Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de abril de 2012

A Santa Ceia

Le Nain

A ceia realizada por Jesus antes da crucificação não é só o jantar mais famoso da história, tornou-se o marco do cristianismo. No entanto, como acontece com tudo o que cai nas mãos dos homens, foi interpretado ao bel prazer de cada segmento religioso criado. Algumas interpretações mais sóbrias, outras mais absurdas e surreais.
Esta criatividade toda, tanto das religiões quanto dos pintores, surge de um jantar dado por Jesus aos seus discípulos, especificamente na festa judaica da páscoa, está numa das cartas que o apóstolo Paulo enviou aos que professavam a fé cristã em Coríntios, uma cidade comercial da Grécia.
Jesus passou sua vida em luta aberta contra a religiosidade burocrática, mercantil e literal, que os religiosos teimavam em construir.
A influência deste episódio é tão inseparável da fé cristã que praticamente todos os grandes pintores criaram a sua versão. Eles reorganizavam a cena a fim de melhor transmitir o que imaginavam. Por exemplo, a opulência da refeição é enriquecida de uma pintura para outra.
A pintura, a fotografia, enfim toda a arte, antiga e moderna se rendeu aos encantos da mais famosa refeição de todos os tempos. Abaixo uma mostra de artistas de todas as épocas.

David LaChapelle
El Greco
Giacomo Raffaeli
Leonardo da Vinci
Salvador dali
Vicente Juan Macip
Carl Heinrich Bloch
Domenico Ghirlandaio

 
"Chegou então o dia dos asmos...e mandou a Pedro e a João, dizendo: Ide, preparai-nos a páscoa, para que a comamos... E chegado a hora, pôs-se à mesa, e com ele os doze apóstolos. E disse-lhes: desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça."



Nenhum comentário: