Pesquisar este blog

domingo, 31 de julho de 2011

O Tendão de Aquiles*


O tendão  é um tecido fibroso, inelástico, composto por sua maior parte de colágeno e com pouca  vascularização. O tendão de Aquiles* é o mais resistente do corpo humano, e o mais suscetível à lesões, cruza duas articulações: o joelho e o tornozelo.

Você sabe qual é  a origem do nome tendão de Aquiles*?

Conta a lenda que o herói Aquiles,  um dos participantes da Guerra de Tróia e o personagem principal e maior guerreiro da Ilíada de Homero, tinha um único ponto vulnerável em seu corpo. 
Lendas posteriores afirmavam que Aquiles era invulnerável em todo o seu corpo, exceto em seu calcanhar; ainda segundo versões de seu mito, sua morte teria sido causada por uma flecha envenenada que o teria atingido exatamente nesta parte de seu corpo.
De acordo com essas lendas, quando Aquiles nasceu a rainha Tétis teria tentado fazê-lo imortal, mergulhando-o no rio Estige; deixou-o, no entanto, vulnerável na parte do corpo pelo qual ela o segurava, seu calcanhar.


Tétis mergulhando Aquiles no rio Estige
  

A expressão "calcanhar de Aquiles", que indica a principal fraqueza de alguém, teria aí a sua origem.



O tendão de Aquiles* ou tendão do calcâneo

Por ser um grande e calibroso tendão que se localiza atrás do tornozelo, ligando os músculos da panturrilha  ao osso do calcanhar,  fornece força na fase de impulso da passada (ciclo da marcha), pois sua função é levar a ponta do pé para baixo, ou seja, nos ajuda ficar na ponta do pé ou saltar.

Durante a corrida ou atividades que incluem saltos, o tendão de Aquiles* sofre forças de tensão repetidas por contração e estiramento dos músculos da panturrilha e isso pode facilitar o aparecimento de lesões.



Uma lesão no tendão de Aquiles* pode causar desde um processo degenerativo ou inflamatório até uma ruptura que pode ser parcial ou total. Uma inflamação no tecido que envolve o tendão é chamada de paratendinite. Já a inflamação ou degeneração sofrida pelo próprio tendão é conhecida popularmente como tendinite de Aquiles (atualmente conhecida por tendinose de Aquiles).

Tendinose é o termo mais adequado para descrever o processo degenerativo que ocorre no tendão, pois estudos comprovaram que, numa lesão, o processo inflamatório é ausente ou insignificante, predominando a degeneração. A inflamação, se ocorrer, é mínima e nos primeiros dias de lesão apenas. Por este motivo, o termo "tendinite" está sendo substituído por "tendinose". Esta pode ser considerada aguda ou crônica, de acordo com o tempo de permanência dos sintomas. Já a ruptura pode ser total ou parcial, que é quando parte das fibras são lesadas.

Causas da lesão do tendão de Aquiles*:

- Sobrecarga ou excessos no treino. Uma tensão exagerada ou tensões repetitivas em demasia aumentam o risco de lesões no tendão.
- Trauma causado pela contração repentina e/ou excessiva dos músculos da panturrilha.
- Falta de flexibilidade da musculatura da panturrilha.
- Uso de calçados inadequados.
- Alterações posturais.
- Corridas em aclives, corridas com saltos ou subidas em escadas.
- Tipo de pisada.
- Aumento súbito na velocidade ou distância percorrida.
- Tempo de descanso insuficiente.

Fisioterapia com Você: No aparecimento de sintomas como dor, ardência, formigamento, edema, dificuldade para caminhar ou subir escadas, em decorrência de quedas, traumas ou torções dos tornozelos, procure o mais breve possível um profissional qualificado. Mediante avaliação será indicado o tratamento mais adequado para cada caso, incluindo a Fisioterapia.

É bom lembrar:

A PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO

 *Inicialmente era utilizado a nomenclatura tendão do calcâneo, o termo tendão de Aquiles passou a ser utilizado no final do século XVII e está sendo substituído novamente por "tendão do calcâneo".



Fonte: ContraRelógio, Segredos em Medicina Física e de Reabilitação/Imagem Internet

Veja também:
Fisioterapia com Você: Os Perigos do Salto Alto

Fisioterapia com Você: Lesões do Esporte - parte 1

Nenhum comentário: