Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O Efeito Jet Lag


O tempo está maravilhoso, a reunião que motivou a sua viagem ou as suas férias estão prestes a começar; no entanto você sente-se completamente exausto. Provavelmente está com sintomas de "jet lag", o fenômeno já bem conhecido que atormenta os primeiros dias dos viajantes num destino longínquo após um voo intercontinental. Enquanto no seu destino o sol se mantém no horizonte, o seu corpo “pensa” como se estivesse em casa, onde se está agora no meio da noite ou ainda no início da manhã.

Causas
O ser humano vive segundo um ciclo de 24 horas. Enquanto estamos a dormir, o ritmo da respiração e dos batimentos cardíacos diminui, os músculos relaxam e a eficiência mental e psicomotora reduz-se de forma significante.

Uma mudança súbita para um outro lugar, numa zona horária diferente perturba a normal cadência do ritmo diário do corpo humano. Não só o ciclo normal entre  dormir ou acordado é interrompido, como também o decurso normal de um sem-número de funções corporais que operam segundo um ciclo de 24 horas.

Sintomas
Cansaço e a menor rapidez dos reflexos aliado às dificuldades de memoria e concentração são os sintomas mais frequentes. O indivíduo poderá também sentir-se exausto, com dores de cabeça e uma sensação de náusea, sintomas que resultam da interrupção abrupta do seu tempo normal de descanso.

Os sintomas do jet lag são mais fortes após a realização de um voo com destino ao Oriente que ao Ocidente. A razão para esta diferença reside no fato de o "relógio interno" do corpo humano tender a adaptar-se melhor a ritmos de duração superior a 24 horas. Assim, ao voar de Leste para Oeste (como por exemplo da Alemanha para os EUA), o seu dia torna-se mais longo - o que se adapta melhor ao ritmo biológico. O corpo humano adapta-se à nova zona horária cerca de 20% mais rapidamente que após um voo de Oeste para Leste (como por exemplo da Alemanha para a Tailândia), uma vez que viajar para o Oriente significa a “perda” de várias horas.

Conselhos para diminuir os efeitos do jet lag
Durante o voo  
  • Ajuste o seu relógio para a hora no seu local de destino logo após a entrada a bordo do avião. Isto ajuda-lo-á a preparar-se mentalmente para o novo ritmo horário que o espera.
Após a chegada
  • Tente entrar no ritmo diário do seu local de destino. Isto significa que deverá fazer as suas refeições à hora local e não ir para a cama antes do pôr do sol.
  • Tente dormir o suficiente durante a sua primeira noite após a chegada.
  • Evite tanto quanto possível a  realização de atividades extenuantes nos primeiros dois dias após a chegada, de modo a permitir ao seu corpo a adaptação ao novo ritmo diário.
  • Evite a a ingestão de comprimidos para dormir e melatonina, já que estes irão confundir o seu organismo ainda mais.
  • Passe tanto tempo quanto o possível em espaços abertos - a luz natural irá contribuir para uma adaptação mais rápida do seu organismo ao novo meio.
  • Em viagens de curta duração, tente manter tanto quanto possível o ritmo diário normal do seu local de origem - isto irá contribuir para evitar o "duplo jet lag".
  • Se possível, permaneça em casa nos primeiros um ou dois dias após o regresso. Isto ajudará o seu organismo a habituar-se de novo ao ritmo normal do seu local de origem.
Voos para Ocidente
Antes da sua viagem
  • Alguns dias antes do início da viagem, tente adaptar-se parcialmente ao ciclo horário do seu destino. Poderá faze-lo deitando-se uma ou duas horas após a hora normal.
  • Planeje se possível a sua chegada para perto do meio-dia, de modo a poder ainda fazer uso da luz mais intensa do dia para iniciar a sua adaptação.
  • Faça o agendamento das reuniões ou compromissos no seu país de destino para a altura do dia em que se irá sentir mais desperto. Após um voo com direção a Ocidente, esta altura será durante a manhã.
Durante o voo
  • Tente permanecer acordado durante o voo.
  • Movimente-se e beba bastantes bebidas não-alcoólicas de modo a combater a necessidade natural de dormir.
  • Ingira alimentos ricos em proteínas (queijo, peixe, carne, ovos, lacticínios) - isto irá ajuda-lo a permanecer acordado durante mais tempo.
Após a chegada
  • Não ceda ao sentimento natural de cansaço. Deite-se apenas após o pôr do sol.
  • Fique sob a luz natural tanto tempo quanto possível. A luz retarda a produção da melatonina, a hormona responsável pela sensação de cansaço e que envia ao cérebro a informação com a necessidade de sono.
Voos para Oriente

Antes da sua viagem
  • Tente adaptar-se ao novo ciclo horário alguns dias antes da partida. Isto implica deitar-se cedo e acordar igualmente cedo.
  • Agende as atividades importantes para a altura do dia em que se irá sentir mais desperto. Após um voo com direção a Oriente, esta altura será ao fim da tarde.
Durante o voo
  • Tente dormir durante o voo.Tente treinar a sua concentração ou faça exercícios de relaxamento ao invés da ingestão de comprimidos para dormir.
  • Ingira alimentos ricos em hidratos de carbono (tais como fruta, batatas, massa, arroz, iogurte, sucos de fruta). Isto irá estimular a sua natural necessidade de dormir.
  • Chá de frutas é também um bom auxiliar para dormir
  • Evite a ingestão de bebidas alcoólicas como meio para atingir a “sensação de moleza”. Este tem um efeito a bordo superior ao que tem em terra, desidrata o corpo e produz um efeito retardante no processo de adaptação do organismo ao fuso horário de destino.

Fonte: lufthansa.com.br/imagem internet

    Nenhum comentário: