Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de agosto de 2011

A Arte dos Vegetais

Sua primeira obra de arte com vegetal foi "Pea Beauty Pageant" ("Ervilha concurso de beleza" - trad. literal ), no verão de 2006. Depois disso, Ju Duoqi a artista que nasceu na China, não parou mais. Sua incrível arte com vegetais e folhas levou-a a recriar quadros famosos.



A Lição de Anatomia do Dr Tulp- Rembrant


Napoleão cruzando os Alpes-Jaques Louis David



A ùltima Ceia


O Nascimento de vênus-Botticelli

A Liberdade guiando o povo- Delacroix

 " A Imaginação não tem limites"!!


Gostou? Veja mais obras da artista:

http://www.parisbeijingphotogallery.com/main/juduoqiworks.asp

Veja também:

Fisioterapia com Você: Obras Famosas em Lego

domingo, 28 de agosto de 2011

Pilates ajuda a combater o stress


Criado com a intenção de restabelecer e manter a saúde integral do indivíduo, o método Pilates tem papel de extrema importância no gerenciamento do stress negativo em nossas vidas.
Primeiramente porque o método foi estruturado levando em consideração a forma pela qual devemos nos mover para atingir o perfeito equilíbrio e economia de movimentos, respeitando as estruturas anatômicas e biomecânicas do corpo. Para tanto, cada exercício foi pensado para ser realizado de determinada forma e ritmo, com baixo número de repetições e alta qualidade de execução.
Isso foi possível porque Joseph Pilates, criador da técnica foi atento observador da natureza e dos animais e estudioso praticante de diferentes formas de esportes e atividades físicas.
Ele conseguiu reunir em uma só técnica a sabedoria das práticas milenares do oriente, como o yoga e as artes marciais, e o treinamento físico com vistas ao condicionamento e fortalecimento do corpo praticados no ocidente.
Levando em consideração não apenas que exercícios realizar, mas principalmente como realizá-los, vamos realmente atingir o controle e a consciência necessária para a prática do Pilates.
E de que forma isso ajudaria a equilibrar o stress?
Primeiramente pela prática consciente e completa da respiração durante a execução de todos os exercícios. Segundo B.K.S. Iyengar, mestre indiano de Yoga, “controlar a respiração e observar seus ritmos aquieta a consciência. Ao controlar a respiração você está controlando a consciência, e, ao controlar a consciência, você dá ritmo a respiração”.
Já se comprovou que a respiração lenta e profunda reduz significativamente os níveis de cortisol no sangue ao longo do tempo. A hipersecreção contínua de cortisol, responsável pela reação de estresse generalizada, é a responsável pelos estados negativos como depressão, por exemplo, e, em contrapartida, baixos níveis de cortisol estão relacionados a sensação de bem-estar.
Por esse motivo, terminamos uma aula de Pilates sentindo o corpo trabalhado, energizado e com uma grande sensação de bem-estar.
Outro componente para a redução do stress é aprender a mover-se sem tensão, usando apenas os músculos necessários para a realização de um determinado movimento. O relaxamento consciente e seletivo proporciona maior economia de movimentos, facilita a fluidez, o controle e a precisão de movimentos.
A concentração garante a execução de movimentos conscientes e corretos. Ao concentrar-se em si mesmo, no próprio corpo, elimina-se a tendência de vaguear a mente por assuntos diversos que não nos ocupam aqui e agora.
A melhor notícia é que exercitar-se desta forma traz benefícios não apenas durante e logo após o término da aula de Pilates. Esse aprendizado de si mesmo é levado para todas as situações cotidianas nos ajudando a reconhecer os estados físicos e mentais e consequentemente nos proporcionando a oportunidade de agir de forma mais eficiente e consciente em todos os planos da vida.
Aquietar a mente, desenvolver equilibradamente o corpo reconhecendo o seu limite integra nosso ser e nos aproxima de nossa alma. Era isso que Joseph Pilates almejava com seu método: a saúde integral.

Fonte: bagarai.com.br/Imagem Internet

Veja também:
Fisioterapia com Você: Pilates e Você - O Método Pilates

sábado, 27 de agosto de 2011

Mundo está a perder cura milagrosa dos antibióticos




A resistência aos antibióticos é cada vez maior e muitas infecções são agora mais difíceis de curar, o que leva a tratamentos caros e prolongados e a um aumento do risco de morte, alerta a Organização Mundial de Saúde.
Quinta-feira, quando se assinala o Dia Mundial da Saúde, que este ano decorre sob o tema "Combater a Resistência aos Antibióticos", a OMS apela a uma acção urgente e concertada dos governos, profissionais de saúde, indústria, sociedade civil e pacientes para desacelerar o aumento da resistência aos medicamentos, limitar o seu impacto e preservar os avanços médicos para as gerações vindouras.
"A mensagem neste Dia Mundial da Saúde é muito clara. O mundo está perto de perder as suas curas milagrosas", afirma a directora-geral da OMS num comunicado hoje divulgado.
Margaret Chan refere que, "na ausência de acções correctivas e protectivas urgentes, o mundo caminha para uma era pós-antibiótica, na qual muitas infecções que hoje são comuns deixarão de ter cura e irão, mais uma vez, matar sem esmorecer".
Hoje, a OMS publica um pacote de medidas políticas, definindo as medidas que os governos e os seus parceiros nacionais precisam para combater a resistência aos antibióticos.
Entre as medidas sugeridas estão o desenvolvimento e implementação de um plano nacional financiado, o reforço das capacidades de vigilância e laboratorial, a garantia de acesso ininterrupto a medicamentos essenciais de qualidade garantida, a regulação e promoção do uso racional de fármacos, o reforço da prevenção e controlo de infecções e o fomento da inovação, investigação e desenvolvimento de novas ferramentas.
A resistência aos antibióticos é um fenómeno biológico natural, através do qual os micro-organismos adquirem resistência aos fármacos que deveriam matá-los. A cada nova geração, os micro-organismos que contêm o gene resistente tornam-se cada vez mais fortes até o medicamente se tornar totalmente ineficaz.
O uso inadequado de medicamentos para combater infecções - uso excessivo, subutilização ou mau uso -- faz com que a resistência aumente mais rapidamente.
"As tendências são claras e inquietantes. Não agir hoje significa que não haverá cura amanhã. Numa altura em que o mundo enfrenta várias calamidades, não podemos deixar que a perda de medicamentos essenciais seja a próxima crise global", afirmou Margaret Chan.

Fonte: Jornal de Notícias(publicada em julho de 2011/Portugal)

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Curiosidades

Você sabia que...


Os CDs foram concebidos para comportar 74 minutos de música porque essa é a duração da Nona Sinfonia de Beethoven?



http://www.youtube.com/watch?v=VxkLkwQE5yY&feature=related (2 parte / Leonard Bernstein)

http://www.youtube.com/watch?v=bcR63fPtSLs&feature=related (do filme Minha Amada Imortal)



Dizem que Beethoven deixou esta carta para a sua amada, mas ningúem sabe realmente quem foi ela. Porém a dona do seu coração foi bem retratada no filme Minha Amada Imortal.


Para a Amada Imortal


Manhã de 6 de Julho


"Meu anjo, meu tudo, meu próprio ser – Hoje apenas algumas palavras a caneta (a tua caneta).
Só amanhã os meus alugueres estarão definidos – que desperdício de tempo....... por que sinto essa tristeza profunda se é a necessidade quem manda? Pode o teu amor resistir a todo sacrifício embora não exijamos tudo um do outro? Podes tu mudar o facto de que és completamente minha e eu completamente teu? Oh Deus! Olha para as belezas da natureza e conforta o teu coração. O amor exige tudo, assim sou como tu, e tu és comigo. Mas esqueces-te tão facilmente que eu vivo por ti e por mim. Se estivéssemos completamente unidos, tu sentirias essa dor assim como eu a sinto.

O meu dia foi terrível: ontem só cheguei aqui às 4 horas da manhã. Com a falta de cavalos, o cocheiro do correio escolheu um novo caminho, mas que terrível caminho, na penúltima paragem eu fui avisado para não viajar à noite, fiquei com medo da floresta, mas isso só me deixou mais ansioso - e eu estava errado. O cocheiro precisou parar na infeliz estrada, uma imprestável e barrenta estrada. Se eu estivesse sem todas as coisas que trago comigo teria ficado preso na estrada. Esterhazy, viajando pela estrada, teve o mesmo problema com oito cavalos que eu tive com quatro - sinto prazer com isso, como sempre sinto quando supero com sucesso as dificuldades.

Agora uma rápida mudança das coisas externas para as internas. Nós provavelmente devemos nos ver em breve, entretanto, hoje eu não posso dividir contigo os pensamentos que tive nos últimos dias sobre minha própria vida – Se os nossos corações estivessem sempre juntos, eu não teria nenhum.... O meu coração está cheio de coisas que eu gostaria de te dizer – ah – há momentos em que sinto que esse discurso é tão vazio – Alegra-te – Lembra-te da minha verdade, o meu único tesouro, o meu tudo como eu sou o teu. Os deuses devem-nos mandar paz... Teu fiel Ludwig

Segunda de tarde, 6 de Julho

Tu estás a sofrer minha criatura adorada – só agora percebi que as cartas deveriam ser enviadas nas segundas ou quintas de manhã cedo - os únicos dias nos quais o correio vai daqui para K. – Tu estás a sofrer – Ah, não importa onde eu esteja porque tu estás comigo – Vou arrumar tudo para que possamos viver juntos..... e que vida teremos!!! Assim!!!

Sem ti... perseguido pela bondade de algumas pessoas, que não quero receber porque não as mereço. Dói-me a humildade do homem diante do homem. E quando me acho em sintonia com o Universo, o que sou e quem é aquele a quem chamam o Todo Poderoso? E sem dúvida... aí então aparece de novo o divino do homem.

Choro ao pensar que provavelmente não receberás a minha primeira carta antes de sábado. Tanto como tu me amas, muito mais te amo!... Boa noite! Devo ir dormir. Oh, Deus! Tão perto! Tão longe! Não é o nosso amor uma verdadeira morada do céu? E tão sólido como as muralhas do céu?!

7 de Julho

Bom dia! Todavia, na cama se multiplicam os meus pensamentos em ti, minha amada imortal; tão alegres como tristes, esperando ver se o destino quer ouvir-nos. Viver sozinho é-me possível, ou inteiramente contigo, ou completamente sem ti. Quero ir bem longe até que possa voar para os teus braços e sentir-me num lugar que seja só nosso, podendo enviar a minha alma ao reino dos espíritos envolta contigo. Tu concordarás comigo, tanto mais que conheces a minha fidelidade, e que nunca nenhuma outra possuirá meu coração; nunca, nunca... Oh, Deus! Por que viver separados, quando se ama assim?

Minha vida, o mesmo aqui que em Viena: sentindo-me só, angustiado. Tu, amor, tens-me feito ao mesmo tempo o ser mais feliz e o mais infeliz. Há muito tempo que preciso de uma certeza na minha vida. Não seria uma definição quanto ao nosso relacionamento?... Anjo, acabo de saber que o correio sai todos os dias. E isso me faz pensar que tu receberás a carta em seguida.

Fica tranquila. Contemplando com confiança a nossa vida alcançaremos o nosso objectivo de vivermos juntos. Fica tranquila, queiras-me. Hoje e sempre, quanta ansiedade e quantas lágrimas pensando em ti... em ti... em ti, minha vida... meu tudo! Adeus... queiras-me sempre! Não duvides jamais do fiel coração de teu enamorado Ludwig. Eternamente teu, eternamente minha, eternamente nossos."

Beethoven
Dicas de saúde do Dr. Rogério Brandão


Dicas que Ajudam a Evitar o Câncer



Como médico cancerologista clínico, com mais de 28 anos de prática clínica, frequentemente sou questionado por pacientes sobre o que fazer para se evitar o câncer.

Não há uma fórmula mágica, porém temos que considerar que a vasta maioria das neoplasias malignas é adquirida ao longo da vida, por exposição a fatores carcinogênicos das mais diversas ordens, ou seja, pelo menos 92% dos canceres são adquiridos e considerados como doenças ambientais. Em apenas 8% dos casos, temos a herança genética como causa predisponente. Então, muito podemos fazer para manter-nos saudável e viver mais.

Como regra geral, o melhor conselho que se pode dar é procurar ter bons hábitos de vida, de higiene e dieta. Iniciaria estes conselhos como uma forte recomendação a se evitar o Tabagismo, hoje considerado a principal causa de morte previnível do mundo, e que responde sozinho por cerca de 30% da mortalidade em câncer. Junto ao tabagismo a recomendação sobre o consumo de álcool, que dever ser limitado. O tabagismo atua sinergicamente com o alcoolismo, multiplicando o potencial de dano ao organismo humano.

Deve-se também evitar o consumo de alimentos mofados, ensacados e defumados. Estes alimentos são ricos em nitrosaminas, aflotoxinas e hidrocarbonetos aromáticos, conhecidos agentes carcinogênicos. Uma alimentação saudável deve conter alimentos integrais e cinco ou mais porções de frutas, verduras e legumes. O consumo de gorduras deve ser cuidadoso e limitado a um máximo de 30% do valor calórico total e se evitando as gorduras amarelas, ditas polinsaturadas. O consumo de carnes vermelhas deve também ser limitado, e dar preferência ao consumo de carnes brancas, como os peixes, especialmente os do mar, rico em ácido ômega-3 ou frango, sem a pele. Os produtos naturais são mais saudáveis.

Atualmente há um grande abuso no uso de agrotóxicos e hormônios, para aumento da produção agropecuária. Junto com os cuidados alimentares, recomenda-se a manutenção de peso ideal (Altura em centímetros – 100 +/- 10%), por uma combinação adequada de dieta e exercícios físicos. Para as pessoas de pele clara, fica o conselho de se evitar a exposição prolongada aos raios do sol, sem a proteção de um bom filtro solar e óculos escuros. As radiações ionizantes são fontes carcinogênicas, e devem evitadas, e aqui se incluem desde a exposição desnecessária aos Raios-X, até a proximidade de usinas nucleares e campos eletromagnéticos fortes.
É importante também a recomendação de uma vida sexual regrada e o chamado “sexo seguro”, pois a infecção pelo HPV é fortemente correlacionada com o câncer em mucosas. Nenhum tratamento hormonal deveria ser feito sem supervisão médica e avaliação dos riscos individuais. Por fim, deve-se procurar manter atualizadas as visitas periódicas aos seus médicos e realizar os exames preventivos indicados para cada faixa de idade e sexo. Estes conselhos são simples e fáceis de seguir, para uma vida melhor e mais saudável.

Rogério Brandão
Médico cancerologista clínico
CRM 5758


Fonte: Imagem Internet
Veja também:

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Saiba escolher o tênis mais adequado para você





O primeiro passo antes de colocar um calçado é saber qual o seu tipo de pé (cavo, normal ou plano) e de pisada (neutra, pronada ou supinada). Quando compramos um tênis, queremos que ele seja bonito, leve e confortável, e de preferência tenha um bom preço. O objetivo maior do tênis é corrigir alguma falha. No entanto, poucas pessoas recebem orientação adequada na hora de comprar.



Marcas como Mizuno, Asics, Nike e Brooks já indicam em seu site os tênis ideais a partir destas informações. Escolher o calçado adequado torna a corrida mais prazerosa - já que proporciona mais conforto, auxilia na prevenção de lesões e melhora a performance.
Para corredores que priorizam a velocidade, os tênis mais leves geralmente requerem menos tecnologia, sendo portanto, o mais indicado.
Um bom tênis de corrida pode custar caro.  O uso de um tênis impróprio ou falsificado, como os que são vendidos em camelôs, podem causar diversos tipos de lesões no seu pé como tendinites ou até mesmo micro-fraturas por trauma repetitivo, após uma corrida por exemplo.
Outras consequências vão desde bolhas, perdas das unhas e dores nas articulações do tornozelo e do joelho.  Um bom tênis tem que gerar amortecimento, absorção, leveza, fácil transpiração e proteção dos terrenos irregulares e de desvios de estruturas das pernas.
A durabilidade de um tênis de corrida é medida pelos quilômetros corridos. Em geral, ele perde a elasticidade e o amortecimento quando alcança de 500 a 800 quilômetros. Isso porque o desgaste depende de fatores como tipo de solo, peso do corredor e qualidade do material.
O Ideal é correr em superfícies mais macias como grama ou terra. Asfaltos podem diminuir a vida útil do tênis.
Não é só o uso de um tênis inadequado que expõe o indivíduo a riscos. Terrenos irregulares, esforço em excesso e falta de alongamento também podem deixá-lo susceptível a lesões e fraturas. 
Portanto antes de iniciar sua atividade física alongue, aqueça e finalize com alongamento para diminuir a tensão causada pelo esforço.
Tanto tênis de corrida como para caminhadas, ou até mesmo o de passeio, deve estar de acordo com a estrutura anatômica do seu pé.  Atente também para a escolha dos sapatos de uso diário.
Agora com estas dicas não há mais motivos para adiar aquela caminhada, escolha o tênis mais adequado e mexa-se!! Agora é com você!  

[Uma dica para saber  o tipo do seu pé: coloque farinha ou talco (um pouco) em um local que caiba o seu pé dentro (pode ser uma tampa da caixa de sapato), pise até que fique a marca do talco em toda a sola do pé. Em seguida pise sobre uma superfície lisa e escura, por exemplo piso de madeira escura, ou azulejo escuro e veja com qual figura acima ele mais se parece. Se o seu pé parecer com o pé cavo ou plano, e se há dor na região dos tornozelos, o  ideal seria buscar um profissional que lhe oriente, pois alterações no pé, causam lesões futuras como artrose, joelho valgo ou varo, alterações posturais graves. Crianças, dependendo da idade, podem apresentar pé chato.] 

O Laboratório do Pé, em Porto Alegre, é um local que avalia, fabrica palmilhas, sapatos, tudo de acordo com o tipo de pé. Acesse: http://www.laboratoriodope.com.br/



Veja também:

Fisioterapia com Você: Os Perigos do Salto Alto
Fisioterapia com Você: O Tendão de Aquiles*

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Dia do Folclore

[Através do Sítio do Picapau  Amarelo (o primeiro) e do gibi da turma da Mônica, conheci muitas figuras folclóricas...]




Podemos chamar de folclore aquilo que é fantasia, invenção de um povo, onde são envolvidas suas tradições, costumes e lendas.
São as manifestações populares que podem aparecer em festas, alimentos, remédios, crenças, superstições, danças, contos populares, provérbios, adivinhações, apelidos, artigos de artesanato, brincadeiras infantis, dentre várias outras.
Esses elementos folclóricos são transmitidos de pai para filho, de geração a geração, sem que se percam ao longo do tempo. Variam de região para região, de grupo social, de etnia.
A palavra folclore é derivada das palavras “folk e lore”, que significam povo e conhecimento, respectivamente.
O surgimento da data se deu através do arqueólogo inglês William John Thoms, onde o mesmo resolveu fazer um estudo sobre as tradições e lendas do seu país, solicitando apoio a uma revista de Londres.
Para isso, William não usou seu nome, mas o pseudônimo de Ambrose Merton, pois temia não ser entendido. A revista publicou a carta no dia 22 de agosto de 1846, motivo pelo qual foi escolhido como o dia do folclore.
O folclore brasileiro se originou através da mistura de diferentes raças, como dos índios, dos negros e dos brancos que colonizaram nossa terra. A mistura dos conhecimentos de cada uma dessas raças foi sendo transmitida para a outra, formando nossa identidade cultural.
Os personagens folclóricos mais conhecidos da nossa cultura são: o Curupira, o homenzinho que vive nas florestas, tem os pés voltados para trás, cabelo vermelho e que protege a natureza dos homens que tentam destruí-la; o Saci-Pererê, negrinho de uma perna só, que usa uma carapuça vermelha e fuma cachimbo, faz travessuras, esconde objetos, entra em redemoinhos e também assusta pessoas que tentam destruir as florestas; o Boto é uma espécie de peixe que se transforma em homem, para encartar as moças, levando-as para morar com ele nos rios do Amazonas; e a mula-sem-cabeça, uma mulher que fez tanto mal que a própria natureza a fez soltar fogo pelo pescoço, como castigo.

Fonte: Jussara de Barros/Equipe Brasil Escola

O Saci é o mascote oficial do meu time:
Sport Club Internacional


A Cruz Vermelha de São Camillo

[10 de Agosto é a data que se comemora o dia da Enfermeira. Tenho uma irmã que é formada em enfermagem. Lembro que ela sempre dizia (e ainda diz) que gostaria de trabalhar para a Cruz Vermelha, pelos seus ideais humanitários. O amor dela pela profissão também me motivou a escolher a área médica. Hoje ela trabalha na Itália como enfermeira e coincidentemente mora numa cidade, chamada Bucchianico, onde nasceu São Camillo, o patrono da Ordem dos Camilianos, que deu origem a Cruz Vermelha].



 

O Movimento da Cruz Vermelha é um movimento internacional humanitário com aproximadamente 97 milhões de voluntários mundialmente. Seu objetivo é proteger a vida e a saúde humana, e prevenir e aliviar sofrimento humano, sem discriminação baseado em nacionalidade, raça, sexo, religião, classe social ou opiniões políticas.
Ele foi fundado graças ao trabalho de Henry Dunant, filantropo suíço, em colaboração com outros cidadãos de Genebra, em 1863.  Apesar de não haver provas que admitam a origem cristã do símbolo da cruz vermelha, de acordo com declarações  de documentos da época, Henri Dunant queria homenagear uma ordem de Franciscanos denominado " a ordem dos Camilianos". Eram padres que usavam a batina parda, com a cruz vermelha nas costas. Estes padres seguiam os militares nas batalhas para prestar socorro espiritual aos mesmos.


A história de São Camillo de fato demonstra o verdadeiro sentimento de amor ao próximo. Camillo de Léllis nasceu na Itália no ano de 1550 na cidade de Bucchianico região de Abruzzo. Filho de pai militar participou de várias guerras, era viciado em jogo e tinha uma úlcera na perna que o acompanhou até a sua morte. Apesar de sua vida errante, foi recebido pelos padres capucchinos onde converteu-se, e devido à sua doença foi para um hospital em Roma, lá  passou a cuidar dos enfermos.

 


Certo dia, olhando para o Crucifixo enquanto cuidava dos doentes, exclamou:

Ah! Seria necessário aqui homens que não fossem conduzidos pelo amor ao dinheiro, mas pelo amor de Nosso Senhor; que fossem verdadeiras mães para esses pobres doentes, e não mercenários. Mas, onde encontrar tais homens?”

Então, a partir daí, fundou a congregação denominada ordem dos Camilianos. Usavam uma cruz vermelha que os identificava, cuidavam de feridos e famintos chegando ao ponto de abdicar de seu próprio alimento e vestes e prol dos demais. Em um determinado momento, dois padres da ordem, expuseram as suas vidas quando ajudaram pessoas com peste, preferindo a morte do que negar ajuda àqueles que tinham sido excluídos da sociedade.  O próprio Camilo, quando já em seu leito de morte em um hospital, unia forças e se arrastava da cama para cuidar dos enfermos.


Um exemplo maravilhoso de dedicação ao próximo, foram verdadeiros médicos, enfermeiros do corpo e da alma. Pela tradição católica São Camillo é o patrono dos Enfermeiros.




Para saber mais sobre São Camillo visite:
camilianos.org.br/
bucchianico.net/san-camillo-de-lellis
parrocchiasancamillo.it/identita/camillo_bucchianico/chi_siamo_il_santo.htm



Chiesa di San Camillo/Bucchianico (Clique e veja mais fotos)





paese.jpg
Il piccolo paese Bucchianico




Arquivo Pessoal:
Santuario di San Camillo

Mia sorela e Bucchianico




domingo, 21 de agosto de 2011

Um anjo que por mim passou


[Às vezes recebemos e-mails com mensagens que deixam dúvidas se realmente são verdadeiras ou se foram escritas por determinada pessoa. Como não envio nada sem antes pesquisar, descobri que a seguinte mensagem não só é linda como totalmente verídica]. M.C.M

 
Um Anjo que por mim passou  
* Dr. Rogério Brandão


"Médico cancerologista, já calejado com longos 29 anos de atuação profissional, com toda vivência e experiência que o exercício da medicina nos traz, posso afirmar que cresci e me modifiquei com os dramas vivenciados pelos meus pacientes.
Dizem que a dor é quem ensina a gemer.
Não conhecemos nossa verdadeira dimensão, até que, pegos pela adversidade, descobrimos que somos capazes de ir muito mais além. Descobrimos uma força mágica que nos ergue, nos anima, e não raro, nos descobrimos confortando aqueles que vieram para nos confortar.
Um dia, um anjo passou por mim...
No início da minha vida profissional, senti-me atraído em tratar crianças, me entusiasmei com a oncologia infantil. Tinha, e tenho ainda hoje, um carinho muito grande por crianças. Elas nos enternecem e nos surpreendem como suas maneiras simples e diretas de ver o mundo, sem meias verdades.
Nós médicos somos treinados para nos sentirmos “deuses”. Só que não o somos! Não acho o sentimento de onipotência de todo ruim, se bem dosado. É este sentimento que nos impulsiona, que nos ajuda a vencer desafios, a se rebelar contra a morte e a tentar ir sempre mais além. Se mal dosado, porém, este sentimento será de arrogância e prepotência, o que não é bom. Quando perdemos um paciente, voltamos à planície, experimentamos o fracasso e os limites que a ciência nos impõe e entendemos que não somos deuses. Somos forçados a reconhecer nossos limites!
Recordo-me com emoção do Hospital do Câncer de Pernambuco, onde dei meus primeiros passos como profissional. Nesse hospital, comecei a frequentar a enfermaria infantil, e a me apaixonar pela oncopediatria. Mas também comecei a vivenciar os dramas dos meus pacientes, particularmente os das crianças, que via como vítimas inocentes desta terrível doença que é o câncer.
Com o nascimento da minha primeira filha, comecei a me acovardar ao ver o sofrimento destas crianças. Até o dia em que um anjo passou por mim.
Meu anjo veio na forma de uma criança já com 11 anos, calejada porém por 2 longos anos de tratamentos os mais diversos, hospitais, exames, manipulações, injeções, e todos os desconfortos trazidos pelos programas de quimioterapias e radioterapia.
Mas nunca vi meu anjo fraquejar. Já a vi chorar sim, muitas vezes, mas não via fraqueza em seu choro. Via medo em seus olhinhos algumas vezes, e isto é humano! Mas via confiança e determinação. Ela entregava o bracinho à enfermeira, e com uma lágrima nos olhos dizia: faça tia, é preciso para eu ficar boa.
Um dia, cheguei ao hospital de manhã cedinho e encontrei meu anjo sozinho no quarto. Perguntei pela mãe. E comecei a ouvir uma resposta que ainda hoje não consigo contar sem vivenciar profunda emoção.
Meu anjo respondeu:
            - Tio, disse-me ela, às vezes minha mãe sai do quarto para chorar escondido nos corredores. Quando eu morrer, acho que ela vai ficar com muita saudade de mim. Mas eu não tenho medo de morrer, tio. Eu não nasci para esta vida!
Pensando no que a morte representava para crianças, que assistem seus heróis morrerem e ressuscitarem nos seriados e filmes, indaguei:
            - E o que morte representa para você, minha querida?
            - Olha tio, quando agente é pequena, às vezes, vamos dormir na cama do nosso pai e no outro dia acordamos no nosso quarto, em nossa própria cama não é?
(Lembrei minhas filhas, na época crianças de 6 e 2 anos, costumavam dormir no meu quarto e após dormirem eu procedia exatamente assim.)
            - É isso mesmo, e então?
            - Vou explicar o que acontece, continuou ela: Quando nós dormimos, nosso pai vem e nos leva nos braços para o nosso quarto, para nossa cama, não é?
            - É isso mesmo querida, você é muito esperta!
            - Olha tio, eu não nasci para esta vida! Um dia eu vou dormir e o meu Pai vem me buscar. Vou acordar na casa Dele, na minha vida verdadeira!
Fiquei “entupigaitado”. Boquiaberto, não sabia o que dizer. Chocado com o pensamento deste anjinho, com a maturidade que o sofrimento acelerou, com a visão e grande espiritualidade desta criança, fiquei parado, sem ação.
            - E minha mãe vai ficar com muitas saudades minha, emendou ela.
Emocionado, travado na garganta, contendo uma lágrima e um soluço, perguntei ao meu anjo: - E o que saudade significa para você, minha querida?
            - Não sabe não tio? Saudade é o amor que fica!
Hoje, aos 53 anos de idade, desafio qualquer um dar  uma definição melhor, mais direta e mais simples para a palavra saudade: é o amor que fica!
Um anjo passou por mim...
Foi enviado para me dizer que existe muito mais entre o céu e a terra, do que nos permitimos enxergar. Que geralmente, absolutilizamos tudo que é relativo (carros novos, casas, roupas de grife, jóias) enquanto relativizamos a única coisa absoluta que temos, nossa transcendência.
Meu anjinho já se foi, há longos anos. Mas me deixou uma grande lição, vindo de alguém que jamais pensei, por ser criança e portadora de grave doença, e a quem nunca mais esqueci. Deixou uma lição que ajudou a melhorar a minha vida, a tentar ser mais humano e carinhoso com meus doentes, a repensar meus valores.
Hoje, quando a noite chega e o céu está limpo, vejo uma linda estrela a quem chamo “meu anjo, que brilha e resplandece no céu. Imagino ser ela, fulgurante em sua nova e eterna casa.
Obrigado anjinho, pela vida bonita que teve, pelas lições que ensinastes, pela ajuda que me destes.

Que bom que existe saudades! O amor que ficou é eterno."




*Rogério Brandão
  Médico oncologista clínico
  Cremepe 5758

 

Veja também:

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Pilates na "Melhor Idade"

Nunca é tarde para começar a se exercitar

A perda de massa muscular que ocorre com o envelhecimento acompanhada da redução da força muscular, principalmente em grandes grupos musculares, afeta não só a qualidade de vida dos idosos mas também aumenta o risco de problemas cardiovasculares. As pesquisas tem mostrado que os idosos  podem se beneficiar com exercícios que envolvam força muscular e alongamento.

Joseph Pilates
 Nos exercícios de PILATES os alongamentos são estimulados sempre, levando a uma maior flexibilidade do corpo. Com o passar dos anos o tecido  vai ficando  mais rígido, menos elástico e mais propenso a lesões. Com um estilo de vida pouco ativo, o envelhecimento, a imobilização e as doenças neuromusculares diminuem o tamanho e a quantidade de colágeno que mantém as células unidas e é o principal componente proteico de órgãos como a pele, cartilagens e ossos.
Estudos mostram que os exercícios de alongamento estimulam a renovação de colágeno para suportar maior estresse. Idosos com alguma doença associada, como  o diabetes, possuem as regiões mais limitadas de flexibilidade que são as falanges e os ombros, bem como os tendões.
Assim, observamos que os exercícios de PILATES ajudam o idoso com diabetes trabalhando com alongamentos e exercícios de força para melhorar a flexibilidade e a força em ombros e tendões.
Articulações mal alinhadas e frouxas facilitam a instalação de lesões e osteoartroses nos idosos.
Instalada a osteoartrose no joelho e quadril, ela aumenta o custo energético para determinado esforço, dificultando a subida e descida de escadas. Em algumas situações, pode impedir a movimentação até em atividades simples como jardinagem e passeios em parques.
O idoso consegue eliminar a rigidez da osteoartrose e grande parte da dor mediante a prática contínua de exercícios de PILATES, ativando assim a circulação e diminuindo os espasmos musculares.
É importante para o idoso manter índices de flexibilidade, porque com isso consegue-se interromper a redução natural da flexibilidade. No caso do idoso com osteoporose, onde há muita fragilidade do esqueleto e maior risco de fraturas, recomenda-se o trabalho com PILATES para melhorar a força muscular, condicionamento físico e coordenação. Estudos mostram que a força exercída sobre os ossos através da contração muscular em um exercício físico aumenta a massa óssea.

O importante, antes de iniciar uma atividade física,  é consultar o seu médico e procurar um profissional qualificado em PILATES, somente ele poderá indicar os exercícios mais seguros, principalmente se houver alguma doença associada.

“Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem” (Joseph Pilates)


Veja também:

-Fisioterapia com Você: Pilates e Você - O Método Pilates
-Fisioterapia com Você: Pilates e Você - Os Benefícios do Pilates

De Mulher para - A rainha de Sabá

Disposição de Espírito - A Rainha de Sabá

" Tendo a rainha de Sabá ouvido a fama de Salomão...veio prová-lo..." 1 Reis 10.1

No século 6 a.C., não existia uma rede de divulgação de notícias sobre Salomão, o rei de Israel. As informações eram passadas bem devagar, conforme o passo das pessoas ou o andar dos camelos e dos jumentos. Lentamente, as notícias sobre esse rei sábio que servia a um Deus poderoso chegaram até Sabá, localizada a quase dois mil quilômetros ao sul de Jerusalém. Sentada em seu palácio, a rainha de Sabá deve ter refletido cuidadosamente sobre as várias informações recebidas. Certamente, ninguém poderia ser tão sábio e nenhum Deus poderia ser tão extraordinário assim. Mas...e se fosse verdade? As informações poderiam ser verdadeiras! Ela precisava ver com seus próprios olhos!
A viagem a Jerusalém foi longa e dispendiosa. Os estudiosos calculam que a comitiva, composta de soldados, presentes, animais, suprimentos e servos, viajou mais de 30 quilômetros por dia durante 75 dias, Mas nada disso importava! Nenhum esforço era grande demais e nenhum preço alto demais em se tratando de assunto referente à sabedoria! E assim, com uma pontinha de curiosidade a respeito de Salomão, talvez querendo também adquirir sabedoria(Mateus 12.42), aquela rainha partiu para Israel.
Quanto maior o esforço, mais doce será o prêmio. Quanto mais alto o preço, mais valioso será o tesouro. Assim é com a sabedoria, cara mulher que a tem buscado...como você mesmo descobrirá!
Reflita sobre o esforço que você  empreende para adquirir sabedoria.  Vivemos em uma sociedade comodista, de recompensas instantâneas. Queremos obter todas as coisas sem esforço, e queremos já! No entanto, vemos no exemplo dessa famosa rainha uma disposição para sacrificar-se e empenhar-se, realizando o possível na tentativa de encontrar respostas para as questões da vida. Siga hoje o exemplo dessa mulher e tente obter uma preciosa pérola de sabedoria...e amanhã adicione outra ao seu esplêndido colar...e mais outra depois de amanhã! A sabedoria é o verdadeiro ornamento da alma!



Fonte: Elisabeth George

Arqueólogos descobrem ruínas do palácio da rainha de Sabá

Arqueólogos alemães encontraram os restos do palácio da lendária rainha de Sabá na localidade de Axum, na Etiópia, e revelaram assim um dos maiores mistérios da Antiguidade, segundo anunciou a Universidade de Hamburgo. "Um grupo de cientistas sob direção do professor Helmut Ziegert encontrou durante uma pesquisa de campo realizada nesta primavera européia o palácio da rainha de Sabá, datado do século X antes de nossa era, em Axum-Dungur", destaca o comunicado da universidade. A nota diz que "nesse palácio pode ter ficado durante um tempo a Arca da Aliança", onde, segundo fontes históricas e religiosas, foram guardadas as tábuas com os Dez Mandamentos, que Moisés recebeu de Deus no Monte Sinai. Os restos da casa da rainha de Sabá foram achados sob o palácio de um rei cristão.

"As investigações revelaram que o primeiro palácio da rainha de Sabá foi transferido pouco após sua construção, e levantado de novo orientado para a estrela Sirius", dizem os cientistas. Os arqueólogos acreditam que Menelik I, rei da Etiópia e filho da rainha de Sabá e do rei Salomão, foi quem mandou construir o palácio em seu lugar definitivo.

Os arqueólogos alemães disseram que havia um altar no palácio, onde provavelmente ficou a Arca da Aliança, que, segundo a tradição, era um cofre de madeira de acácia recoberto de ouro.

As várias oferendas que os cientistas alemães encontraram no lugar onde provavelmente ficava o altar foram interpretadas pelos pesquisadores como um claro sinal de que a relevância especial do lugar foi transmitida ao longo dos séculos.

A equipe do professor Ziegert estuda desde 1999, em Axum, a história do início do reino da Etiópia e da Igreja Ortodoxa Etíope.

"Os resultados atuais indicam que, com a Arca da Aliança e o judaísmo, chegou à Etiópia o culto a Sothis, que foi mantido até o século VI de nossa era", afirmam os arqueólogos.

O culto, relacionado à deusa egípcia Sopdet e à estrela Sirius, trazia a mensagem de que "todos os edifícios de culto fossem orientados para o nascimento da constelação", explica a nota.

O comunicado também diz que "os restos achados de sacrifícios de vacas também são uma característica" do culto a Sirius praticado pelos descendentes da rainha de Sabá.




 Afresco etíope da rainha de Sabá rumo a Jerusalém, cavalgando e armada com espada e lança
Fonte: Notícias G1/2008/Imagens Internet

O Segredo da Longevidade

    Viva bem com a idade que você tem

Okinawa é uma ilha japonesa localizada no mar do Leste da China, famosa por abrigar a maior proporção de pessoas com mais de 100 anos no mundo. Graças ao estilo de vida tradicional que valoriza a serenidade e  a espiritualidade, a prática diária de exercícios e uma alimentação pobre em gordura saturadas e rica em frutas, verduras, legumes, proteína da soja e peixe.



Em Okinawa, idosos consomem 25% dos níveis do sal e açúcar que costumam ser digeridos no restante do país. Também comem duas vezes mais peixe e três vezes mais vegetais que os demais nipônicos.
A ilha é o lugar do Japão onde se comem mais algas, ricas em minerais e fibras saudáveis, além de muito tofu e natô, ricos em soja. O prato nacional de Okinawa é o goyaa champuru, uma mistura cozida de carne de porco, tofu, ovos, grãos de soja e goyaa — um vegetal local amargo, rico em polifenol. Essa substância é um pigmento — encontrado também no vinho tinto – que retarda o envelhecimento das células. Outra vantagem de Okinawa é o modo como os idosos lidam com o estresse. Fortes laços sociais e o espírito comunitário garantem uma maneira positiva de viver o dia-a-dia.
Numa pequena aldeia de pescadores escontra-se o seguinte provérbio entalhado em uma pedra: " Aos 70, você ainda é uma criança; aos 80, um jovem. Se aos 90 alguém vier do céu para buscá-lo, diga-lhe: Só volte quando eu tiver 100!".



Será esse o segredo da longevidade? O estilo de vida é tudo!

Veja também:

Fisioterapia com Você: O Dr. Cócoras

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Patrimônios da Humanidade

Data de comemoração do Patrimônio Humano, Patrimônio Histórico, ou Patrimônio da Humanidade 

 É  todo local, como, por exemplo, florestas, cordilheiras, lagos, desertos, edifícios, complexos ou cidades, especificamente classificado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação).

A Torre de Pisa
Em 2011, um total de 936 sítios estavam listados, sendo 725 culturais, 183 naturais e 28 mistos, em 153 países diferentes.

Lista de alguns patrimônios históricos mundiais:

Pirâmides de Gizé (Egito),
Machu Picchu (Peru), 
Estátua da Liberdade (Estados Unidos),
Muralha da China (China),


Muralha da China
Torre de Pisa (Itália),
Coliseu de Roma (Itália),
Palácio de Versalhes (França),
Torre Eiffel (França) e
Acrópole de Atenas (Grécia).



Acrópole
Lista de alguns patrimônios históricos do Brasil:

Cidade Histórica de Ouro Preto (MG),
Centro Histórico de Olinda (PE),
Pelourinho,
Estação da Luz (SP),


Estação da Luz
Ruínas de São Miguel das Missões (RS),


Ruínas de São Miguel
Cristo Redentor (RJ),
Conjunto Urbanístico de Brasília,  
Palácio do Catetinho (Brasília).


Ouro Preto

Fonte: Unesco