junior, neurocirurgião do Einstein. No Brasil, para cada milhão de habitantes, espera-se por ano, 40 casos novos de traumatismos da coluna vertebral com comprometimento da medula espinhal.
Nossa coluna vertebral é composta pela coluna cervical, dorsal e lombo sacra, e em seu interior está a medula espinhal. A medula é o tecido responsável pela propagação dos estímulos nervosos, sendo a estrutura de onde se originam os nervos periféricos, desde o crânio até as extremidades. Quando ocorre fratura de coluna, as chances de lesão medular associada são de aproximadamente 20%.
Geralmente, os acidentes com traumatismo cervical no verão estão relacionados com acidentes de moto, carro e mergulho em água rasa. Por isso, as campanhas de prevenção são muito importantes e fundamentais no sentido de evitar este tipo de trauma. Entretanto, apesar dos avisos, a tendência é que os acidentes aumentem por conta dos esportes que estão cada vez mais radicais e populares. “Nestes casos, a melhor terapia é a prevenção”, alerta o médico.

Consequências e tratamento

As conseqüências do trauma dependem do nível da lesão, e as chances de revertê-las são progressivamente maiores em função das melhores condições de transporte, atendimento medico imediato e reabilitação multiprofissional, que propicia não apenas a melhora funcional, como também a reintrodução do paciente na vida social e profissional. Se o trauma ocorrer na medula cervical, a pessoa pode ficar tetraplégica (sem movimentos do pescoço para baixo), já na região dorsal ela pode ficar paraplégica (sem poder mover as pernas), e se lesionar a lombar, há chances de ficar sem mexer os pés e perder o controle das funções da bexiga.
O melhor tratamento é baseado na prevenção, com campanhas que visam a esclarecer os perigos, e devem ser intensificadas. Nos EUA, por exemplo, existem campanhas que alertam sobre a necessidade do primeiro pulo em local desconhecido (em piscinas, cachoeiras, represas, mar, lagos e rios) ser feito de pé para conhecer a profundidade. “É importante não pular de cabeça, principalmente quando não se vê o fundo. Os acidentes no mar, também comuns nos locais de águas turvas, costumam acontecer onde se tem a falsa impressão de boa profundidade para mergulhar”, explica o Dr. Hallim.
Nos casos de lesões vertebrais é indicado o tratamento cirúrgico com a finalidade de alinhar e estabilizar a coluna, e descomprimir as estruturas nervosas, com indicação de reabilitação na sequência. O tipo de terapia depende do nível, da intensidade da lesão que a pessoa adquiriu no trauma e das complicações que acompanham o traumatismo. Nos casos de lesão medular, a reabilitação deverá ser multiprofissional, incluindo até mesmo psicoterapia, e os resultados costumam ser gratificantes. Entretanto, vale repetir que o melhor tratamento é o profilático, ou seja, evitar o risco do acidente.

 

Primeiros Socorros

Em situações de emergência é comum as pessoas entrarem em desespero e demorar a tomar uma atitude segura. Se em uma viagem ou passeio, alguém próximo bater a cabeça e fraturar a coluna é fundamental seguir alguns cuidados:
  • Mantenha o indivíduo na horizontal com uma espécie de tábua em abaixo do corpo. “A gente nunca sabe inicialmente qual nível da coluna foi lesado”, avisa o Dr. Hallim;
  • Não manipule este indivíduo para não torcer a sua coluna;
  • Mantenha vias aéreas desobstruídas, pois pelo fato do indivíduo não conseguir se mexer devido à lesão é muito frequente casos de afogamento;
  • Procure controlar ferimentos hemorrágicos que poderão acompanhar o traumatismo da coluna vertebral;
  • Chame o socorro o mais rapidamente possível. Os médicos terão condições de imobilizar toda a coluna vertebral com um colete específico, e realizar o transporte para local especializado.
Fonte: www.einstein.br/espaco-saude/

quinta-feira, 22 de março de 2012

Remédios da Antiguidade




Como diretor científico do Instituto para Preservação das Tradições Médicas da Smithsonian, Alain Touwaide está compilando uma base de dados de plantas medicinais da antiguidade. Fluente em 12 línguas, ele tem um PhD em clássicos da Universidade Católica de Louvain (UCL) na Bélgica. A revista New Scientist perguntou a ele sobre sua missão de desenterrar sabedoria medicinal perdida em manuscritos antigos.
O que o médico da Grécia Antiga Hipócrates teria usado para tratar, por exemplo, uma dor de cabeça?
Um cataplasma — ou emplastro — feito de íris misturada com vinagre e perfume de rosa. E para dor de cabeça crônica, pepino-de-São-Gregório.
E se ele tivesse doença de estômago?
Tâmaras, caldo de galinha e alface cultivada.
Qual é o remédio mais memorável que você já encontrou?
Teias de aranha. Incrivelmente, eu encontrei teias de aranha e muitas outras materia medica mencionadas na literatura antiga quando minha mulher e eu visitamos a loja de um curandeiro tradicional na cidade turca Konya. Nos sentimos como se tivéssemos viajado 2 mil anos no tempo.
Como você descobriu esses remédios?
Eu os procuro em manuscritos antigos de bibliotecas de todo o mundo — a Biblioteca Britânica em Londres, a Biblioteca do Vaticano ou nas muitas coleções abrigadas em monastérios na península de Atos, na Grécia. É o que chamo de meu campo de trabalho. Mas muitos manuscritos estão também em bibliotecas menores espalhadas por toda Europa. Eu também acompanho o mercado de livros em antiquários.
Eu me especializei em literatura médico-farmacêutica antiga baseada na flora do Mediterrâneo, e  estudo os textos em sua língua original— grego, latim, árabe.
Na busca por novos medicamentos baseados em plantas, o brócolis é um alvo popular. Ele já foi usado como remédio no passado?
Descobrimos a riqueza de dados sobre o brócolis na literatura antiga. Originalmente era usado principalmente para tratar desordens ginecológicas. Já no século III AC era usado também para problemas digestivos, tétano e possivelmente hidropsia (retenção de líquidos). No século I DC, infecções de pele eram as doenças mais importantes tratadas com brócolis, seguidas de problemas do sistema digestivo.
Marco Pórcio Catão, cônsul de Roma, achava que todos os cidadãos romanos deviam cultivar brócolis em seus pomares para usar como uma espécie de “remédio para tudo”, e o médico grego Galen prescrevia brócolis para tratar uma condição médica que era provavelmente câncer de cólon.
Surgiram novos remédios do estudos dos antigos?
O melhor exemplo é artemisinina— o tratamento contra malária derivado da planta artemisia. A malária era uma praga no mundo antigo, e nós encontramos mais de 70 agentes de tratamento na literatura médica grega do período clássico, do século V AC ao III DC — incluindo artemisia. Ela foi identificada recentemente por farmacologistas chineses na base de sua literatura antiga.
Atualmente, temos uma série de plantas em nosso banco de dados que devem ser testadas para o tratamento de malária.

O que você aprendeu sobre a forma como as culturas antigas usavam plantas medicinais?
Os remédios deles eram baseados em um núcleo de 45 plantas, que eram cultivadas no pomar perto das casas dos pacientes.
O que é mais interessante nos escritos atribuídos a Hipócrates é que as plantas mencionadas são muito comuns: helleborus, alho, mercurialis, aipo, alho-poró, linho, anis, beterraba e repolho, entre outros. Essa lista é significativa porque mostra que comida e remédio são duas faces da mesma moeda, e que a melhor medicina é a preventiva. Mirra também era usada como antisséptico e agente antibiótico. Se você têm um desinfetante e uma boa variedade de substâncias básicas com as quais tratar muitas doenças, você tem um bom arsenal terapêutico à sua disposição.
O seu trabalho mostrou quais doenças eram mais prevalentes muitos anos atrás?
Da literatura que encontramos o grupo mais importante de doenças eram as infecções de pele, seguidas pelas do sistema digestivo, trato urinário e doenças ginecológicas. Nós não temos informação explícita sobre a epidemiologia das populações com as quais estamos trabalhando, mas podemos reconstruí-la hipoteticamente com base nos textos e restos humanos.
Você ficou tentado a tentar algum dos remédios antigos que você estuda?
Não. Eu não praticaria a auto-medicação! Estudar esses remédios antigos é uma atividade científica para mim, não uma “busca” por estilo de vida.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Dia Internacional da Síndrome de Down



Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela Down Syndrome International como o dia 21 de Março, porque esta data se escreve como 21/3 (ou 3-21), o que faz alusão à trissomia do 21. A primeira comemoração da data foi em 2006.

A Síndrome de Down é um distúrbio genético que pode afetar qualquer raça, sexo ou etnia, e este distúrbio ocorre durante a divisão celular do embrião. Em uma célula normal de um ser humano, existem 46 cromossomos divididos em 23 pares, já a pessoa que nasce com Síndrome de Down possui 47 cromossomos.
Todos que nascem com essa síndrome, possuem características iguais como os olhinhos puxados, além do processo de aprendizado que requer um pouco mais atenção.
Infelizmente, hoje em dia ainda há muito preconceito. Uma das ações que podemos contribuir para diminuir a exclusão da pessoa com síndrome de Down é o convívio social.
É muito importante a inclusão social dessas crianças. Elas são assim como outras, brincam, estudam, aprendem, porém são especiais. A criança que nasce com este distúrbio genético deve ser muito amada, estimulada pelos pais, irmãos, amigos para que assim, ela possa desenvolver todo seu potencial.    

Para saber mais sobre o tema acesse:
aprendendocomsindromededown.blogspot.com.br/

"Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito."
   Albert Einstein


segunda-feira, 19 de março de 2012

Pilates pode ajudar os Hipertensos


A Hipertensão é uma patologia cada vez mais comum entre pessoas de todas as idades e é muito comum que indivíduos com este problema acabem buscando o Pilates, para auxiliar na sua qualidade de vida, diminuir o stress, entre outros fatores relacionados à pressão arterial. O método Pilates pode ajudar muito este tipo de aluno e alcançar estes propósitos, mas alguns cuidados precisam ser tomados com relação à escolha dos exercícios para este público.

Durante a atividade física se produz mudanças na circulação sanguínea destinadas a prover um maior aporte de oxigênio aos tecidos que estão se movimentando. Este aporte maior se produz graças ao esforço do coração, pois este órgão, dependendo do esforço realizado, acaba aumentando o volume de sangue que envia ao corpo todo, uns 70 centímetros cúbicos de sangue por batida. Este valor, multiplicado por 70 batidas por minuto (a normal, em repouso) representa, aproximadamente, 5 litros por minuto. Mas durante o exercício esse volume pode chegar a se quintuplicar devido às exigências que se produz no organismo.

As necessidades metabólicas que surgem durante a atividade física são compensadas mediante adaptações do sistema circulatório central e o periférico, como o aumento da pressão arterial máxima e da frequência cardíaca, a vasodilatação periférica e a local, e uma diminuição da pressão arterial mínima. O organismo contrai as artérias das regiões onde não se necessita um alto aporte de oxigênio (nas vísceras) e dilata ao máximo as zonas de esforço (dos músculos de pernas e braços) que requerem máximo aprovisionamento de oxigênio.

Muitos índices de hipertensão podem estar relacionados a stress. Ensinar às pessoas técnicas de gestão de stress eficientes, pode conduzir a uma redução do stress e a uma diminuição conseqüente da pressão arterial e o pilates, com suas metodologia consciente, pode desempenhar um papel importante nesta aprendizagem.

Para os hipertensos, é importante associar exercício com o relaxamento. É uma maneira de prevenir o estresse pois essa dupla diminuiu a pressão sanguínea. Dentro da prática do pilates acabamos encontrando estes dois aspectos: o exercício e o relaxamento.

Deve sempre ser lembrado que alguns cuidados devem ser tomados ao se prescrever exercícios para hipertensos, evitando estimular o aumento da pressão arterial e conseqüentemente diminuir os riscos de haver alguma complicação durante a prática dos exercícios.

Fonte: ClubedoPilates/ Revista Pilates

Veja também:
Fisioterapia com Você: O Pilates e o Diabetes

sexta-feira, 16 de março de 2012

A linda história de Amy Carmichael

Amy

 

 Amy Carmichael nasceu em 16 de dezembro de 1867, na Irlanda do Norte. Era a mais velha de sete irmãos.

Amy gostava das cores e dos ruídos do mar, mas o que ela mais gostava era da cor azul. Sua mãe tinha os olhos de um azul profundo, e Amy começou então a desejar ter olhos azuis. Os seus eram castanhos. Ela pensava:

-Se eu tivesse os olhos azuis seria bem mais linda! Muito mais do que ter estes olhos comuns, de cor marrom!

A pequena Amy sempre tinha ouvido falar sobre o Filhos de Deus, o Senhor Jesus, e o Seu amor por ela. Sabia que Ele viera do céu à terra para morrer numa cruz por seus pecados e que Ele havia ressuscitado dos mortos. Amy ouvia isto a cada domingo, na igreja e também em sua própria casa, onde todas as noites havia culto doméstico, ocasião em que a família reunia-se para orar e ler a Bíblia.

“Deus responde as orações” Muitas vezes Amy tinha ouvido dizer isto. Pensando assim, Amy começou a orar para que os seus olhos se tornassem azuis. Uma noite Amy orou com muito fervor e fé. Ela não duvidou nem um pouquinho que o Senhor a responderia, porque “Deus sempre responde as orações”, como a sua mãe a ensinara. Assim pegou no sono.

De manhã, feliz, pulou da cama. Correu desesperada para no espelho.

Olhos azuis?! Não! Era o mesmo par de olhos castanhos que, agora tristonhos, refletiam-se no espelho. Não havia acontecido nada! Deus não respondera a sua oração! Tinha orado tanto… tinha sido boazinha, crera em Deus com tanta fé e, assim mesmo Ele não lhe respondera dando olhos azuis! Por quê?

Enquanto ela choramingava desapontada com Deus, algo importante aconteceu. Ela entendeu claramente o Senhor dizer no seu coração: Amy, a resposta é Não! Deus a estava guiando, mesmo que ela não entendesse e fosse muito pequena. Ele tinha um plano para a sua vida.

Quando Amy se tornou uma jovem, ela viajou para a Índia, como missionária. Logo que chegou a àquele país, ficou ansiosa para aprender a língua indiana e assim poder falar às pessoas do Deus vivo que dera o Seu Filho para morrer numa cruz, por amor a elas. Amy queria falar da ressurreição de Jesus e dizer-lhes que, somente crendo no Salvador Jesus Cristo eles poderiam obter perdão dos pecados. Amy tinha que se aproximar da cultura da Índia e não queria ser tratada como estrangeira. É que os estrangeiros eram proibidos de entrar nos templos e lugares de adoração pagãos. De falto a Índia era um lugar cheio de mistérios. Amy tinha certeza em seu coração que Deus lhe mostraria uma estratégia para evangelizar esse povo tão carente do amor de Jesus.

Após vários intentos Amy descobriu que ao passar pó de café no seu rosto e braços, a pele ficava morena, igual as das mulheres nativas. Para completar o disfarce, vestiu algumas roupas indianas, uma longa túnica branca de mangas curtas e um pano que cobria a cabeça.

Seus amigos missionários, ao verem-na vestida de indiana, disseram:

“ Você parece uma indiana mesmo!. É um ótimo disfarce!” Amy sorriu. Será que seu plano ousado funcionaria? Certamente ninguém desconfiaria do disfarce!

“É uma benção você ter olhos de cor castanhos e não ter nascido de olhos azuis como a sua mãe”, falou uma amiga. “Senão, você nunca passaria por uma mulher indiana!” disse a amiga sem saber de nada.

Olhos azuis? Repentinamente, Amy se lembrou da sua decepção quando criança. As lembranças ainda estavam bem vivas em sua mente. Ela se lembrou da resposta negativa do Senhor a sua petição de lhe dar olhos azuis. Agora entendia perfeitamente porque os seus olhos eram castanhos: ela iria precisar de olhos castanhos para o seu disfarce. De fato, Deus tinha dado a melhor resposta. Amy sabia que uma estrangeira, de olhos azuis, não ousaria entrar no templo, mesmo tentando se disfarçar. Se tentasse estaria arriscando a sua vida. Mas Amy, com seus olhos castanhos, disfarçando a cor da pele e vestindo-se como indiana, não só poderia entrar como também descobrir alguns segredos religiosos da Índia. Mas quais seriam estes segredos?

Foi disfarçada, e entrando nos templos da Índia que descobriu algo terrível, que era uma prática nessa cultura. Muitas crianças eram vendidas para os sacerdotes nos templos, para se casarem com ídolos de pedra. As crianças eram feitas prisioneiras, eram tiradas das suas casa e famílias para sempre! Como os ídolos eram de pedras, elas passavam a pertencer aos sacerdotes que cuidavam do templo, sendo as suas escravas! As inocentes crianças eram preparadas para uma vida de sofrimento, escravidão, pecado e violência. Crianças tratadas como animais selvagens! Amy encheu o coração de misericórdia, não parava de interceder e clamar por essas meninas e meninos! Deus colocara encargo por esses pequenos e por todas as crianças da Índia no coração de Amy.

Então começou o ministério de Amy na índia, o resgate dessas crianças dos templos e da escravidão do pecado.

Amy livrou centenas de crianças, as adotou e criou um lar em Dohnavur, um abrigo onde os pequenos encontravam amor e salvação. Também trabalhou na evangelização de mulheres, escreveu livros e influenciou a vida religiosa e social de toda a Índia. Por sua causa, a escravidão das crianças em rituais pagãos naquele lugar foi proibida.

Amy morou por 55 anos na Índia e lá permaneceu todos esses anos sem voltar para seu país de origem. O Senhor a chamou a sua presença aos 83 anos.

Amy, a menina que queria ter olhos azuis, aprendeu que Deus tem um plano perfeito para cada vida, e que o nosso aspecto exterior não é o que mais importa. Se não temos olhos azuis ou cabelo loiro ou alguma característica que achamos importante no nosso corpo, lembremos: Deus nos ama do jeito que somos e ele tem um plano para as nossas vidas se nos dispomos a serví-lo. Devemos nos aceitar e amar do jeitinho que o Senhor nos fez!

Site oficial: www.amycarmichael.org


quinta-feira, 15 de março de 2012

Hoje é o Dia da Escola - Escola é...poema de Paulo Freire



Escola é

... o lugar que se faz amigos.


Não se trata só de prédios, salas, quadros,

Programas, horários, conceitos...

Escola é sobretudo, gente

Gente que trabalha, que estuda

Que alegra, se conhece, se estima.

O Diretor é gente,

O coordenador é gente,

O professor é gente,

O aluno é gente,

Cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor

Na medida em que cada um se comporte

Como colega, amigo, irmão.

Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”

Nada de conviver com as pessoas e depois,

Descobrir que não tem amizade a ninguém.


Nada de ser como tijolo que forma a parede,Indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,

É também criar laços de amizade,É criar ambiente de camaradagem,

É conviver, é se “amarrar nela”!

Ora é lógico...

Numa escola assim vai ser fácil!Estudar, trabalhar, crescer,

Fazer amigos, educar-se, ser feliz.

É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.

(Paulo Freire)



Qual foi a primeira escola?

Foram as escolas fundadas na Europa no século 12. Isso se considerarmos o modelo de escola que temos hoje, com professor e crianças como alunos. Na Grécia antiga as crianças eram educadas, mas de modo informal, sem divisão em séries nem salas de aula. Já na Europa medieval o conhecimento ficava restrito aos membros da Igreja e a poucos nobres adultos.
A palavra "escola" vem do grego scholé, que significa, acredite se quiser, "lugar do ócio". Isso porque as pessoas iam à escola em seu tempo livre, para refletir. Vários centros de ensino pipocaram pela Grécia, por iniciativa de diferentes filósofos. As escolas geralmente eram levadas adiante pelos discípulos do filósofo-fundador e cada uma valorizava uma área do conhecimento. A escola de Isócrates, um exímio orador, por exemplo, era muito forte no ensino da eloqüência, que é a arte de se expressar bem. Mas as escolas multitemáticas, que contemplam as disciplinas básicas que temos hoje, como matemática, ciências, história e geografia, só surgiram entre os séculos 19 e 20.

1-2-3 DO ABC
Primeiras formas de ensino surgiram há quase 2400 anos

4000 a.C.
Por volta de 4000 a.C., os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme, considerada uma das primeiras formas de escrita. O saber escrever era ensinado em casa, de pai para filho.

387 a.C.
O filósofo grego Platão criou uma espécie de escola onde se estudavam disciplinas como filosofia e matemática por meio de questionamentos. O protótipo escolar ficava nos jardins de Academos, em Atenas - daí vem o termo "academia".

343 a.C.
Em famílias mais ricas, era comum pagar-se um preceptor, um mestre com mais conhecimentos que guiasse as crianças nos estudos. Em 343 a.C. Aristóteles, por exemplo, tornou-se preceptor de Alexandre, o Grande, rei da Macedônia.

Séc. 4 a.C.
Surgem as primeiras "escolas". Eram locais onde mestres ensinavam gramática, excelência física, música, poesia, eloqüência, mas não existiam salas de aula no sentido atual. Esse modelo dura séculos, até as escolas modernas.

859
Surge a Universidade de Karueein em Fez, no Marrocos, que existe até hoje. É considerada a primeira universidade do mundo no sentido moderno do termo - uma instituição dividida em departamentos com conhecimentos de diferentes áreas.

Séc. 12
Surgem na Europa as primeiras escolas nos moldes das atuais, com crianças nas carteiras e professores em salas de aula. Eram obras de instituições de caridade católicas que ensinavam a ler, escrever, contar e, junto, iam transmitindo as lições do catecismo.

1158
O imperador do Sacro Império Romano-Germânico Frederico Barba Ruiva funda a Universidade de Bolonha, na Itália, primeira da Europa. Na maior parte do continente, o conhecimento ficava limitado ao clero - Bolonha era exceção.

1549
É fundada a primeira escola do Brasil, em Salvador, por um grupo de jesuítas, que também funda a segunda, em 1554, em São Paulo - a data marca também a fundação da cidade. Ensinava-se a ler, escrever, matemática e doutrina católica.

1792
É criada a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, que, com o tempo, foi agregando outras especialidades e acabou tornando-se a Escola Politécnica da UFRJ. Ela ganha o nome de Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1920.

1808
Dom João VI funda a primeira faculdade do Brasil, a Faculdade de Medicina da Bahia. Lá formou-se Rita Lobato Velho Lopes, a primeira médica brasileira diplomada em território nacional. Ela jogou o chapéu pra cima em 1887.

1827
Surgem no Brasil as duas primeiras faculdades de direito. Em uma tacada só, dom Pedro I funda a Faculdade de Olinda e a do Largo São Francisco, em São Paulo. A São Francisco formou presidentes brasileiros, como Washington Luís e Jânio Quadros.

1912
É fundada a Universidade Federal do Paraná, a primeira do Brasil a já surgir com esse status.

CONSULTORIA: CARLOTA BOTO E CECILIA CORTEZ, PROFESSORAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP

quarta-feira, 14 de março de 2012

Pilates ou Musculação?


Hoje a preocupação com a saúde e bem-estar físico é grande, existem diversos estilos e modalidades de exercícios físicos, que muitas vezes nos deixam em dúvida do que praticar e porque praticar.
Essa dúvida ocorre frequentemente entre o Pilates e a Musculação, ambos são métodos eficazes, mas com características peculiares.
A musculação tem o objetivo primário de desenvolvimento da força e resistência muscular, através de um treinamento com variações de carga, tempo de concentração e velocidade controláveis, contribuindo para a saúde, bem-estar e melhora do perfil estético, ou seja, tônus e aumento de massa muscular.
Já o Pilates foca no alongamento muscular e fortalecimento da musculatura profunda à superficial, de forma equilibrada, melhorando a postura e definindo músculos sem hipertrofia. A concentração é exigida para executar os exercícios com precisão, havendo necessidade de interação entre o corpo e mente.
Podemos dizer que a maior vantagem do trabalho muscular desenvolvido pelo pilates sobre a musculação é a possibilidade de focar vários músculos simultaneamente com a ativação do CORE (músculos do assoalho pélvico e abdominais).
A opção de cada pessoa depende de sua personalidade e intenção, na maioria da vezes, quem procura o Pilates, não se adapta bem ao ambiente e rotina de academia, já quem deseja aumentar os músculos segue o caminho da musculação.
Pilates e musculação são atividades diferentes, mas que podem ser realizadas juntas, já que o Pilates é uma atividade que convive bem com qualquer tipo de treinamento esportivo. Para a instrutora Alice Becker, isso é plenamente possível: “O Pilates é a base para qualquer atividade física. A consciência corporal e a eficiência dos movimentos que ele promovem, podem ajudar na realização de uma musculação mais segura com resultados melhores e mais rápidos”.

Fonte: Blog Wellness Studio Pilates/Revista Pilates

Cearense diz ter juntado R$ 30 mil em moedas que gastaria com cigarros

Sete anos após juntar dinheiro que gastava com cigarro, Nilo comprou carro, notebooks e bicicletas, além de ter emagrecido 22 quilos.  (Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução)


Um comerciante de Fortaleza decidiu economizar o dinheiro que gastava comprando cigarros para financiar uma rotina de esportes e vida saudável. Nos últimos seis anos, Nilo Veloso disse ter juntado quase R$ 30.000,00 depositando em um cofre a quantia equivalente a cada carteira de cigarro que deixou de comprar. Antes de largar o cigarro, ele afirma que gastava cerca de R$ 15,00 ao consumir três carteiras por dia.
O dinheiro usado para financiar o vício passou a ser guardado em um cofre, de onde saiu a verba para ajudar na compra de um carro, três notebooks, três câmeras digitais e viagens para Aracaju e Buenos Aires. O comerciante usou o dinheiro também para adquirir duas bicicletas e ter uma vida saudável.”Eu rejuvenesci. Tudo melhorou: a pele, o gosto da água, a qualidade de vida, a convivência”, afirma Veloso.
 
O personal trainer Rodrigo Veloso, filho do comerciante acompanhou a mudança na rotina pai e sente orgulho da evolução. “Agora, ele tem uma qualidade de vida bem melhor. Ele está fazendo uma atividade física e procurando se alimentar melhor. Isso só traz o melhor para ele e também para os amigos”, diz.
Veloso começou a fumar com 18 anos. Segundo o Ministério da Saúde, 78% da população fumante começa antes dos 20 e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, 10% das mortes são causadas pelo cigarro. “Fiquei muito orgulhosa quando ele começou a juntar as moedinhas. Ele deu um cofrinho para cada filho e também nos incentivou a ajudar”, explica Nilane Veloso, filha do comerciante.
Sete anos após mudar a rotina, Nilo emagreceu 22kg e diz que consegue percorrer mais de 40 quilômetros nas pedaladas que faz todo domingo com outros ciclistas. Ele continua juntando o dinheiro equivalente às carteiras de cigarro que comprava e pretende usá-lo para fazer outra viagem.

terça-feira, 13 de março de 2012

O homem que salva faces

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A história do cirurgião plástico Mohammad Jawad, que deixa a Inglaterra para se dedicar a restaurar o rosto de mulheres vítimas de ataques com ácido no Paquistão

por Monique Oliveira


Nascido em Karachi, centro financeiro do Paquistão, o cirurgião plástico, 54 anos, que hoje mora em Londres, há quatro anos desconhecia que, em seu país, centenas de mulheres agonizavam em dor física e psíquica após terem seus rostos e corpos desfigurados por maridos ciumentos ou pretendentes rejeitados. Atualmente, viaja da Inglaterra à terra natal a cada três meses com a missão de restaurar a face dessas vítimas. Sua história virou filme – “Saving Face” –, ganhador, na última semana, do Oscar de melhor curta-documentário. “Espero que as pessoas entrem em contato com essa dura realidade”, disse Jawad à ISTOÉ. “Deformadas, com uma aparência monstruosa, essas mulheres perdem a porta de comunicação com o mundo.”

Os ataques são feitos com os ácidos nítrico e sulfúrico. Os produtos derretem a pele e não raro condenam suas vítimas à cegueira permanente (leia mais no quadro). Jawad recuperou o rosto de mais de 40 mulheres – em média, cada uma se submete a 30 procedimentos, que podem incluir transplante de pele e o uso de biomateriais.

Duas delas têm seus dramas retratados no documentário. Zakia, 39 anos, foi atacada pelo ex-marido. Rukhsana, 25 anos, pelo marido. Ambas lutam para que os agressores sejam presos. No Paquistão, porém, a lei não é clara sobre a punição a esse tipo de ataque. Se condenados, os homens não ficam mais do que cinco anos presos. Em dezembro de 2011, uma nova lei foi aprovada, prevendo pena de 14 anos. “Mas não sabemos se será aplicada. Por enquanto, temos que interferir da maneira que podemos, fazendo alguma coisa”, diz Jawad. “Zakia já busca o filho na escola sem véu”, comemora.

A história que levou o cirurgião a prestar assistência às paquistanesas começou no Reino Unido, com um caso conhecido. Ele foi o responsável pela recuperação do rosto da ex-modelo britânica Katie Piper, que sofreu ataque por ácido sulfúrico a mando do ex-namorado Daniel Lynch. O médico tornou-se referência em reconstrução da face por queimaduras. Não demorou a ser procurado pela Associação de Sobreviventes de Ataques por Ácido do Paquistão, quando conheceu uma outra realidade de seu país: no cordão de Saraiki, região que reúne grupo étnico islâmico com fortes raízes patriarcais, e longe de onde o cirurgião nascera, cerca 100 mulheres são atacadas por ano. Os dados são oficiais. Já a Associação de Mulheres Progressistas do Paquistão, registrou 7,8 mil ataques num período de 14 anos.

Agora, o médico está empenhado em juntar recursos e voluntários para abrir sua própria fundação. Quer dar formação a cirurgiões locais e combater a prática dos ataques. “Eles representam o extremo da ira humana”, diz.

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Fonte: istoe.com.br/

Mohammad Jawad é Gente que faz a diferença!!