Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A mais Bem Aventurada...

Paixão Incalculável

Maria

... a virgem chamava-se Maria. (Lc 1.27)


Após 400 anos de espera, desde a última profecia sobre a sua chegada, aproximava-se o dia do abençoado evento: o Salvador estava a caminho!
Mas como ele chegaria? A resposta resume-se em uma só palavra Maria! Pouco se sabe a respeito dessa mulher, tão ricamente abençoada por Deus que trouxe seu Filho ao mundo. A Bíblia menciona que ela era uma virgem da cidade de Nazaré, da tribo de Judá, da linhagem real de Davi, comprometida a casar-se com José. A cultura da época em que Maria viveu nos fornece mais alguns detalhes sobre sua vida.
Pais: Embora os pais de Maria não sejam mencionados na Bíblia, podemos acreditar, com base em seu caráter e no conhecimento da Palavra de Deus, que ela foi criada num lar piedoso, de tradição judaica.
Instrução: Enquanto cresciam, as meninas eram treinadas para cuidar da casa e também das coisas do Senhor. As maravilhosas palavras de louvor proferidas por ela em seu cântico(vv.46-55) evidenciam que Maria conhecia muito bem as Escrituras e havia alguns trechos da Palavra de Deus em seu jovem coração. 
Noivado: Maria estava comprometida com José. Naquela época, o noivado era obrigatório e oficializado por meio de um documento escrito e assinado. O casamento só ocorria um ano depois.
Idade: Os rapazes israelitas, em sua maioria, casavam-se por volta dos 20 anos, e as mulheres, com menos idade. Os rabinos estabeleciam a idade mínima de 12 anos para as mulheres se casarem. Maria devia estar no início da adolescência.
Apesar de ser muito jovem e, aparentemente, pobre, Maria possuía algo de valor incalculável em seu interior: era uma mulher que amava a Deus de maneira profunda e sublime e que lhe obedecia em tudo. Portanto, não é de admirar que tenha sido escolhida por Deus para trazer seu Filho ao mundo.
Para Deus, o mais importante de tudo é o interior da pessoa. Quando Deus ilumina seu coração, o que Ele vê?

Nenhum comentário: