Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de julho de 2012

Lesões de academia




Em uma sociedade que cultua tanto o corpo, não há quem não se incomode com alguns quilinhos extras. Como resultado disso, chovem matrículas em academias. Segundo dados da Associação Brasileira de Academias (Acad) cerca de 1,7% da população freqüenta a academia e esse número tem potencial para dobrar, elevando o número de adeptos de três para seis milhões. Mas, especialistas alertam que a empolgação pela conquista de um corpo perfeito, em um curto espaço de tempo, pode levar o aluno a exagerar nos exercícios, causando lesões nos músculos e articulações.


 O ortopedista especializado em traumatologia esportiva, Dr. Sidney Schapiro, argumenta que a melhor maneira de evitar lesões é começar a praticar exercícios de maneira lenta e gradual. “Quando o aluno começa com a corda toda, querendo resolver todo o sedentarismo no primeiro dia, provavelmente terá dor”, diz.

Uma pesquisa realizada, pelo Centro Traumato-Ortopedia do Esporte (Cete), com 408 alunos de 18 grandes academias da cidade de São Paulo, incluindo filiais, além de 17 outras capitais, revelou alguns números preocupantes. Aproximadamente 28,5% dos 97 praticantes de body bump (mistura de ginástica e musculação) sofrem de dores nas costas. E, um dos vilões do joelho é o Spinning (exercícios feitos na bicicleta ergométrica), 17,6% dos 88 praticantes têm algum tipo de lesão no joelho.

Exercícios com carga leve e alongamentos são muito importantes para começar a restabelecer o equilíbrio de forças capazes de evitar a dor anterior do joelho. Na verdade, a maior incidência de problemas nessa articulação é causada pelo impacto sobre a patela (rótula). Esse impacto desencadeia um amolecimento da superfície articular. “Nessa primeira fase, o aparelho de leg press deve ser evitado, assim como exercícios em step. Exercícios aeróbicos em esteira ou bicicleta devem ser introduzidos lentamente para quem tem dor no joelho”, diz o doutor Sidney Schapiro. 

O ortopedista, diretor médico da Macabíada, mega evento esportivo que acontece em Israel no mês de julho, alerta para o fato de que o aluno deve ser acompanhado por instrutores capacitados e deve fazer uma avaliação médica para dar inicio às atividades físicas, tomando consciência de seus limites.  

Fonte: saudeesportiva


Fisioterapia com Você: Procure atividades que modelem o corpo sem prejudicar a saúde das articulações e músculos. O Pilates é uma boa dica, pois  trabalha o seu corpo, definindo os seus músculos, com ganho de flexibilidade e melhora da postura. 

Nenhum comentário: