Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Por dentro da Artrose




Artrose é o desgaste da cartilagem articular, ou seja, o desgaste da capa que envolve a ponta dos ossos nas juntas(articulações). Quando uma criança nasce, existe uma certa quantidade de cartilagem em suas juntas e, a medida que a criança cresce, a cartilagem vai se desenvolvendo juntamente, até que, ao completar o crescimento e chegar na maturidade esquelética, a cartilagem passa a ser um tecido vivo que não se regenera, e, como sofre atrito pela mobilidade das articulações, inicia-se o processo de desgaste. Todas as pessoas gastam a cartilagem, algumas inicia-se mais cedo e, outras mais tarde; em algumas pessoas várias articulações estão acometidas, em outras, poucas. Com o aumento da longevidade do ser humano, mesmo em famílias que não apresentavam sinais de artrose, as pessoas começam sentir o efeito do desgaste pelo uso.

O inicio dos sintomas é insidioso. As pessoas referem sensações de incômodo em uma ou mais juntas do corpo, geralmente pela manhã, ou após ficarem muito tempo paradas em uma mesma posição; dolorimento nos joelhos ao subir e descer escadas, ao agachar, geralmente, são os primeiros sintomas nesta articulação. Com o aumento do desgaste, as dores ficam mais freqüentes e maiores, geralmente relacionadas com o inicio dos movimentos e ao exesso, como por exemplo, ao levantar de uma cadeira após algum tempo sentado e após uma caminhada um pouco maior do que a habitual. Quando o desgaste passa de moderado para avançado, algumas articulações começam a deformar, como é o caso das mãos e joelhos.

Orientações Gerais: 
A artrose gosta do calor e detesta o frio, portanto, as articulações devem estar sempre bem aquecidas. Manter a casa aquecida no inverno, não utilizar água fria nas mãos, utilizar bolsas quentes e lençóis térmicos ajudam a aliviar as dores. 
Evitar agachamentos(ficar de cócoras), pois esta posição é semelhante a pressionar uma esponja com toda a força e retirar todo o conteúdo de liquido dela, acontecendo o mesmo com a cartilagem nos joelhos e quadris. 
Evitar escadas e lombadas nas caminhadas. 
Caminhar no plano o tempo que desejar, desde que não sinta dores durante a caminhada. Se iniciar a doer, interromper e reiniciar mais tarde. Esta orientação de interromper o exercício no surgimento de dor serve para qualquer tipo de exercício ou esporte que a pessoa que tem artrose queira praticar: ginástica, hidroginástica, tênis, vôlei, etc. A cartilagem gosta de movimento, e, portanto, não vai aumentar o desgaste se a pessoa caminhar ou realizar exercícios com moderação, o que vai acontecer é que a carlilagem estará melhor lubrificada e receberá melhor a nutrição que vem do líquido articular(sinovial). 

Fisioterapia: 
Exercícios de alongamento são extremamente benéficos para as articulações, principalmente quando estão iniciando ou já estão com artrose, porque existe uma tendência a limitar a amplitude de movimentos em função do surgimento dos osteófitos(bicos de papagaio), que são formações ósseas na ponta dos ossos.  
A utilização de calor profundo, com ultra-som, ondas curtas e similares aliviam as dores. 


Antinflamatórios: 
O desgaste nas articulações aumenta o atrito destas, e isto leva a um processo inflamatório que freqüentemente é a causa da dor mais acentuada. O uso de um antinflamatório, portanto, alivia a dor e faz diminuir o inchaço, porém não tem por objetivo acabar com o desgaste, e, ao descontinuar o seu uso, o processo inflamatório retorna. Devem ser utilizados com cautela, pois existem casos descritos de complicações, e, estão tratando do efeito, não da causa. 

Condroprotetores: 
São as substâncias que a cartilagem de quem tem artrose perde de sua matriz, tornando-a friável e sujeita ao desgaste: glucosamina, condroitina e diacereína. A reposição destas substancias tem o objetivo de fazer com que a cartilagem volte a ficar saudável, passando a articulação a funcionar melhor e aliviando e muitas vezes acabando com as dores. Atenção: Não regenera a cartilagem. Age sobre a cartilagem ainda presente nas articulações, e, interrompe ou, retarda o processo de desgaste. O efeito depende muito do estágio da artrose. Nos estágios iniciais o resultado é excelente e ao que parece, interrompe realmente o processo; nos estágios médios costuma aliviar bastante as dores, porém, não interrompe totalmente a evolução, e, nos estágios avançados da artrose, dependendo de qual articulação está comprometida, pode dar um bom alívio das dores, como nas articulações dos membros superiores. Nas articulações dos membros inferiores, que sofrem com o peso do corpo, nos estágios avançados, em que temos o contato osso-osso, já não tem mais efeito algum. 

Infiltrações: 
São injeções intra articulares de cortisona em articulações com artrose. Apesar de aliviar as dores temporariamente, aumenta a destruição articular e tem sérios possíveis efeitos colaterais. 

Injeções intra-articulares: 
Existem algumas medicações, a base de hialuronato de sódio, que é um tipo de óleo, que, ao ser injetado na articulação com artose, aumenta a lubrificação, aliviando as dores. Costuma ter um bom resultado nas artrose médias, e, raramente, nas avançadas. Consiste de três a cinco injeções com intervalos semanais no interior da articulação. O efeito destas injeções costuma durar de 6 meses a um ano. 

PST – Pulsed Signed Therapy: 
É um tratamento a base de ondas eletromagnéticas. O tratamento consiste em 9 a 12 sessões, dependendo de qual articulação será tratada, diárias, só podendo ser interrompido por uma vez por no máximo 72 horas. Cada sessão tem a durabilidade exata de 1 hora. PST não regenera cartilagem. Não existe nenhuma documentação científica comprovando isto. Existem artigos científicos demonstrando alguma regeneração de cartilagem em laboratório. Existem  artigos científicos demonstrando bons resultados clínicos na utilização do tratamento PST em algumas patologias articulares: artrose em geral, bursites e tendinites. Com relação a artrose, o resultado costuma ser muito satisfatório em ombros e coluna, e em quadris e joelhos quando a artrose é inicial. Não temos observado bons resultados em pacientes com artrose de quadril ou joelho com artroses médias ou avançadas. O tratamento PST é uma excelente alternativa não cirúrgica para o tratamento de casos selecionados de artrose. O paciente deve estar ciente de que o objetivo deste tratamento é aliviar os sintomas e não curar o paciente, sendo o principal objetivo aliviar a dor. O alívio alcançado com o PST costuma durar aproximadamente 3 anos.
 
Tratamento Cirúrgico

Do joelho:Basicamente, existem três tipos de cirurgias para o tratamento de artrose: videoartroscopias, osteotomias e Artroplastias


Fonte: www.artrose.com.br

Fisioterapia com Você: O Pilates é bem indicado para pessoas com artroses. Através do método se consegue alívio da dor, força muscular, melhora da flexibilidade, proporcionando assim um bem estar.

Nenhum comentário: