Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O Segredo da Longevidade

    Viva bem com a idade que você tem

Okinawa é uma ilha japonesa localizada no mar do Leste da China, famosa por abrigar a maior proporção de pessoas com mais de 100 anos no mundo. Graças ao estilo de vida tradicional que valoriza a serenidade e  a espiritualidade, a prática diária de exercícios e uma alimentação pobre em gordura saturadas e rica em frutas, verduras, legumes, proteína da soja e peixe.



Em Okinawa, idosos consomem 25% dos níveis do sal e açúcar que costumam ser digeridos no restante do país. Também comem duas vezes mais peixe e três vezes mais vegetais que os demais nipônicos.
A ilha é o lugar do Japão onde se comem mais algas, ricas em minerais e fibras saudáveis, além de muito tofu e natô, ricos em soja. O prato nacional de Okinawa é o goyaa champuru, uma mistura cozida de carne de porco, tofu, ovos, grãos de soja e goyaa — um vegetal local amargo, rico em polifenol. Essa substância é um pigmento — encontrado também no vinho tinto – que retarda o envelhecimento das células. Outra vantagem de Okinawa é o modo como os idosos lidam com o estresse. Fortes laços sociais e o espírito comunitário garantem uma maneira positiva de viver o dia-a-dia.
Numa pequena aldeia de pescadores escontra-se o seguinte provérbio entalhado em uma pedra: " Aos 70, você ainda é uma criança; aos 80, um jovem. Se aos 90 alguém vier do céu para buscá-lo, diga-lhe: Só volte quando eu tiver 100!".



Será esse o segredo da longevidade? O estilo de vida é tudo!

Veja também:

Fisioterapia com Você: O Dr. Cócoras

Nenhum comentário: