Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Pilates para Adolescentes


Foto: Clube do Pilates
Pilates é altamente recomendado aos adolescentes por estarem atravessando um período de crescimento rápido e intenso o que ocasiona desajustes posturais e desequilíbrios musculares que freqüentemente são acompanhados de dores musculares.
A postura envolve uma relação dinâmica na qual as partes do corpo, principalmente os músculos esqueléticos se adaptam em respostas a estímulos recebidos.
Muitas alterações posturais, em especial aquelas relacionadas com a coluna vertebral, têm sua origem no período de crescimento e desenvolvimento corporais, ou seja, na infância e na adolescência.
Durante essa fase, as pessoas estão sujeitas à situações de riscos para a coluna, principalmente aqueles relacionados a utilização de mochilas e a postura sentada (para assistir televisão e utilizar o computador, por exemplo).
A prática do Pilates neste período exerce um excelente papel preventivo, estruturando a postura, estabilizando as curvas fisiológicas da coluna, evitando escolioses e cifoses muito comuns nesta idade.
Além disso, na medida em que melhora o alongamento e a força muscular de forma geral, aumenta a consciência corporal e com isso auto-estima do jovem que pratica Pilates.
Tais ganhos deixam o adolescente mais preparado para enfrentar os desafios característicos desta etapa da vida com mais equilíbrio e menos dores.

Fonte: Revista Pilates

Veja Também:
Fisioterapia com Você: Pilates Emagrece?

Nenhum comentário: