Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Coluna boa, sem cirurgia

Pesquisa revela que somente 10% dos casos de hérnia de disco precisam de operação. A grande maioria é curada com terapias não agressivas
i97452.jpg
Os números dão o tamanho do sofrimento: cerca de 5,4 milhões de brasileiros sofrem de hérnia de disco, um problema caracterizado pelo deslocamento da estrutura que existe entre as vértebras da coluna. É responsável por grande dor e, em vários casos, exige o afastamento dos pacientes das atividades diárias. Em geral, é muito comum que eles sejam logo encaminhados para uma cirurgia corretiva, o que implica riscos inerentes a qualquer operação, como o de sofrer reações à anestesia ou ser vítima de infecções.
Um estudo divulgado na semana passada, porém, mostrou que esta deveria ser a última estratégia a ser pensada. Publicado na Revista da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos, o trabalho afirma que cerca de 90% dos indivíduos portadores de hérnia de disco podem se recuperar se fizerem uso de técnicas como fisioterapia, acupuntura, reeducação postural global (RPG) e analgésicos durante três meses. Ou seja, apenas 10% têm verdadeiramente indicação para cirurgia. A conclusão foi baseada em uma ampla revisão de diversas pesquisas que haviam sido realizadas sobre o tema.
O resultado vem ao encontro do que têm defendido médicos mais especializados no assunto, como o reumatologista José Goldenberg, de São Paulo. "A cirurgia só deve ser uma opção quando não há resposta terapêutica a um tratamento de no mínimo oito semanas envolvendo fisioterapia, outras técnicas e medicamentos", defende. Goldenberg já se acostumou a receber em seu consultório pacientes em busca de uma segunda opinião, após ouvirem de seus médicos que precisavam submeter-se a uma operação. "Posso dizer com certeza que pelo menos 70% dos doentes que me procuram com hérnia dizem ter tido indicação cirúrgica", afirma.
Untitled-1.jpg
A publicitária Suely Souza Nascimento foi uma delas. "A ideia de ficar imobilizada na cama depois da cirurgia me assustava", conta. "Além disso, não havia certeza de que seria curada." Após sessões de RPG, acupuntura e fisioterapia, feitas sob a orientação de Patrícia de Almeida, ela voltou a realizar atividades que não conseguia mais fazer, como dirigir. E esqueceu a cirurgia.
Suely tocou em um ponto importante. Além de todo o desgaste que causa ao paciente do ponto de vista físico e emocional, a operação nem sempre é sinônimo de recuperação total. Segundo o fisioterapeuta Helder Montenegro, do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral, pelo menos 50% dos pacientes que passam por uma cirurgia voltam a ter dor após dois anos do procedimento.
O fisioterapeuta é o criador de uma técnica que une os movimentos manuais da fisioterapia com o uso de aparelhos que estimulam o fortalecimento muscular do abdome e das costas. "Essa associação reduz a dor e melhora a postura, contribuindo para resolver o problema", garante Montenegro.
Foi a esse recurso que recorreu a jogadora de vôlei de praia Larissa França, tricampeã mundial. Em 2002, uma crise a deixou longe das quadras e sem andar por 22 dias. Provocado por excesso de esforço físico repetitivo, seu caso teve uma primeira indicação para cirurgia. "Meu médico me disse que mesmo fazendo a intervenção não poderia voltar a jogar", conta. A atleta não fez a operação e passou quatro meses submetendo-se ao método desenvolvido pelo fisioterapeuta. "Voltei a competir e, desde então, vivo em paz com a minha coluna."
i97453.jpg
Há algumas atitudes que podem prevenir o surgimento da hérnia. Entre elas, manter uma postura correta, evitar o ganho de peso e fazer exercícios físicos regularmente.
 

Fisioterapia com Você: Os cuidados com a coluna vertebral devem partir desde a infância no cuidado ao sentar corretamente, manter uma boa postura, evitar o uso de mochilas pesadas, aumento de peso tanto na infância quanto já na fase adulta. Observar os desvios posturais desde cedo evitam problemas posturais e dores no futuro. Dor constante é sinal de que algo não vai bem. Procure um médico para avaliação. Ao ser encaminhado para a Fisioterapia informe-se dos métodos utilizados pelo profissional para o tratamento mais adequado.


Veja também:
Fisioterapia com Você: Reeducação Postural Global - R.P.G
 

Nenhum comentário: