Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O Dorso Curvo



 O dorso curvo (ou cifose dorsal) é uma "acentuação da curva fisiológica da coluna dorsal". Na sua forma mais grave, além de danos superficiais, pode provocar um achatamento das vértebras anteriormente e  insuficiência respiratória.  
 
Pode se localizar, por vezes,  na parte inferior da coluna,  também chamada de"cifose-dorso lombar."
Ao contrário de escoliose, leva mais facilmente à dor na coluna na idade adulta , em particular na cifose dorso-lombar.
 
 
Causas
 
Na maioria dos casos isto ocorre devido a má postura.
Em outros casos, pode ser um problema do crescimento das vértebras, a qual é chamada osteocondrose ou osteocondrite, ou doença de Scheuermann: as vértebras em vez de crescerem na forma de cubos, crescem em forma de cunhas, e isto facilita o curvamento das vertébras para a frente.
 

 

Reconhecimento e evolução

O dorso curvo, como ocorre na escoliose, manifesta-se por sinais particulares, que devem ser cuidadosamente considerados pelo médico, a fim de se fazer um diagnóstico correto.

Coluna Vertebral vista lateral - curvaturas normais

Qualquer curvatura quando aumentanda, ou seja, acima de um ângulo tido como normal, pode ser  considerada uma alteração postural, podendo ser esta alteração leve ou grave.

Para distinguir um dorso curvo (doença real) de uma postura cifótica (má postura), deve-se realizar uma extensão (alinhamento) da coluna ascendente,  se a coluna dorsal é rígida e não fica totalmente alinhada, então pode-se considerar como um dorso curvo (doença real), mas se ocorre um alinhamento então podemos dizer que é apenas  má postura.


                          

 
O dorso curvo é agravado, assim como ocorre na escoliose, especialmente durante a fase de crescimento, durante a puberdade (10-13 anos  para o sexo feminino e  12-15 anos para o sexo masculino), até o fim da maturação óssea (1-2 anos após o final do crescimento da estatura). É comum estar associada a encurtamentos musculares, principalmente dos músculos isquiotibiais, peitorais e flexores de quadril. Não apresenta complicações neurológicas e na maioria dos casos não é progressiva. É chamado de Dorso Curvo Juvenil.



 
Em cada 10 casos de dorso curvo, 8  ocorrem no sexo masculino.
 
www.isico.it/ / imagens internet
 
 
Tratamento
 
 
Dorso Curvo Postural 
 
Pode ser tratado com intervenções clínicas simples, como a ginástica postural (Pilates, musculação, natação) ou terapia manual (RPG, Cadeias Musculares).
 
 
O Dorso Curvo
 
O tratamento neste caso depende de sua severidade e extensão.
Nas curvas com ângulos de Cobb menores do que 500 o acompanhamento clínico semestral é suficiente e deve permanecer até a maturidade óssea. As intervenções fisioterapêuticas podem evitar compensações posturais e dores futuras.
 
 
 
Nas curvas entre 500 e 800 o uso de coletes corretivos associados à fisioterapia é bem indicado. Nestes casos o trabalho muscular sobre os extensores de coluna, Isquiotibiais e abdominais são importantes.
 
 
Coletes
 
 Os coletes mais utilizados são: Milwaukee (quando o ápice da curva está próximo da 7a vértebra torácica) ou OTLS (quando este ápice está distal a esta vértebra).
 
Colete OTLS
 
 
O uso de espaldeira, para a melhora da postura, é bem indicado quando acompanhado de um tratamento postural adequado.
 
No caso de curvas superiores a 800 ou curvaturas progressivas a cirurgia pode ser indicada. A fisioterapia tem sua importância no pré e pós-cirúrgico auxiliando na recuperação do paciente.
 
 
Dorso curvo no Adulto
 
O aumento da curvatura dorsal na fase adulta, pode estar associada com a osteoporose. Esta doença é considerada silenciosa, pois durante a sua progressão pode ser assintomática.
 
Pode ocorrer dores ósseas, habitualmente presentes na coluna vertebral, sobretudo, nos segmentos dorsal e lombar. Estas dores agravam-se com os movimentos mais bruscos, e só acalmam em repouso.
 
 
O dorso curvo (cifose dorsal) e a escoliose (curvatura lateral) lombar e dorsal aparecem com grande frequência no indivíduo que tem osteoporose. Com a progressão da cifose dorsal há projeção para baixo das costelas e consequente aproximação à bacia, provocando dor local.
 


imagens internet


Veja Também:
Fisioterapia com Você: Reeducação Postural Global - R.P.G

Nenhum comentário: