Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Técnica não-cirúrgica pode resolver de 80 a 90% das hérnias de disco



[Muitos são os métodos empregados para o tratamento conservador da Hérnia de Disco. Tenho como boa referência a aplicação da R.P.G (Reeducação Postural Global). Os exercícios são aliados da boa postura e quando bem direcionados e aos cuidados de um bom profissional, podem evitar e até mesmo tratar lesões graves da coluna].

A maior parte das dores nas costas some com o tempo ou costuma ser resolvida com cuidados básicos. Exceção à regra costuma ser a hérnia de disco, que chega a ser capaz até de impedir as tarefas rotineiras. Vários fatores contribuem para o surgimento da hérnia de disco, entre eles: sedentarismo, genética, obesidade e até envelhecimento. Até pouco tempo atrás, a saída era recorrer a cirurgias convencionais. No entanto, diversas pesquisas têm afirmado que entre 80 e 90% das hérnias de disco podem ser tratadas com fisioterapia, medicamentos e exercícios.
" Muitos médicos ainda insistem apenas na cirurgia como opção para o tratamento das hérnias de disco, sem avaliar se outros métodos poderiam ser eficazes. Embora, haja novas técnicas cirúrgicas menos invasivas, se o paciente não cuidar da coluna pós-cirurgia poderá sofrer novamente com a hérnia. O que temos visto atualmente são diversas pesquisas mostrando a eficácia de tratamentos convencionais combinados com exercícios como pilates e musculação e, em alguns casos, medicamentos sempre receitados por um médico" , afirma o fisioterapeuta osteopata Helder Montenegro, fundador do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral.
Um estudo publicado no Arch Phys Med Rehabil, avaliou 581 pacientes e os dividiu em 3 grupos: Grupo A: Pacientes que foram recomendados para cirurgia (N=62); Grupo B: Pacientes que foram recomendados para cirurgia, desde que os sintomas persistissem (N=74); e Grupo C: Pacientes com lesões estruturais sugestivas de cirurgia (N=445). Após 1 ano do programa de exercícios, a cirurgia foi evitada nas seguintes porcentagens: Grupo A: 92 %, Grupo B: 83% e Grupo C: 93 %.
" O resultado do estudo é um indicativo importante para o investimento em tratamento tradicionais e continuados. No ITC Vertebral, temos conseguido resultados equivalentes a 87% dos casos resolvidos por meio da Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral" , explica Helder Montenegro. " Por isso, temos insistido na conscientização do dos pacientes: ao invés de optarem logo no primeiro momento pela cirurgia dependendo do caso, claro eles deveriam investir no tratamento convencional aliado a exercícios como musculação e pilates, sempre com orientação de um profissional."
A técnica da RMA da Coluna Vertebral une o trabalho da fisioterapia manual com a tecnologia das mesas de tração e descompressão e do Stabilizer - equipamento que condiciona o paciente a usar o músculo transverso do abdômen, e exercícios de musculação. A união de todos esses fatores permite que o paciente não tenha mais dor e inicie um trabalho focado no fortalecimento dos músculos posturais.

Nenhum comentário: